Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariani, Mirella Martins de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22540
Resumo: A atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade.
id UPM_9968b373eb4b29b0c73591a7e1479204
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22540
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0203967709311323Mariani, Mirella Martins de CastroCarreiro, Luiz Renato Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/21189456886455062016-03-15T19:40:13Z2020-03-19T15:20:01Z2013-12-132020-03-19T15:20:01Z2013-07-30A atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade.Attention can be defined as a set of neural mechanisms that act on the direction or control of the appropriate selection of information and planning behavioral responses. This paper aims to describe the contributions of traditional instruments and computerized neuropsychological characterization of children with complaints of inattention and hyperactivity. Comprised 46 children aged from 06 to 11 years, enrolled in elementary school (Experimental group). The results were compared with a Control group composed of 78 children, but who had no complaints of inattention and hyperactivity. Tests were used pencil and paper (AC, Tedif, WISC-III and Wisconsin) and computerized tests (voluntary guidance, automatic and sustained attention) measuring reaction time (RT), and behavioral inventories answered by parents and teachers. The results were analyzed according to three age groups (6-7, 8-9 and 10-11 years) between the experimental and control groups by means of univariate and multivariate ANOVA. Analyzing the performance of children in the GE computerized attention tests that assess voluntary guidance, automatic and sustained attention there is a decrease in RT as a function of increasing age expressed especially in the group 10-11 years. In pencil and paper tests, it was observed that there was a significant increase in hits and points depending on age, for both GE and GC. However, these groups differed significantly in the number of errors (especially omissions). The differences observed in tests may be associated with the maturation process of the brain and hence the attentional skills development. For children in the GE younger age (6-7 years) observed faster responses compared to CG, which may indicate some impulsivity resulting from complaints of inattention and hyperactivity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfMARIANI, Mirella Martins de Castro. Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22540porUniversidade Presbiteriana Mackenzieatençãoavaliação neuropsicológicaTDAHtestes computadorizadosattentionneuropsychological assessmentADHDcomputerized testsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3823/Mirella%20Martins%20de%20Castro%20Mariani.pdf.jpgContribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHaddad Junior, Hamiltonhttp://lattes.cnpq.br/2916820411141675Araújo, Marcos Vinícius dehttp://lattes.cnpq.br/1336428563929351BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALMirella Martins de Castro Mariani.pdfMirella Martins de Castro Mariani.pdfapplication/pdf1319992https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5ec75b95-b2e8-4880-98d5-dab4dc61e080/downloadd3009383c821f49686e4b27b274f77c6MD51TEXTMirella Martins de Castro Mariani.pdf.txtMirella Martins de Castro Mariani.pdf.txtExtracted texttext/plain239911https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76d7a33d-3a34-4885-987b-7419bc547378/download8f342bd061dde9d016533e2c2612aad4MD52THUMBNAILMirella Martins de Castro Mariani.pdf.jpgMirella Martins de Castro Mariani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/78f1f9c2-dd33-45d6-b885-c2b7869f3947/download70b859c484f2f78300d4aad6d9d518a1MD5310899/225402022-03-14 15:39:03.332oai:dspace.mackenzie.br:10899/22540https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:39:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
title Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
spellingShingle Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
Mariani, Mirella Martins de Castro
atenção
avaliação neuropsicológica
TDAH
testes computadorizados
attention
neuropsychological assessment
ADHD
computerized tests
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO
title_short Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
title_full Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
title_fullStr Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
title_sort Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade
author Mariani, Mirella Martins de Castro
author_facet Mariani, Mirella Martins de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0203967709311323
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariani, Mirella Martins de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2118945688645506
contributor_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv atenção
avaliação neuropsicológica
TDAH
testes computadorizados
topic atenção
avaliação neuropsicológica
TDAH
testes computadorizados
attention
neuropsychological assessment
ADHD
computerized tests
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO
dc.subject.eng.fl_str_mv attention
neuropsychological assessment
ADHD
computerized tests
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO
description A atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-13
2020-03-19T15:20:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:13Z
2020-03-19T15:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARIANI, Mirella Martins de Castro. Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22540
identifier_str_mv MARIANI, Mirella Martins de Castro. Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5ec75b95-b2e8-4880-98d5-dab4dc61e080/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76d7a33d-3a34-4885-987b-7419bc547378/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/78f1f9c2-dd33-45d6-b885-c2b7869f3947/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d3009383c821f49686e4b27b274f77c6
8f342bd061dde9d016533e2c2612aad4
70b859c484f2f78300d4aad6d9d518a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820046940569600