O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Alessandra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796
Resumo: O artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art.
id RCAP_fdef1ab3d313a0949c2baecb6e9c5ebb
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinemaJackson Pollock’s Ghost: The painter’s strange movements through the lenses of cinemaJackson PollockWalter Benjaminart historypostmodernismmass culturepaintingdocumentaryJackson PollockWalter Benjaminhistória da artepós-modernismocultura de massapinturadocumentárioO artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art.This article analyzes Jackson Pollock 51, Hans Namuth’s experimental film about Pollock’s process during his dripping phase. It stresses the tension between the attempt to capture the artist’s movements around the canvas and the opacities introduced by the camera. Instead of showing more, the camera paradoxically denaturalizes the gaze. As a counterpoint, the article addresses the case of Matisse, who discusses the “strange movement” of his hand in François Campaux’s film (1946), and Picasso's performance in Georges Clouzot’s The Picasso Mystery (1956). The aim is to explore the mediations of moving images in painting, in the transition between modernism and the practices of the 1960s, when artists tested the power of their gesture and their doubles through video art, body art and performance.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 4-29Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 4-292183-175010.14591/aniki.v9n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796/473Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBergamaschi, Alessandra2024-01-26T02:03:26Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:22.582046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
Jackson Pollock’s Ghost: The painter’s strange movements through the lenses of cinema
title O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
spellingShingle O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
Bergamaschi, Alessandra
Jackson Pollock
Walter Benjamin
art history
postmodernism
mass culture
painting
documentary
Jackson Pollock
Walter Benjamin
história da arte
pós-modernismo
cultura de massa
pintura
documentário
title_short O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
title_full O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
title_fullStr O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
title_full_unstemmed O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
title_sort O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
author Bergamaschi, Alessandra
author_facet Bergamaschi, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Jackson Pollock
Walter Benjamin
art history
postmodernism
mass culture
painting
documentary
Jackson Pollock
Walter Benjamin
história da arte
pós-modernismo
cultura de massa
pintura
documentário
topic Jackson Pollock
Walter Benjamin
art history
postmodernism
mass culture
painting
documentary
Jackson Pollock
Walter Benjamin
história da arte
pós-modernismo
cultura de massa
pintura
documentário
description O artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796
url https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796/473
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 4-29
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 4-29
2183-1750
10.14591/aniki.v9n1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137060463837184