Preservação das funções executivas em ratos expostos ao Status Epilepticus neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Geraldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24554
Resumo: O Status Epilepticus (SE) é u ama ocorrência transitória de sinais e ou sintomas devido a atividade neuronal excessiva ou sincronia anormal no cérebro. O termo transitório é usado como demarcador de tempo, para início e fim da crise. A crise neonatal constitui-se a mais frequente manifestação de disfunção neurológica no recém-nascido, com maior incidência no primeiro ano de vida, e apresenta risco de morte, lesão neuronal, morte neuronal, alterações de redes neuronais ou prejuízos neurológicos e cognitivos de longo prazo dependendo do tipo de duração da crise. Entretanto, cerca de 40%-50% das crianças afetadas se desenvolvem normalmente. Estudos em modelos animais demonstram que as convulsões neonatais em roedores produzem efeitos adversos neurológicos de longo prazo, tais como: déficits na aprendizagem, memória visuo-espacial, prejuízo na flexibilidade cognitiva, comportamento autista, caracterizado pela baixa preferência pela novidade social, déficit de discriminação social e comportamento tipo ansioso. Com base no conjunto de alterações desencadeadas pelas crises neonatais em roedores, o modelo pode ser útil para a investigação da relação entre as convulsões no início do desenvolvimento e as funções executivas. Assim, este projeto pretende avaliar comportamentos relacionados às funções executivas de animais que foram expostos ao SE neonatal. Ratos Wistar machos ao nono dia de vida (P9) foram submetidos ao SE pela administração da policarpina (350 mg/kg, ip) e os controles receberam salina 0,9% (0,1 mL/10 g). Em P60 os animais foram avaliados pelos seguintes paradigmas: a caixa de condicionamento operante e o labirinto em T. A amostra foi composta por 25 animais, 11 controles e 14 experimentais. Estes testes avaliam: aprendizagem associativa visuo-espacial, consolidação da memória, memória de trabalho, comportamento perseverante, controle inibitório e flexibilidade comportamental. Os dados sugerem que o grupo experimental, na caixa de condicionamento operante, não exibiu prejuízo na aprendizagem associativa visuo-espacial, que houve a consolidação da memória, não apresentou comportamento perseverante, prejuízo na memória de trabalho e nem comportamento perseverante. No labirinto em T o grupo experimental mantiveram preservadas a memória de trabalho, a memória de referência e motivação, e não exibiram prejuízo na flexibilidade comportamental. Os dados sugerem que um único episódio SE neonatal não impacta a aprendizagem associativa, a memória de longo prazo, as memórias de trabalho e de referência e a flexibilidade comportamental.
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Estudos em modelos animais demonstram que as convulsões neonatais em roedores produzem efeitos adversos neurológicos de longo prazo, tais como: déficits na aprendizagem, memória visuo-espacial, prejuízo na flexibilidade cognitiva, comportamento autista, caracterizado pela baixa preferência pela novidade social, déficit de discriminação social e comportamento tipo ansioso. Com base no conjunto de alterações desencadeadas pelas crises neonatais em roedores, o modelo pode ser útil para a investigação da relação entre as convulsões no início do desenvolvimento e as funções executivas. Assim, este projeto pretende avaliar comportamentos relacionados às funções executivas de animais que foram expostos ao SE neonatal. Ratos Wistar machos ao nono dia de vida (P9) foram submetidos ao SE pela administração da policarpina (350 mg/kg, ip) e os controles receberam salina 0,9% (0,1 mL/10 g). Em P60 os animais foram avaliados pelos seguintes paradigmas: a caixa de condicionamento operante e o labirinto em T. A amostra foi composta por 25 animais, 11 controles e 14 experimentais. Estes testes avaliam: aprendizagem associativa visuo-espacial, consolidação da memória, memória de trabalho, comportamento perseverante, controle inibitório e flexibilidade comportamental. Os dados sugerem que o grupo experimental, na caixa de condicionamento operante, não exibiu prejuízo na aprendizagem associativa visuo-espacial, que houve a consolidação da memória, não apresentou comportamento perseverante, prejuízo na memória de trabalho e nem comportamento perseverante. No labirinto em T o grupo experimental mantiveram preservadas a memória de trabalho, a memória de referência e motivação, e não exibiram prejuízo na flexibilidade comportamental. Os dados sugerem que um único episódio SE neonatal não impacta a aprendizagem associativa, a memória de longo prazo, as memórias de trabalho e de referência e a flexibilidade comportamental.Status Epilepticus (SE) is a transient occurrence of signs and / or symptoms due to excessive neuronal activity or abnormal synchrony in the brain. The transient term is used as a time path for the beginning and end of the crisis. The neonatal crisis is the most frequent manifestation of neurological dysfunction in the newborn, with a higher incidence in the first year of life, and presents risk of death, neuronal injury, neuronal death, neural network alterations or neurological and cognitive impairment of long depending on the type and duration of the crisis. However, about 40-50% of affected children develop normally. Studies in animal models demonstrate that neonatal seizures in rodents produce long-term neurological adverse effects such as: deficits in learning, visuospatial memory, impairment in cognitive exibility, autistic behavior, characterized by low preference for social novelty, discrimination deficit social and anxious type behavior. Based on the set of changes triggered by neonatal seizures in rodents, the model may be useful for inves- tigating the relationship between seizures in early development and executive functions. Thus, this project intends to evaluate behaviors related to the executive functions of animals that were exposed to neonatal SE. Male Wistar rats at the ninth day of life (P9) were submitted to SE by the administration of pilocarpine (350 mg / kg, ip) and controls received 0.9% saline (0.1 mL / 10 g). In P60 the animals were evaluated by the following paradigms: the operant conditioning box and the T. maze. The sample was composed of 25 animals, 11 controls and 14 experimental. These tests evaluate: visuospatial associative learning, memory consolidation, working memory, persevering behavior, inhibitory control and behavioral exibility. The data suggest that the experimental group in the operant conditioning box showed no impairment in visuospatial associative learning, that there was memory consolidation, did not present perseverant behavior, impairment in working memory and persevering behavior. In the T-maze, the experimental group maintained their working memory, reference memory and motivation, and it showed no impairment in behavioral exibility. The data suggest that a single neonatal SE episode does not impact associative learning, long-term memory, working and reference memories, and behavioral exibility.Universidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfBARBOSA, Geraldo. Preservação das funções executivas em ratos expostos ao Status Epilepticus neonatal. 2017. 53 f. Tese( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24554neonatal seizurespilocarpineworking memoryreference memoryassociative learningbehavioral flexibilityporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessconvusões neonataispilocarpinamemória de trabalhomemória referênciaaprendizagem associativaflexibilidade comportamentalCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15129/Geraldo%20Henrique%20Lemos%20Barbosa.pdf.jpgPreservação das funções executivas em ratos expostos ao Status Epilepticus neonatalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECarreiro, Luiz Renato RodriguesSeabra, Alessandra GotuzoScorza, Fulvio AlexandreSilva, Sergio Gomes daBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdfGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdfapplication/pdf1194013https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1b86c6f7-4d89-4ba2-abc6-b0bf27d36282/download76eb57de2b622be55bb15743f9d69729MD51TEXTGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdf.txtGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain76529https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/98fe128d-ab05-4ee2-870b-e20bcfcce99a/downloadcc27d7b2e53af74f67565f50db49ae6bMD52THUMBNAILGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdf.jpgGeraldo Henrique Lemos Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/df526831-17b9-4b55-8b91-ac1a652acfb5/downloadb23cbebcf4abb4cc7866986e5e9f882dMD5310899/245542022-03-14 17:13:21.722http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24554https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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