Inovação em pequenas e médias empresas (PME’s): um estudo em prestadoras de serviços de TI
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28380 |
Resumo: | Este estudo identifica como Pequenas e Médias Empresas (PME’s) prestadoras de serviços de TI inovam. A inovação é tida como fonte primordial para as empresas e sua atividade inovativa vem sido pesquisada no Brasil como por exemplo pelo IBGE (2019) com o relatório do PINTEC. Porém existe diferença na forma em inovar de acordo com o porte da empresa, pois as PME’s acabam tendo recursos mais limitados em relação as de grande porte. Para melhor entender o fenômeno estudado, buscouse identificar, em primeiro lugar, se as PME’s prestadoras de serviço de TI possuem estratégias para inovação, seguido de como essas empresas inovam. Com os resultados das inovações realizadas por estas PME’s, verificou-se os tipos de inovações realizadas, classificando-as como inovações de produto, processo ou ambas, de forma a identificar como as inovações ocorrem no escopo de dificuldades e estímulos para inovar. Com tipo de pesquisa exploratório-descritivo, o método adotado foi qualitativo com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, elaborado a partir de categorias predefinidas extraídas da literatura sobre estratégias de inovação, principalmente. Cinco diretores de empresas fizeram parte das entrevistas, cujos resultados mostram que as empresas inovam fundamentalmente por intermédio de clientes parceiros de negócios sob o tipo incremental de inovação em serviços. Dentre as estratégias de inovação identificadas, as modalidades dependente, cocriação e aberta foram as que obtiveram maior destaque. Por fim, as contribuições deste estudo se dão de maneira aplicada, no sentido de mostrar que a capacidade inovativa de PME’s prestadoras de serviços de TI dependem de interações business-to-business, e, consequentemente, das estratégias de inovação de seus clientes, organizações com maior capacidade competitiva que se encontram em contato com as demandas de mercado e, portanto, maior potencial de identificação de oportunidades estratégicas. |
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Com os resultados das inovações realizadas por estas PME’s, verificou-se os tipos de inovações realizadas, classificando-as como inovações de produto, processo ou ambas, de forma a identificar como as inovações ocorrem no escopo de dificuldades e estímulos para inovar. Com tipo de pesquisa exploratório-descritivo, o método adotado foi qualitativo com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, elaborado a partir de categorias predefinidas extraídas da literatura sobre estratégias de inovação, principalmente. Cinco diretores de empresas fizeram parte das entrevistas, cujos resultados mostram que as empresas inovam fundamentalmente por intermédio de clientes parceiros de negócios sob o tipo incremental de inovação em serviços. Dentre as estratégias de inovação identificadas, as modalidades dependente, cocriação e aberta foram as que obtiveram maior destaque. Por fim, as contribuições deste estudo se dão de maneira aplicada, no sentido de mostrar que a capacidade inovativa de PME’s prestadoras de serviços de TI dependem de interações business-to-business, e, consequentemente, das estratégias de inovação de seus clientes, organizações com maior capacidade competitiva que se encontram em contato com as demandas de mercado e, portanto, maior potencial de identificação de oportunidades estratégicas.This study identifies how Small and Medium Enterprises (SME's) IT service providers innovate. Innovation is seen as a primary source for companies and its innovative activity has been researched in Brazil, for example by the IBGE (2019) with the PINTEC report. However, there is a difference in the way to innovate according to the size of the company, as SMEs end up having more limited resources compared to large companies Mello, Machado and Jesus (2010). In order to better understand the phenomenon studied, we sought to identify, first, whether IT service providers SMEs have strategies for innovation, followed by how these companies innovate. With the results of the innovations carried out by these SMEs, the types of innovations carried out were verified, classifying them as product, process or both innovations, in order to identify how innovations occur in the scope of difficulties and stimuli to innovate. With an exploratory-descriptive type of research, the method adopted was qualitative, with data collection carried out through interviews with a semi-structured script, elaborated from predefined categories extracted from the literature on innovation strategies, mainly. Five company directors took part in the interviews, whose results show that companies fundamentally innovate through business partner customers under the incremental type of service innovation. Among the innovation strategies identified, the dependent, co-creation and open modalities were the ones that had the greatest prominence. Finally, the contributions of this study are applied in an applied way, in order to show that the innovative capacity of IT service providers SMEs depend on business-to-business interactions, and, consequently, on the innovation strategies of their customers, organizations with greater competitive capacity that are in contact with market demands and, therefore, greater potential for identifying strategic opportunities.application/pdfOLIVEIRA, Tailan Vinicius de Moura. Inovação em pequenas e médias empresas (PME’s): um estudo em prestadoras de serviços de TI. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2021.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28380innovationsmall and medium businessserviceinformation technologyinnovation strategyporUniversidade Presbiteriana Mackenzieinovaçãopequena e média empresaserviçotecnologia de informaçãoestratégia de inovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovação em pequenas e médias empresas (PME’s): um estudo em prestadoras de serviços de TIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBataglia, Walterhttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177Oliva, Fábio Lottihttp://lattes.cnpq.br/3955709227280586BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRA.pdfTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRAapplication/pdf2204527https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e27b3b2d-fddc-4d94-bd15-c365c87069b2/downloadc5a3294cd0cab6b4eb6493988b9ead6aMD51LICENSElicense.txttext/plain2108https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/48b34208-923e-4190-b56d-34c76d1b4a1c/download1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96eMD52TEXTTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRA.pdf.txtTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain240411https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/04253ab8-81e1-4d74-b73e-708c8fa900f1/download4034a32688f347b1830592d0ddb351c9MD55THUMBNAILTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRA.pdf.jpgTAILAN VINICIUS DE MOURA OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/632d56a3-8759-4ae9-a6de-17153bf6fd14/downloade0bc45b8e79d0b75de77368c8c723af5MD5610899/283802022-03-14 21:06:20.961oai:dspace.mackenzie.br:10899/28380https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:06:20Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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