Linguagem - intensidade - performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori-leite, Thiago
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713
Resumo: Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967
id UPM_822a4095611fd82d8cbaef0b44f40f1e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24713
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Mori-leite, ThiagoRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/94512011175114312016-03-15T19:42:06Z2020-05-28T18:10:42Z2011-12-122020-05-28T18:10:42Z2011-06-21Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967This paper presents an investigation regarding how the artistic languages of music and painting can share and exchange aesthetic elements related to the organization (or even, sometimes, the disruption) of language structures, executed by the artists during their creating process. Right after the Second World War, New York City was made home by artists who expressed themselves in different ways, a fact that made possible the emergency of many artistic movements, including two artistic vanguard that stood by improvisation and spontaneity in the creative process: John Coltrane‟s Free Jazz and Jackson Pollock‟s Action Painting. Both artistic movements have always been intertwined and supportive to each other. Although their languages belong to different arrays, its elements are transfigured among the two territories. Proposing an analysis in semiotic and aesthetic terms, this paper attempts to relate the main artistic elements in the performances of a jazz musician and an abstract expressionist painter: the intensity with which their works are produced throughout their improvisations. The documents, the main biographical references, including recordings of artists‟ performances - videos, discographies and pictures - used during the research are from the period between 1947 and 1967Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfMORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713porUniversidade Presbiteriana MackenzieperformanceintensidadeJohn ColtraneJackson PollockperformanceintensityJohn ColtraneJackson PollockCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4029/Thiago%20Mori%20Leite.pdf.jpgLinguagem - intensidade - performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMello, Regina Lara Silveirahttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829Held, Maria Sílvia Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALThiago Mori Leite.pdfThiago Mori Leite.pdfapplication/pdf2813770https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d700bb8-df7a-4038-8cb0-ff39508f2b7a/download5085848fd377a0f52cfe86c71f01a7b1MD51TEXTThiago Mori Leite.pdf.txtThiago Mori Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain289940https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12604e3b-18f7-4f34-a086-155d4cebc7be/downloade2e40c0224441ffd88b0608e7d7d59aeMD52THUMBNAILThiago Mori Leite.pdf.jpgThiago Mori Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e4f01a3-173d-4c1e-8526-6f347c8b63a4/downloadbf7a067865238c1918db44855ed70363MD5310899/247132022-03-14 17:16:22.89oai:dspace.mackenzie.br:10899/24713https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Linguagem - intensidade - performance
title Linguagem - intensidade - performance
spellingShingle Linguagem - intensidade - performance
Mori-leite, Thiago
performance
intensidade
John Coltrane
Jackson Pollock
performance
intensity
John Coltrane
Jackson Pollock
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Linguagem - intensidade - performance
title_full Linguagem - intensidade - performance
title_fullStr Linguagem - intensidade - performance
title_full_unstemmed Linguagem - intensidade - performance
title_sort Linguagem - intensidade - performance
author Mori-leite, Thiago
author_facet Mori-leite, Thiago
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori-leite, Thiago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9451201117511431
contributor_str_mv Rizolli, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv performance
intensidade
John Coltrane
Jackson Pollock
topic performance
intensidade
John Coltrane
Jackson Pollock
performance
intensity
John Coltrane
Jackson Pollock
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv performance
intensity
John Coltrane
Jackson Pollock
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras. Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock. Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas. Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos. Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-12
2020-05-28T18:10:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:06Z
2020-05-28T18:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713
identifier_str_mv MORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d700bb8-df7a-4038-8cb0-ff39508f2b7a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12604e3b-18f7-4f34-a086-155d4cebc7be/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e4f01a3-173d-4c1e-8526-6f347c8b63a4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5085848fd377a0f52cfe86c71f01a7b1
e2e40c0224441ffd88b0608e7d7d59ae
bf7a067865238c1918db44855ed70363
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819969866039296