A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664 |
Resumo: | The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture. |
id |
UPM_8384026cdfb91141b8cab2644ac76213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24664 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7167254305943668Santos, Rodrigo Barboza dosMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/07495015193857842019-06-27T15:27:05Z2020-05-28T18:09:58Z2020-05-28T18:09:58Z2019-04-26The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.A presente pesquisa tem como finalidade investigar o modo como elementos artísticos podem aparecer nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio na rede paulista de ensino. Uma das principais premissas desta tese diz respeito ao fato da arte não representar uma verdade absoluta, ainda que traga consigo aspectos da realidade. Ela é uma interpretação pessoal e viva que pode engendrar problematizações criativas e que podem potencializar as experiências, inclusive as filosóficas. Ela não é ilustração: ela é potência de experiência, criação e reflexão. Para tanto, compreende-se no professor de Filosofia uma importância vital, pois suas aulas podem ser uma oficina de criação de conceitos (e não de apreensão de conceitos), o que implica em experiências do pensamento e, portanto, experiências estéticas. A partir das análises em relação aos documentos oficiais relativos à Filosofia enquanto disciplina escolar, da pesquisa realizada com seus professores e de outros referenciais teóricos, são indicados desafios à formação de professores de Filosofia para o Ensino Médio no sentido de que as aulas de Filosofia se tornem oficinas de produção conceitual, local privilegiado para que aconteçam experiências do pensar filosófico impulsionadas também pela arte e a cultura na contemporaneidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664teaching philosophyartistic imagesteacher trainingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino de filosofiaimagens artísticasformação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19155/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdf.jpgA leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHardagh, Claudia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729Bueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Lorieri, Marcos Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2474684049522416Lima, Fransmar Barreira Costahttp://lattes.cnpq.br/7186073312327002BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALRodrigo Barboza dos Santos.pdfRodrigo Barboza dos Santos.pdfapplication/pdf1845657https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fd808361-5b65-49f9-98cf-f14406e5bc39/download4a0a242597b60d0312f41ec9a09cba8eMD51TEXTRodrigo Barboza dos Santos.pdf.txtRodrigo Barboza dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain417223https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37e1ad92-d21a-4d94-905b-7ed5e9ef1d3f/download702286432de36017c06b0a78d97a78f7MD52THUMBNAILRodrigo Barboza dos Santos.pdf.jpgRodrigo Barboza dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/67e2abc9-4016-4080-96f7-ff7b94bf9dae/downloadfdaec7381af201f3fae1a03df6572f8dMD5310899/246642022-03-14 15:48:03.271http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24664https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
title |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
spellingShingle |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente Santos, Rodrigo Barboza dos ensino de filosofia imagens artísticas formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
title_full |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
title_fullStr |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
title_full_unstemmed |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
title_sort |
A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente |
author |
Santos, Rodrigo Barboza dos |
author_facet |
Santos, Rodrigo Barboza dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7167254305943668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Barboza dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0749501519385784 |
contributor_str_mv |
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de filosofia imagens artísticas formação de professores |
topic |
ensino de filosofia imagens artísticas formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-27T15:27:05Z 2020-05-28T18:09:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:09:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fd808361-5b65-49f9-98cf-f14406e5bc39/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37e1ad92-d21a-4d94-905b-7ed5e9ef1d3f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/67e2abc9-4016-4080-96f7-ff7b94bf9dae/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a0a242597b60d0312f41ec9a09cba8e 702286432de36017c06b0a78d97a78f7 fdaec7381af201f3fae1a03df6572f8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820020871921664 |