Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571 |
Resumo: | O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo. |
id |
UPM_8f1f7d9218fdfdf167ac0df11444b1f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/27571 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa deRossi, Ana Cláudia2021-01-28T17:11:26Z2021-01-28T17:11:26Z2019-11http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo.Rail transport in the Great São Paulo Area, despite its issues, proves to be faster and more efficient than the individual transport, transporting 7.8 million people every day between the state capital and neighboring cities. However, an information that’s not much provided by the rail companies is the travel time between its stations and which routes requires less transfers between lines. This article presents an architecture and a mobile application prototype that calculates the fastest path between the origin and destination stations of the São Paulo rail system.Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)ciência da computaçãoarquiteturaregião metropolitana de São Pauloarchitecturecomputer sciencemetropolitan region of Sao PauloAplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdfapplication/pdf767062https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/1/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf7dea7899d4ce9e7074a02eaaee269ab9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.txt447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.txtExtracted texttext/plain23172https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/3/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf.txt265fd134475f481c561236cadbc21ca2MD53THUMBNAIL447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.jpg447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1632https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/4/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf.jpg6ee9dabc334be9ed516a48a419523964MD5410899/275712021-09-02 10:38:56.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
title |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
spellingShingle |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de ciência da computação arquitetura região metropolitana de São Paulo architecture computer science metropolitan region of Sao Paulo |
title_short |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
title_full |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
title_fullStr |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
title_full_unstemmed |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
title_sort |
Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público |
author |
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de |
author_facet |
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossi, Ana Cláudia |
contributor_str_mv |
Rossi, Ana Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciência da computação arquitetura região metropolitana de São Paulo architecture computer science metropolitan region of Sao Paulo |
topic |
ciência da computação arquitetura região metropolitana de São Paulo architecture computer science metropolitan region of Sao Paulo |
description |
O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.qualified.none.fl_str_mv |
2019-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T17:11:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-28T17:11:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Computação e Informática (FCI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/1/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/2/license.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/3/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/27571/4/447-Artigo-NICOLAS%20GIORDIANIO%20B%20SOUSA.....pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7dea7899d4ce9e7074a02eaaee269ab9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 265fd134475f481c561236cadbc21ca2 6ee9dabc334be9ed516a48a419523964 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177238662414336 |