Uma análise sobre a eficácia e aplicação das medidas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Mariana Magalhães Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31300
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma análise acerca da eficácia das medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do adolescente, assim como sua aplicação aos adolescentes em situação de conflito com a lei. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa no tocante ao surgimento dos direitos da criança e do adolescente, bem como sua evolução no Brasil e, a partir disso, foi apresentado o modo como a legislação vigente atua para assegurar esses direitos. Posteriormente, será abordada a definição de adolescência e a situação de inimputabilidade do adolescente, o conceito e o procedimento de apuração do ato infracional. Ademais, foram analisadas a aplicação de cada uma das medidas socioeducativas e, por fim, a eficácia e a ressocialização dos adolescentes após o cumprimento das medidas.
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Ademais, foram analisadas a aplicação de cada uma das medidas socioeducativas e, por fim, a eficácia e a ressocialização dos adolescentes após o cumprimento das medidas.This final paper aims to present an analysis of the effectiveness of the socio educational measures provided in Article 112 of the Statute of the Child and Adolescent, as well as its applicability to adolescents in conflict with the law. To this end, initially the research was conducted about the advent of the rights of children and adolescents, as well as their evolution in Brazil, and from there, was presented the way in which current legislation acts to ensure these rights. Subsequently, will be addressed the definition of adolescence and the situation of the legal disability of the adolescent, the concept and the procedure counting of the infraction act. Furthermore, the application of each of the socio-educational measures was analyzed and, finally, the efficacy and resocialization of adolescents after they have completed the measures.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31300Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessato infracionalmedidas socioeducativasadolescenteeficáciainfractionsocio-educational measuresadolescenteffectivenessUma análise sobre a eficácia e aplicação das medidas socioeducativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe959945-28b5-4525-817e-f1ce57c00603/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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