Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantiere, Carla Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22556
Resumo: De acordo com a literatura a intervenção neuropsicológica tem demonstrado eficácia na melhora das funções cognitivas, no desempenho das atividades cotidianas e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes tipos de doenças que afetam o sistema nervoso. Este trabalho tem por objetivo, como um estudo exploratório, desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram deste estudo 4 indivíduos com idade entre 8 e 12 anos, sem déficit intelectual e com indicadores comportamentais de desatenção e/ou hiperatividade referidos por seus pais e professores. Os participantes foram submetidos a uma avaliação pré-intervenção, utilizando inventários de perfis comportamentais, testes de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento cognitivo. Após a avaliação inicial, foram realizados 15 encontros com cada participante, um por semana, com duração média de 60 minutos cada, nos quais foram feitas atividades lúdicas direcionadas à atenção e à flexibilidade cognitiva. Ao final das intervenções, os participantes foram reavaliados pelos mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos e os dados comparados aos da pré-avaliação. Em todas as sessões houve a participação de um observador, com o intuito de registrar a intervenção. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH. Verificou-se que na maioria dos casos estudados foi possível observar melhora de diferentes tipos de indicadores comportamentais e cognitivos como a redução dos comportamentos de desatenção e hiperatividade e a presença de uma quantidade maior de acertos, menor número de omissões, redução de ensaios administrados, diminuição do tempo de reação e declínio contínuo em função do intervalo nos testes neuropsicológicos e computadorizados aplicados. Ou seja, há indicadores importantes sobre a melhora das crianças após a intervenção o que pode refletir em termos do desenvolvimento quanto a inserção educacional e social dos participantes.
id UPM_fa4621e9df07c39e0b01d5f1216fdc0e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22556
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0203967709311323Cantiere, Carla NunesCarreiro, Luiz Renato Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/65162274123134902016-03-15T19:40:17Z2020-03-19T15:20:04Z2014-10-212020-03-19T15:20:04Z2014-08-05De acordo com a literatura a intervenção neuropsicológica tem demonstrado eficácia na melhora das funções cognitivas, no desempenho das atividades cotidianas e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes tipos de doenças que afetam o sistema nervoso. Este trabalho tem por objetivo, como um estudo exploratório, desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram deste estudo 4 indivíduos com idade entre 8 e 12 anos, sem déficit intelectual e com indicadores comportamentais de desatenção e/ou hiperatividade referidos por seus pais e professores. Os participantes foram submetidos a uma avaliação pré-intervenção, utilizando inventários de perfis comportamentais, testes de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento cognitivo. Após a avaliação inicial, foram realizados 15 encontros com cada participante, um por semana, com duração média de 60 minutos cada, nos quais foram feitas atividades lúdicas direcionadas à atenção e à flexibilidade cognitiva. Ao final das intervenções, os participantes foram reavaliados pelos mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos e os dados comparados aos da pré-avaliação. Em todas as sessões houve a participação de um observador, com o intuito de registrar a intervenção. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH. Verificou-se que na maioria dos casos estudados foi possível observar melhora de diferentes tipos de indicadores comportamentais e cognitivos como a redução dos comportamentos de desatenção e hiperatividade e a presença de uma quantidade maior de acertos, menor número de omissões, redução de ensaios administrados, diminuição do tempo de reação e declínio contínuo em função do intervalo nos testes neuropsicológicos e computadorizados aplicados. Ou seja, há indicadores importantes sobre a melhora das crianças após a intervenção o que pode refletir em termos do desenvolvimento quanto a inserção educacional e social dos participantes.According to the literature, neuropsychological intervention has demonstrated efficacy in improving cognitive functions, in the performance of daily activities and in increasing the quality of life of patients with diseases that affect the nervous system. This work aims to face an exploratory study to implement and evaluate indicators of improvement for a program of intervention for neuropsychological skills training attention and cognitive flexibility in children with signs of inattention and hyperactivity. The study included four individuals aged between 8 and 12, without intellectual deficits, and behavioral indicators of inattention and or hyperactivity, referred by their parents and teachers. The participants underwent a pre-intervention assessment, with the use of inventories of behavioral profiles, tests of voluntary, automatic and temporal attention, executive function and resistance to distraction, and speed of cognitive processing. After the initial assessment, 15 meetings were held with each participant, one a week, with an average duration of 60 minutes each day, in which activities directed to attention and cognitive flexibility were held. At the end of the intervention, participants were reassessed by the same behavioral and neuropsychological instruments and the data was compared with the pre-assessment ones. All the sessions were attended by an observer, in order to register and evaluate the intervention. For this aim, an observation protocol, to categorize targets behaviors in ADHD, was used. It was found that, in most of the studied cases, different kind of behavioral and cognitive indicators were improved, as the reduction of inattention and hyperactivity behavior and the presence of a higher number of correct answers, fewer omissions, decrease of the reaction time and continuous decline due to the interval in applied neuropsychological and computerized tests. In other words, there are important indicators of the improvement of children after the intervention, which may reflect in terms of educational development and social inclusion of the participants.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfCANTIERE, Carla Nunes. Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22556porUniversidade Presbiteriana Mackenziereabilitação neuropsicológicadistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)treino cognitivoatençãoneuropsychological rehabilitationADHDcognitive trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3879/Carla%20Nunes%20Cantiere.pdf.jpgIntervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECapovilla, Alessandra Gotuzo Seabrahttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4118225365370155BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALCarla Nunes Cantiere.pdfCarla Nunes Cantiere.pdfapplication/pdf1520124https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3eedcc37-366e-4af1-bfbf-e52cba7f8561/download726f04d38bc18471ecd31972d2aed414MD51TEXTCarla Nunes Cantiere.pdf.txtCarla Nunes Cantiere.pdf.txtExtracted texttext/plain227722https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e33f0266-aed7-4373-b0c1-918098150213/downloadd9156d7e7f411e2219a3a775eaf9f7b4MD52THUMBNAILCarla Nunes Cantiere.pdf.jpgCarla Nunes Cantiere.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa49bb48-310b-4293-881d-873f860b2b2d/downloadae8d812419c8b12b0367319f950ed099MD5310899/225562022-03-14 15:39:48.855oai:dspace.mackenzie.br:10899/22556https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:39:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
title Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
spellingShingle Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
Cantiere, Carla Nunes
reabilitação neuropsicológica
distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
treino cognitivo
atenção
neuropsychological rehabilitation
ADHD
cognitive training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
title_full Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
title_fullStr Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
title_full_unstemmed Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
title_sort Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH
author Cantiere, Carla Nunes
author_facet Cantiere, Carla Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0203967709311323
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantiere, Carla Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6516227412313490
contributor_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv reabilitação neuropsicológica
distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
treino cognitivo
atenção
topic reabilitação neuropsicológica
distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
treino cognitivo
atenção
neuropsychological rehabilitation
ADHD
cognitive training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv neuropsychological rehabilitation
ADHD
cognitive training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description De acordo com a literatura a intervenção neuropsicológica tem demonstrado eficácia na melhora das funções cognitivas, no desempenho das atividades cotidianas e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes tipos de doenças que afetam o sistema nervoso. Este trabalho tem por objetivo, como um estudo exploratório, desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram deste estudo 4 indivíduos com idade entre 8 e 12 anos, sem déficit intelectual e com indicadores comportamentais de desatenção e/ou hiperatividade referidos por seus pais e professores. Os participantes foram submetidos a uma avaliação pré-intervenção, utilizando inventários de perfis comportamentais, testes de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento cognitivo. Após a avaliação inicial, foram realizados 15 encontros com cada participante, um por semana, com duração média de 60 minutos cada, nos quais foram feitas atividades lúdicas direcionadas à atenção e à flexibilidade cognitiva. Ao final das intervenções, os participantes foram reavaliados pelos mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos e os dados comparados aos da pré-avaliação. Em todas as sessões houve a participação de um observador, com o intuito de registrar a intervenção. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH. Verificou-se que na maioria dos casos estudados foi possível observar melhora de diferentes tipos de indicadores comportamentais e cognitivos como a redução dos comportamentos de desatenção e hiperatividade e a presença de uma quantidade maior de acertos, menor número de omissões, redução de ensaios administrados, diminuição do tempo de reação e declínio contínuo em função do intervalo nos testes neuropsicológicos e computadorizados aplicados. Ou seja, há indicadores importantes sobre a melhora das crianças após a intervenção o que pode refletir em termos do desenvolvimento quanto a inserção educacional e social dos participantes.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-21
2020-03-19T15:20:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:17Z
2020-03-19T15:20:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANTIERE, Carla Nunes. Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22556
identifier_str_mv CANTIERE, Carla Nunes. Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3eedcc37-366e-4af1-bfbf-e52cba7f8561/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e33f0266-aed7-4373-b0c1-918098150213/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa49bb48-310b-4293-881d-873f860b2b2d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 726f04d38bc18471ecd31972d2aed414
d9156d7e7f411e2219a3a775eaf9f7b4
ae8d812419c8b12b0367319f950ed099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820007509917696