A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26671 |
Resumo: | A tese estuda as obras Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago, a fim de compreender o processo de reelaboração do vivido realizado pela escrita. Parte da concepção de que, ao lançar mão da memória no constructo literário, o narrador-escritor saramaguiano ressignifica e reflete sobre o vivido, promovendo novas possibilidades de leituras acerca da realidade. O autor executa tal tarefa em movimento de contrafluxo, uma vez que escreve em um tempo – século XX e primeira década do XXI – marcado pelos ditames do ter em detrimento do ser, lançando um olhar crítico para este ser que se encontra na superfície, tomado pelas exigências do ter, convidando-o a imergir. É a partir da escritura, calcada no resgate e na ressignificação do vivido, que o autor se debruça sobre questões seminais, destacadamente metafísicas e políticas, como alteridade, identidade, verdade, memória e historicidade. Na tese, postula-se que a poética saramaguiana seja pautada por uma ausculta e perscrutamento do sujeito em si, em sociedade e em diálogo com o mundo, vinculados às questões inerentes à existência. Tais proposições demandaram uma abordagem epistemológica interdisciplinar. Além do exame da fortuna crítica sobre a obra do autor – com destaque para as análises de Seixo, Costa, Reis e Pinheiro –, toma-se por pilares conceitos da teoria e crítica literárias, da filosofia e da sociologia. Entre os referenciais teóricos acercados, destacam-se Barthes, Arfuch, Arnaut, Perrone- Moisés, Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur e Bosi, que nortearam o percurso de decifração da prosa saramaguiana. |
id |
UPM_ab043fc840706740b0533a9a8b4ec4ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26671 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6107851924008207Balsini, Priscila FernandesTrevisan, Ana Lúciahttp://lattes.cnpq.br/89060314386918062020-10-09T16:11:46Z2020-12-07T15:10:43Z2020-12-07T15:10:43Z2020-02-17A tese estuda as obras Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago, a fim de compreender o processo de reelaboração do vivido realizado pela escrita. Parte da concepção de que, ao lançar mão da memória no constructo literário, o narrador-escritor saramaguiano ressignifica e reflete sobre o vivido, promovendo novas possibilidades de leituras acerca da realidade. O autor executa tal tarefa em movimento de contrafluxo, uma vez que escreve em um tempo – século XX e primeira década do XXI – marcado pelos ditames do ter em detrimento do ser, lançando um olhar crítico para este ser que se encontra na superfície, tomado pelas exigências do ter, convidando-o a imergir. É a partir da escritura, calcada no resgate e na ressignificação do vivido, que o autor se debruça sobre questões seminais, destacadamente metafísicas e políticas, como alteridade, identidade, verdade, memória e historicidade. Na tese, postula-se que a poética saramaguiana seja pautada por uma ausculta e perscrutamento do sujeito em si, em sociedade e em diálogo com o mundo, vinculados às questões inerentes à existência. Tais proposições demandaram uma abordagem epistemológica interdisciplinar. Além do exame da fortuna crítica sobre a obra do autor – com destaque para as análises de Seixo, Costa, Reis e Pinheiro –, toma-se por pilares conceitos da teoria e crítica literárias, da filosofia e da sociologia. Entre os referenciais teóricos acercados, destacam-se Barthes, Arfuch, Arnaut, Perrone- Moisés, Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur e Bosi, que nortearam o percurso de decifração da prosa saramaguiana.The thesis studies the books Manual of painting and calligraphy and Cadernos de Lanzarote, by José Saramago, in order to understand the process of re-elaboration of the lived by the writing. It works with the conception that, by using memory in the literary construct, the Saramaguian narrator-writer resignifies and reflects on the lived, promoting new possibilities for reading about reality. The author performs this task in counterflow movement, since he writes at one time – twentieth century and the first decade of twenty one – marked by the dictates of having to the detriment of being, casting a critical eye for this being that is in the surface, taken by the demands of having, inviting it to immerse. It is from the writing, based on the resignification of the lived, that the author focuses on seminal questions, notably metaphysical and political, as alterity, identity, truth, memory and historicity. In the thesis, it is postulated that saramaguian poetics is guided by an auscultation and perscrutation of the individual itself, in society and in dialogue with the world, linked to the issues inherent in existence. Such propositions demanded an interdisciplinary epistemological approach. In addition to examining the critical fortune of the author's work – with emphasis on the analyzes of Seixo, Costa, Reis and Pinheiro –, we have based on concepts of literary theory and criticism, philosophy and sociology. Among the theoretical references used, the following stand out Barthes, Arfuch, Arnaut, Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur and Bosi, that guided the path of deciphering the Saramaguian prose.CDT-LSCCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundo Mackenzie de PesquisaOutrosapplication/pdfBALSINI, Priscila Fernandes. A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago. 2020. 201 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26671literary criticismportuguese literatureJosé SaramagomemorywritingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscrítica literárialiteratura portuguesaJosé SaramagomemóriaescritaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires deCabecinhas, RosaBridi, Marlise VazFurlin, MarceloBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALPriscila Fernandes Balsini.pdfPriscila Fernandes Balsini.pdfapplication/pdf4430160https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e38e3fa8-9567-4b23-961d-ed53b61d9e7d/downloadf22d8d320f4eb044d18546fb539e2a75MD51TEXTPriscila Fernandes Balsini.pdf.txtPriscila Fernandes Balsini.pdf.txtExtracted texttext/plain423394https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/964656bb-1882-47bc-b5fb-c2d5e6543aa1/downloada4830d6927b96a76d941bf4b2ce16ac6MD52THUMBNAILPriscila Fernandes Balsini.pdf.jpgPriscila Fernandes Balsini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f01f0d59-87ea-4161-8b42-5ba7ceec3fa2/downloadef0c5b5b663861b58394660f052615d7MD5310899/266712022-03-14 20:09:53.9http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26671https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T20:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
title |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
spellingShingle |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago Balsini, Priscila Fernandes crítica literária literatura portuguesa José Saramago memória escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
title_full |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
title_fullStr |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
title_full_unstemmed |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
title_sort |
A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago |
author |
Balsini, Priscila Fernandes |
author_facet |
Balsini, Priscila Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6107851924008207 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balsini, Priscila Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trevisan, Ana Lúcia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8906031438691806 |
contributor_str_mv |
Trevisan, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crítica literária literatura portuguesa José Saramago memória escrita |
topic |
crítica literária literatura portuguesa José Saramago memória escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A tese estuda as obras Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago, a fim de compreender o processo de reelaboração do vivido realizado pela escrita. Parte da concepção de que, ao lançar mão da memória no constructo literário, o narrador-escritor saramaguiano ressignifica e reflete sobre o vivido, promovendo novas possibilidades de leituras acerca da realidade. O autor executa tal tarefa em movimento de contrafluxo, uma vez que escreve em um tempo – século XX e primeira década do XXI – marcado pelos ditames do ter em detrimento do ser, lançando um olhar crítico para este ser que se encontra na superfície, tomado pelas exigências do ter, convidando-o a imergir. É a partir da escritura, calcada no resgate e na ressignificação do vivido, que o autor se debruça sobre questões seminais, destacadamente metafísicas e políticas, como alteridade, identidade, verdade, memória e historicidade. Na tese, postula-se que a poética saramaguiana seja pautada por uma ausculta e perscrutamento do sujeito em si, em sociedade e em diálogo com o mundo, vinculados às questões inerentes à existência. Tais proposições demandaram uma abordagem epistemológica interdisciplinar. Além do exame da fortuna crítica sobre a obra do autor – com destaque para as análises de Seixo, Costa, Reis e Pinheiro –, toma-se por pilares conceitos da teoria e crítica literárias, da filosofia e da sociologia. Entre os referenciais teóricos acercados, destacam-se Barthes, Arfuch, Arnaut, Perrone- Moisés, Deleuze, Derrida, Agamben, Foucault, Diano, Ricoeur e Bosi, que nortearam o percurso de decifração da prosa saramaguiana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-09T16:11:46Z 2020-12-07T15:10:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-07T15:10:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BALSINI, Priscila Fernandes. A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago. 2020. 201 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26671 |
identifier_str_mv |
BALSINI, Priscila Fernandes. A escrita como releitura do vivido em Manual de pintura e caligrafia e Cadernos de Lanzarote, de José Saramago. 2020. 201 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e38e3fa8-9567-4b23-961d-ed53b61d9e7d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/964656bb-1882-47bc-b5fb-c2d5e6543aa1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f01f0d59-87ea-4161-8b42-5ba7ceec3fa2/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f22d8d320f4eb044d18546fb539e2a75 a4830d6927b96a76d941bf4b2ce16ac6 ef0c5b5b663861b58394660f052615d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819978333290496 |