Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Ivan de Azevedo Antunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25518
Resumo: O presente estudo pretende analisar o discurso de catorze materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa e literatura na rede estadual de São Paulo. Os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) e os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) são conhecidos como Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) e são direcionados para os respectivos ciclos em dois volumes anuais. Os Cadernos são referência para o ensino de língua materna e literatura na Educação Básica do Estado de São Paulo, pois foram produzidos por profissionais da Equipe Curricular de Língua Portuguesa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) em consonância com as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os até então vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais, além de terem sido implementados pelo Programa São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em primeiro momento, foram analisadas as Apresentações dos Cadernos na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa, que propõe análise do percurso de geração da significação em três níveis do plano do conteúdo dos textos: nível fundamental (mais abstrato, geral), nível narrativo e nível discursivo (mais complexo e específico). Em segundo momento, foram analisadas as Situações de Aprendizagem (capítulos dos materiais), com intuito de identificar como ocorre o estudo de literatura nos Cadernos e, a partir daí, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende que seja o ensino de língua portuguesa e de literatura na rede pública de São Paulo. Desse modo, foi necessário levar em consideração que os Cadernos são instrumentos importantes para a Educação pública paulista além de serem ferramenta política e ideológica, sendo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a controladora desse produto.
id UPM_8cfcf38e6e93485110c2f4382f1afc02
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25518
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4742321400577426Corrêa, Ivan de Azevedo AntunesBarros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/03507579822843942018-04-26T10:10:53Z2020-05-28T18:13:41Z2020-05-28T18:13:41Z2018-02-07O presente estudo pretende analisar o discurso de catorze materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa e literatura na rede estadual de São Paulo. Os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) e os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) são conhecidos como Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) e são direcionados para os respectivos ciclos em dois volumes anuais. Os Cadernos são referência para o ensino de língua materna e literatura na Educação Básica do Estado de São Paulo, pois foram produzidos por profissionais da Equipe Curricular de Língua Portuguesa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) em consonância com as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os até então vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais, além de terem sido implementados pelo Programa São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em primeiro momento, foram analisadas as Apresentações dos Cadernos na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa, que propõe análise do percurso de geração da significação em três níveis do plano do conteúdo dos textos: nível fundamental (mais abstrato, geral), nível narrativo e nível discursivo (mais complexo e específico). Em segundo momento, foram analisadas as Situações de Aprendizagem (capítulos dos materiais), com intuito de identificar como ocorre o estudo de literatura nos Cadernos e, a partir daí, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende que seja o ensino de língua portuguesa e de literatura na rede pública de São Paulo. Desse modo, foi necessário levar em consideração que os Cadernos são instrumentos importantes para a Educação pública paulista além de serem ferramenta política e ideológica, sendo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a controladora desse produto.The present study intends to analyze the discourse of fourteen didactic materials used for the teaching of Portuguese Language and Literature in the state of São Paulo. The Cadernos developed for Elementary School II (6th to 9th grade) are called Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) and the Cadernos developed for High School (1st to 3rd grade) are called Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) and are directed to the respective cycles in two annual volumes. The Cadernos are a reference for the teaching of mother tongue and literature in the Basic Education of the State of São Paulo. The Cadernos were produced by professionals of the Coordenadoria Geral da Educação Básica (CGEB) in accordance with the guidelines of the Currículo Oficial do Estado de São Paulo and with the existing Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), in addition to being implemented by the São Paulo Faz Escola program of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. At first, the Presentations of the Cadernos will be analyzed in the theoretical and methodological perspective of the discursive semiotics, which proposes an analysis of the course of generation of signification in three levels of the content plane of texts: fundamental level (more abstract, general), narrative level and discursive level (more complex and specific). Secondly, we will analyze the Situações de Aprendizagem (chapters of materials), in order to identify how the study of literature in the Cadernos occurs to try to identify how the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo intends to be Portuguese Language Teaching and of Literature in the schools of São Paulo. Thus, it was necessary to take into account that the Cadernos are considered important instruments for Public education in São Paulo besides being a political and ideological tool, and the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo is the controller of this product.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfCORRÊA, Ivan de Azevedo Antunes. Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista. 2018. 297 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25518discourse analysissemioticscoursewarecaderno do alunobasic state education of São Pauloliterature teachingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessanálise do discursosemióticamaterial didáticocaderno do alunoeducação básica estadual paulistaensino de literaturaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16359/Ivan%20de%20Azevedo%20Antunes%20Correa.pdf.jpgCadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241Cortina, Arnaldohttp://lattes.cnpq.br/3620363368809340BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALIvan de Azevedo Antunes Correa.pdfIvan de Azevedo Antunes Correa.pdfapplication/pdf28117245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e556cfe7-b2ce-4c62-96ab-9fd3624ae207/downloade52bb2569f3216fa2e090a39d3f5da3aMD51TEXTIvan de Azevedo Antunes Correa.pdf.txtIvan de Azevedo Antunes Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain561420https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7fae7ef-629c-41fa-88bf-225d549b5d5f/download8c9bda984123fde51134fe59762d95a1MD52THUMBNAILIvan de Azevedo Antunes Correa.pdf.jpgIvan de Azevedo Antunes Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e2866b5-24b8-4ea7-89e7-2da91354adc6/download5be384caf7103ce30e0985188ab141efMD5310899/255182022-03-14 18:11:11.241http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25518https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:11:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
title Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
spellingShingle Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
Corrêa, Ivan de Azevedo Antunes
análise do discurso
semiótica
material didático
caderno do aluno
educação básica estadual paulista
ensino de literatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
title_full Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
title_fullStr Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
title_full_unstemmed Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
title_sort Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista
author Corrêa, Ivan de Azevedo Antunes
author_facet Corrêa, Ivan de Azevedo Antunes
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4742321400577426
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Ivan de Azevedo Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0350757982284394
contributor_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
semiótica
material didático
caderno do aluno
educação básica estadual paulista
ensino de literatura
topic análise do discurso
semiótica
material didático
caderno do aluno
educação básica estadual paulista
ensino de literatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente estudo pretende analisar o discurso de catorze materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa e literatura na rede estadual de São Paulo. Os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) e os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) são conhecidos como Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) e são direcionados para os respectivos ciclos em dois volumes anuais. Os Cadernos são referência para o ensino de língua materna e literatura na Educação Básica do Estado de São Paulo, pois foram produzidos por profissionais da Equipe Curricular de Língua Portuguesa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) em consonância com as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os até então vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais, além de terem sido implementados pelo Programa São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em primeiro momento, foram analisadas as Apresentações dos Cadernos na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa, que propõe análise do percurso de geração da significação em três níveis do plano do conteúdo dos textos: nível fundamental (mais abstrato, geral), nível narrativo e nível discursivo (mais complexo e específico). Em segundo momento, foram analisadas as Situações de Aprendizagem (capítulos dos materiais), com intuito de identificar como ocorre o estudo de literatura nos Cadernos e, a partir daí, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende que seja o ensino de língua portuguesa e de literatura na rede pública de São Paulo. Desse modo, foi necessário levar em consideração que os Cadernos são instrumentos importantes para a Educação pública paulista além de serem ferramenta política e ideológica, sendo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a controladora desse produto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T10:10:53Z
2020-05-28T18:13:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-07
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORRÊA, Ivan de Azevedo Antunes. Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista. 2018. 297 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25518
identifier_str_mv CORRÊA, Ivan de Azevedo Antunes. Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista. 2018. 297 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e556cfe7-b2ce-4c62-96ab-9fd3624ae207/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7fae7ef-629c-41fa-88bf-225d549b5d5f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e2866b5-24b8-4ea7-89e7-2da91354adc6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e52bb2569f3216fa2e090a39d3f5da3a
8c9bda984123fde51134fe59762d95a1
5be384caf7103ce30e0985188ab141ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819966855577600