Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571
Resumo: O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo.
id UPM_8f1f7d9218fdfdf167ac0df11444b1f2
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/27571
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa deRossi, Ana Cláudia2021-01-28T17:11:26Z2021-01-28T17:11:26Z2019-11O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo.Rail transport in the Great São Paulo Area, despite its issues, proves to be faster and more efficient than the individual transport, transporting 7.8 million people every day between the state capital and neighboring cities. However, an information that’s not much provided by the rail companies is the travel time between its stations and which routes requires less transfers between lines. This article presents an architecture and a mobile application prototype that calculates the fastest path between the origin and destination stations of the São Paulo rail system.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571Universidade Presbiteriana Mackenzieciência da computaçãoarquiteturaregião metropolitana de São Pauloarchitecturecomputer sciencemetropolitan region of Sao PauloAplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaculdade de Computação e Informática (FCI)ORIGINAL447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdfapplication/pdf767062https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d98f0fee-bc67-4b76-af82-6ebd88998911/download7dea7899d4ce9e7074a02eaaee269ab9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b984356b-bb2f-40db-bd34-ee1868cf67d2/download8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.txt447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.txtExtracted texttext/plain23172https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cc1ab607-7c15-4f8e-942c-eb77edf47c9c/download265fd134475f481c561236cadbc21ca2MD55THUMBNAIL447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.jpg447-Artigo-NICOLAS GIORDIANIO B SOUSA.....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1632https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef465e20-9b4d-4ea8-aee7-5985a195a31d/download6ee9dabc334be9ed516a48a419523964MD5610899/275712022-03-14 19:51:27.981oai:dspace.mackenzie.br:10899/27571https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:51:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
title Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
spellingShingle Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
ciência da computação
arquitetura
região metropolitana de São Paulo
architecture
computer science
metropolitan region of Sao Paulo
title_short Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
title_full Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
title_fullStr Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
title_full_unstemmed Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
title_sort Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
author Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
author_facet Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Ana Cláudia
contributor_str_mv Rossi, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv ciência da computação
arquitetura
região metropolitana de São Paulo
architecture
computer science
metropolitan region of Sao Paulo
topic ciência da computação
arquitetura
região metropolitana de São Paulo
architecture
computer science
metropolitan region of Sao Paulo
description O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T17:11:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T17:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d98f0fee-bc67-4b76-af82-6ebd88998911/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b984356b-bb2f-40db-bd34-ee1868cf67d2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cc1ab607-7c15-4f8e-942c-eb77edf47c9c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef465e20-9b4d-4ea8-aee7-5985a195a31d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dea7899d4ce9e7074a02eaaee269ab9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
265fd134475f481c561236cadbc21ca2
6ee9dabc334be9ed516a48a419523964
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820037196152832