O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Patrícia Margarida Farias
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25439
Resumo: O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens.
id UPM_7b623382a60082446ed0575989bb256e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25439
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4742321400577426Coelho, Patrícia Margarida FariasBarros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/10876256576948822016-04-18T21:48:47Z2020-05-28T18:13:28Z2007-08-142020-05-28T18:13:28Z2006-02-01O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens.The objective of this work was to examine the construction of the image of the citizen (woman) in the announcements of lingerie of the Duloren mark (of 1997, 2000 and 2005) and which the used strategies in these announcements to persuade the readers to buy and to use the products of the Duloren mark. Three published announcements of lingerie of the Duloren in the New magazine had been analyzed, propagated in Brazil, in the theoretical perspective of the discursiva semiotics of French line. The results of the research had shown that all the analyzed levels, the announcements construct estereotipadas images of woman and had dealt with the subject to be able to have the forbidden and impossible pleasure (different forms of pleasure and prohibition). The announcements had emphasized only one trace of the feminism, that is the fight of the woman for the sexual freedom (active woman). One perceives that the constructed image of the woman in the announcements reproduces the values of the Brazilian middle class (classroom C). The research also points which had been to used the linguistic and discursivas strategies in the construction of these images.application/pdfCOELHO, Patrícia Margarida Farias. O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico. 2006. 2 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25439porUniversidade Presbiteriana MackenziediscursomulhersemióticapublicidadeimagemspeechwomansemioticsadvertisingimageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10452/Patricia%20Margarida%20Coelho1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10454/Patricia%20Margarida%20Coelho2.pdf.jpgO discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semióticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721Hernandes, Niltonhttp://lattes.cnpq.br/2273777296364151BRLetrasUPMLetrasORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/29744e45-f30e-4320-86a1-92c8c2eba5d3/download104f0c4e6fc24521a99a5e1268fda432MD5-110899/254392022-03-14 10:08:20.909oai:dspace.mackenzie.br:10899/25439https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:08:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
title O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
spellingShingle O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
Coelho, Patrícia Margarida Farias
discurso
mulher
semiótica
publicidade
imagem
speech
woman
semiotics
advertising
image
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
title_full O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
title_fullStr O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
title_full_unstemmed O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
title_sort O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
author Coelho, Patrícia Margarida Farias
author_facet Coelho, Patrícia Margarida Farias
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4742321400577426
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Patrícia Margarida Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1087625657694882
contributor_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
mulher
semiótica
publicidade
imagem
topic discurso
mulher
semiótica
publicidade
imagem
speech
woman
semiotics
advertising
image
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv speech
woman
semiotics
advertising
image
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-01
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-14
2020-05-28T18:13:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:48:47Z
2020-05-28T18:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Patrícia Margarida Farias. O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico. 2006. 2 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25439
identifier_str_mv COELHO, Patrícia Margarida Farias. O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico. 2006. 2 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/29744e45-f30e-4320-86a1-92c8c2eba5d3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 104f0c4e6fc24521a99a5e1268fda432
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820027966586880