Os caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarces
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24590 |
Resumo: | This dissertation studies the fashion system development and its relationships with the art field. It analyses how the modern fashion system structure was founded by the Universal Exhibitions and the first department stores. It also shows how the fashion designers Charles Fréderic Worth e Paul Poiret built their artistic images, and states that these relationships were used to give an art status for their work. This research also verifies how the interdisciplinary practices of both Worth and Poiret established standards for the referred practices in contemporary fashion; it analyses the interdisciplinary dialogues present in fashion exhibitions located in art museums. It also considers the Arhem Mode Biennale and its connections with the fashion system and it concludes pointing out the importance of fashion exhibitions for the renewal and perpetuation of the fashion system. |
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http://lattes.cnpq.br/9520043604080391Resende, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi deAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/72026468880124802016-03-15T19:44:15Z2020-05-28T18:09:46Z2014-04-032020-05-28T18:09:46Z2014-02-03This dissertation studies the fashion system development and its relationships with the art field. It analyses how the modern fashion system structure was founded by the Universal Exhibitions and the first department stores. It also shows how the fashion designers Charles Fréderic Worth e Paul Poiret built their artistic images, and states that these relationships were used to give an art status for their work. This research also verifies how the interdisciplinary practices of both Worth and Poiret established standards for the referred practices in contemporary fashion; it analyses the interdisciplinary dialogues present in fashion exhibitions located in art museums. It also considers the Arhem Mode Biennale and its connections with the fashion system and it concludes pointing out the importance of fashion exhibitions for the renewal and perpetuation of the fashion system.Aborda a evolução do sistema de moda e sua relação com a arte. Analisa o surgimento das primeiras lojas de departamentos a partir da implementação das exposições universais e como ambas fundaram a estrutura do sistema de moda moderno. Demonstra como os estilistas Charles Fréderic Worth e Paul Poiret moldaram suas imagens de grandes criadores a partir da relação com a arte e seus atores, e argumenta como essas relações foram utilizadas para dotar seu trabalho comercial da distinção e status do objeto artístico. Verifica como as práticas interdisciplinares de Worth e Poiret estabeleceram parâmetros para as transferências de linguagens entre arte moda na contemporaneidade. Analisa essas transferências interdisciplinares a partir da instalação de mostras de moda em museus, nas últimas décadas do século XX. Aponta como essas mostras levantaram discussões das fronteiras ontológicas entre moda e arte. Finaliza com uma análise sobre as bienais de Moda de Arnhem e suas relações com a arte e o mercado de moda. Conclui estabelecendo a importância das mostras de moda para a renovação e perpetuação do sistema e do mercado de moda.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfRESENDE, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de. Os caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarces. 2014. 181 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24590porUniversidade Presbiteriana Mackenziemodaarteexposições universaissistema da modainterdisciplinaridademercado de modaArnhem Mode BiennaleMºBAfashionartuniversal exhibitionsfashion systeminterdisciplinarityArnhem Mode BiennaleMºBACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4043/Patricia%20Helena%20Soares%20Fonseca%20Rossi%20de%20Resende.pdf.jpgOs caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarcesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGrinfeld, Fanny Feigensonhttp://lattes.cnpq.br/7323177940023424Reis, Mariza de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/5145270704065873Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Brancohttp://lattes.cnpq.br/9474379903398229Gomes, Suzana Helena de Avelarhttp://lattes.cnpq.br/0112830078679808BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdfPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdfapplication/pdf62524083https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1c46b667-e4e7-458f-b855-f54187434034/download93585e609cd7c6edaea954f5fcd8bdf8MD51TEXTPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdf.txtPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdf.txtExtracted texttext/plain349233https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31f150b5-13c1-4584-b969-14fd15cfad34/downloadc0d71f1a029991475ba4f016ca4b6f69MD52THUMBNAILPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdf.jpgPatricia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/de92eaad-6681-468b-b324-ac04cbdcc5be/download2847003ae093a7beeedacebe6d416c45MD5310899/245902022-03-14 15:05:49.491oai:dspace.mackenzie.br:10899/24590https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:05:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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