Invações regulatórias no mercado de seguros brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adriany de Assis Van Helden
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33482
Resumo: A magnitude da evolução no mercado de seguros é tão grande que podemos observar um cenário distinto ao final de cada década. Assim, o mercado segurador brasileiro passou por diversas transformações ao longo dos últimos anos. Inicialmente, era concentrado, com poucas empresas atuando e oferecendo produtos básicos e limitados. Nos anos 90, houve uma abertura do mercado para a entrada de empresas estrangeiras e a regulamentação de novos produtos e serviços, o que ampliou a oferta e a concorrência. Posteriormente, com a entrada em vigor do Código Civil de 2002 e a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o setor ganhou maior segurança jurídica e regulatória, o que incentivou o desenvolvimento de novos produtos e serviços, como os seguros de vida, de saúde e de automóveis. Mais recentemente, o mercado segurador tem passado por uma transformação digital, com a oferta de produtos e serviços totalmente online e a utilização de tecnologias como inteligência artificial e big data para análise de riscos e personalização de seguros. Além disso, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade e a inclusão social, o que tem levado empresas do setor a criarem produtos voltados para essas questões. O objetivo deste estudo propõe analisar, sob a ótica jurídica-regulatória, as principais transformações que o mercado de seguros brasileiro vem sofrendo a fim de se adequar ao cenário moderno da tecnologia e informação.
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Mais recentemente, o mercado segurador tem passado por uma transformação digital, com a oferta de produtos e serviços totalmente online e a utilização de tecnologias como inteligência artificial e big data para análise de riscos e personalização de seguros. Além disso, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade e a inclusão social, o que tem levado empresas do setor a criarem produtos voltados para essas questões. 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