A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Barboza dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664
Resumo: The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.
id UPM_8384026cdfb91141b8cab2644ac76213
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24664
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2019-06-27T15:27:05Z2020-05-28T18:09:58Z2020-05-28T18:09:58Z2019-04-26SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.A presente pesquisa tem como finalidade investigar o modo como elementos artísticos podem aparecer nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio na rede paulista de ensino. Uma das principais premissas desta tese diz respeito ao fato da arte não representar uma verdade absoluta, ainda que traga consigo aspectos da realidade. Ela é uma interpretação pessoal e viva que pode engendrar problematizações criativas e que podem potencializar as experiências, inclusive as filosóficas. Ela não é ilustração: ela é potência de experiência, criação e reflexão. Para tanto, compreende-se no professor de Filosofia uma importância vital, pois suas aulas podem ser uma oficina de criação de conceitos (e não de apreensão de conceitos), o que implica em experiências do pensamento e, portanto, experiências estéticas. A partir das análises em relação aos documentos oficiais relativos à Filosofia enquanto disciplina escolar, da pesquisa realizada com seus professores e de outros referenciais teóricos, são indicados desafios à formação de professores de Filosofia para o Ensino Médio no sentido de que as aulas de Filosofia se tornem oficinas de produção conceitual, local privilegiado para que aconteçam experiências do pensar filosófico impulsionadas também pela arte e a cultura na contemporaneidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino de filosofiaimagens artísticasformação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Hardagh, Claudia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729Bueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Lorieri, Marcos Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2474684049522416Lima, Fransmar Barreira Costahttp://lattes.cnpq.br/7186073312327002http://lattes.cnpq.br/0749501519385784Santos, Rodrigo Barboza doshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19155/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3949/5/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdfteaching philosophyartistic imagesteacher trainingreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246642020-05-28 15:09:58.829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
title A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
spellingShingle A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
Santos, Rodrigo Barboza dos
ensino de filosofia
imagens artísticas
formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
title_full A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
title_fullStr A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
title_full_unstemmed A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
title_sort A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
author Santos, Rodrigo Barboza dos
author_facet Santos, Rodrigo Barboza dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hardagh, Claudia Coelho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4855101093806729
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5593879626315474
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2474684049522416
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lima, Fransmar Barreira Costa
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7186073312327002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0749501519385784
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Barboza dos
contributor_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Hardagh, Claudia Coelho
Bueno, Marcelo Martins
Lorieri, Marcos Antonio
Lima, Fransmar Barreira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de filosofia
imagens artísticas
formação de professores
topic ensino de filosofia
imagens artísticas
formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-27T15:27:05Z
2020-05-28T18:09:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664
identifier_str_mv SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177233030512640