Gestão educacional em instituições confessionais no contexto brasileiro: singularidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Júnior, José Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24677
Resumo: A educação brasileira foi historicamente firmada com base em uma cosmovisão cristã, introduzida por segmentos católicos e protestantes. No âmbito legal, a escola confessional foi amparada pela Constituição Federativa do Brasil de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 20, garantindo o direito às instituições de ensino não público a ministrarem o ensino em todas as áreas com bases em uma orientação religiosa, ou cosmovisão, específica. Nesse contexto, este estudo tem por objeto analisar a identidade confessional e como perceber as influências da confessionalidade na gestão de duas instituições de ensino superior no Estado de São Paulo, sendo uma protestante reformada e a outra católica, examinando suas contradições e desafios no complexo posicionamento de gestão no cenário da educação superior do Brasil. As abordagens, seus conceitos e suas bases são desenvolvidos mediante os fundamentos, construções e aplicações do tipo ideal de Max Weber, configurando-se como um recurso metodológico, para a análise da realidade, partindo de dados empíricos, no pressuposto de que há possibilidade de entender uma realidade mediante as relações que são estabelecidas. Nesse sentido, apresenta um panorama de como as instituições confessionais tem procurado vivenciar a sua confessionalidade em relação aos aspectos acadêmicos, voltando o olhar às alternativas de taxonomias ou da classificação resultante. Apostar na qualidade e no poder dessa influência aponta para a diretriz de que as instituições confessionais que pretendem rever ou reafirmar suas identidades e propósitos na sociedade contemporânea. Ademais, essas organizações precisam repensar as epistemologias, as posturas, os conteúdos e os resultados das ações resultantes dessa reflexão em sua gestão administrativa e excelência acadêmica.
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Nesse contexto, este estudo tem por objeto analisar a identidade confessional e como perceber as influências da confessionalidade na gestão de duas instituições de ensino superior no Estado de São Paulo, sendo uma protestante reformada e a outra católica, examinando suas contradições e desafios no complexo posicionamento de gestão no cenário da educação superior do Brasil. As abordagens, seus conceitos e suas bases são desenvolvidos mediante os fundamentos, construções e aplicações do tipo ideal de Max Weber, configurando-se como um recurso metodológico, para a análise da realidade, partindo de dados empíricos, no pressuposto de que há possibilidade de entender uma realidade mediante as relações que são estabelecidas. Nesse sentido, apresenta um panorama de como as instituições confessionais tem procurado vivenciar a sua confessionalidade em relação aos aspectos acadêmicos, voltando o olhar às alternativas de taxonomias ou da classificação resultante. Apostar na qualidade e no poder dessa influência aponta para a diretriz de que as instituições confessionais que pretendem rever ou reafirmar suas identidades e propósitos na sociedade contemporânea. Ademais, essas organizações precisam repensar as epistemologias, as posturas, os conteúdos e os resultados das ações resultantes dessa reflexão em sua gestão administrativa e excelência acadêmica.Brazilian education was historically based on a Christian worldview, introduced by Catholic and Protestant segments. According to the Law the confessional school is under protection since the 1988's Federal Constitution and by the Law of Guidelines and Basis for National Education (LDB, article 20), which, by its tum, provide legal grounds for private or non­ public schools to carry on their teaching program in ali areas, following its religious orientation. In this context, this study aims to analyze the confessional identity and how to measure the influence of confessionality in the management of tow intuitions of under graduation degree: A Protestant Reformed one and a Catholic one, examining their contradictions and challenges in the Brazilian complex management scenario on this field. The approaches, its concepts and basis were developed through the Max Weber's foundations, constructs and applications of ideal type, becoming a methodological resource of the analysis of reality, taking as a start point empirical data, assuming that it is possible to understand the reality through such established relations. In order to consider the quality and power of this influence, guide us to the understanding that indicate the confessional (faith-based) institutions should review or reaffirm their identities and goals in the contemporary society. In addition, they need to rethink their epistemology, attitude, teaching content and how the actions will result and reflect in their management and academic excellence.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfFERNANDES JÚNIOR, José Paulo. Gestão educacional em instituições confessionais no contexto brasileiro: singularidades e desafios. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24677confessionalitycollege educationmanagementtaxonomyporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessconfessionalidadeeducação superiorgestãotaxonomiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão educacional em instituições confessionais no contexto brasileiro: singularidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Pereira, João Baptista Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7998288335836364Luz, Monica Abud Perez de Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/5938702132522434BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALJosé Paulo Fernandes Júnior.pdfJosé Paulo Fernandes Júnior.pdfapplication/pdf10595167https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ff7239de-e54f-410b-a7db-b5a8d19f9d4b/download18a2b8d7ac6cb2c2177d9dce744f5473MD51TEXTJosé Paulo Fernandes Júnior.pdf.txtJosé Paulo Fernandes Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain192https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84ee55d5-ad6f-4375-b4bc-67f02bcfde82/downloadddc7f5d4e2685a3edd66b23a6bb2dcc0MD52THUMBNAILJosé Paulo Fernandes Júnior.pdf.jpgJosé Paulo Fernandes Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83c556c1-b7e9-474b-ac17-230c1dbd0446/download411a4b1364bb6ffc98b4f100ab65f90fMD5310899/246772022-03-14 15:50:06.56http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24677https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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