Linguagem - intensidade - performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713 |
Resumo: | Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967 |
id |
UPM_822a4095611fd82d8cbaef0b44f40f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24713 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Mori-leite, ThiagoRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/94512011175114312016-03-15T19:42:06Z2020-05-28T18:10:42Z2011-12-122020-05-28T18:10:42Z2011-06-21Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967This paper presents an investigation regarding how the artistic languages of music and painting can share and exchange aesthetic elements related to the organization (or even, sometimes, the disruption) of language structures, executed by the artists during their creating process. Right after the Second World War, New York City was made home by artists who expressed themselves in different ways, a fact that made possible the emergency of many artistic movements, including two artistic vanguard that stood by improvisation and spontaneity in the creative process: John Coltrane‟s Free Jazz and Jackson Pollock‟s Action Painting. Both artistic movements have always been intertwined and supportive to each other. Although their languages belong to different arrays, its elements are transfigured among the two territories. Proposing an analysis in semiotic and aesthetic terms, this paper attempts to relate the main artistic elements in the performances of a jazz musician and an abstract expressionist painter: the intensity with which their works are produced throughout their improvisations. The documents, the main biographical references, including recordings of artists‟ performances - videos, discographies and pictures - used during the research are from the period between 1947 and 1967Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfMORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713porUniversidade Presbiteriana MackenzieperformanceintensidadeJohn ColtraneJackson PollockperformanceintensityJohn ColtraneJackson PollockCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4029/Thiago%20Mori%20Leite.pdf.jpgLinguagem - intensidade - performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMello, Regina Lara Silveirahttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829Held, Maria Sílvia Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALThiago Mori Leite.pdfThiago Mori Leite.pdfapplication/pdf2813770https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d700bb8-df7a-4038-8cb0-ff39508f2b7a/download5085848fd377a0f52cfe86c71f01a7b1MD51TEXTThiago Mori Leite.pdf.txtThiago Mori Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain289940https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12604e3b-18f7-4f34-a086-155d4cebc7be/downloade2e40c0224441ffd88b0608e7d7d59aeMD52THUMBNAILThiago Mori Leite.pdf.jpgThiago Mori Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e4f01a3-173d-4c1e-8526-6f347c8b63a4/downloadbf7a067865238c1918db44855ed70363MD5310899/247132022-03-14 17:16:22.89oai:dspace.mackenzie.br:10899/24713https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Linguagem - intensidade - performance |
title |
Linguagem - intensidade - performance |
spellingShingle |
Linguagem - intensidade - performance Mori-leite, Thiago performance intensidade John Coltrane Jackson Pollock performance intensity John Coltrane Jackson Pollock CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Linguagem - intensidade - performance |
title_full |
Linguagem - intensidade - performance |
title_fullStr |
Linguagem - intensidade - performance |
title_full_unstemmed |
Linguagem - intensidade - performance |
title_sort |
Linguagem - intensidade - performance |
author |
Mori-leite, Thiago |
author_facet |
Mori-leite, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mori-leite, Thiago |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9451201117511431 |
contributor_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performance intensidade John Coltrane Jackson Pollock |
topic |
performance intensidade John Coltrane Jackson Pollock performance intensity John Coltrane Jackson Pollock CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
performance intensity John Coltrane Jackson Pollock |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967 |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-12 2020-05-28T18:10:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:06Z 2020-05-28T18:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713 |
identifier_str_mv |
MORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d700bb8-df7a-4038-8cb0-ff39508f2b7a/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12604e3b-18f7-4f34-a086-155d4cebc7be/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e4f01a3-173d-4c1e-8526-6f347c8b63a4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5085848fd377a0f52cfe86c71f01a7b1 e2e40c0224441ffd88b0608e7d7d59ae bf7a067865238c1918db44855ed70363 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819969866039296 |