Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Bruna Bellinato Scrivanti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24869
Resumo: Este estudo se refere à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Município de Londrina Paraná, segundo depoimentos de quatro professoras da rede municipal de ensino. O objetivo central desta pesquisa foi o de sistematizar e analisar as formas de atuação dessas professoras do 1º ao 5º ano do ensino regular, do que de fato acontece em sala de aula com o aluno deficiente intelectual as possibilidade e dificuldades, as adequações, material de apoio e cursos específicos aos profissionais da rede pública, para o atendimento do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Esta dissertação está composta por dois capítulos. O primeiro, referente à fundamentação teórica, é sobre a Educação da criança com deficiência intelectual com dados das relações históricas da educação especial no Brasil, suas características e transformações conceituais, até a proposta da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Descreve também dados sobre a deficiência intelectual, suas características, a questão do diagnóstico e avaliação e o posicionamento da avaliação educacional em concordância com a CIF, em contraposição ao posicionamento médico em concordância com a CID. No segundo capítulo, destaca as entrevistas realizadas no município com professoras da rede regular de educação,com uma coleta de dados que foi realizada no período de agosto de 2008 a junho de 2009, e com a autorização dos sujeitos da pesquisa, as entrevistas foram gravadas. Os dados foram analisados a partir de categorias referenciadas no roteiro das entrevistas e organizados em quadro de convergências e divergências, em relação ao trabalho realizado no ensino regular com os alunos com deficiência intelectual. Foram coletados dados de quatro professoras da rede Municipal de ensino, que fazem o processo de inclusão em sua sala de aula. A análise evidenciou formas de trabalho pouco convergentes em escolas municipais que seguem ou deveriam seguir um padrão para o processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula, nas escolas pesquisadas. Uma grande surpresa foi o despreparo dessas professoras para o atendimento dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular.
id UPM_aeda3664caf069f3d90cd062533d6f02
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24869
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7613176591861089Santana, Bruna Bellinato ScrivantiMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/65850095952348672016-03-15T19:43:34Z2020-05-28T18:11:07Z2009-09-222020-05-28T18:11:07Z2009-08-13Este estudo se refere à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Município de Londrina Paraná, segundo depoimentos de quatro professoras da rede municipal de ensino. O objetivo central desta pesquisa foi o de sistematizar e analisar as formas de atuação dessas professoras do 1º ao 5º ano do ensino regular, do que de fato acontece em sala de aula com o aluno deficiente intelectual as possibilidade e dificuldades, as adequações, material de apoio e cursos específicos aos profissionais da rede pública, para o atendimento do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Esta dissertação está composta por dois capítulos. O primeiro, referente à fundamentação teórica, é sobre a Educação da criança com deficiência intelectual com dados das relações históricas da educação especial no Brasil, suas características e transformações conceituais, até a proposta da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Descreve também dados sobre a deficiência intelectual, suas características, a questão do diagnóstico e avaliação e o posicionamento da avaliação educacional em concordância com a CIF, em contraposição ao posicionamento médico em concordância com a CID. No segundo capítulo, destaca as entrevistas realizadas no município com professoras da rede regular de educação,com uma coleta de dados que foi realizada no período de agosto de 2008 a junho de 2009, e com a autorização dos sujeitos da pesquisa, as entrevistas foram gravadas. Os dados foram analisados a partir de categorias referenciadas no roteiro das entrevistas e organizados em quadro de convergências e divergências, em relação ao trabalho realizado no ensino regular com os alunos com deficiência intelectual. Foram coletados dados de quatro professoras da rede Municipal de ensino, que fazem o processo de inclusão em sua sala de aula. A análise evidenciou formas de trabalho pouco convergentes em escolas municipais que seguem ou deveriam seguir um padrão para o processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula, nas escolas pesquisadas. Uma grande surpresa foi o despreparo dessas professoras para o atendimento dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular.This study refers to the educational inclusion of students with intellectual disabilities in Londrina - Paraná, according to testimony from four teachers of municipal schools. The objective of this study was to systematize and analyze the performance of these types of teachers from 1st to 5th year of the mainstream of what actually happens in the classroom with the deaf student rights - the possibilities and difficulties, adjustments, material support and specific courses for professionals from the public, for the care of students with intellectual disabilities in regular education. This dissertation is composed of two chapters. The first, on the theoretical foundation is on education of children with intellectual disabilities with data from the historical relations of special education in Brazil, its characteristics and conceptual changes, to the proposal of inclusion of students with intellectual disabilities in regular education. It also describes data on intellectual disabilities, their characteristics, the question of diagnosis and assessment and placement of educational assessment in accordance with the CIF, as opposed to physician placement in accordance with the ICD. In the second chapter highlights interviews with teachers in the municipality of the regular education with a data collection was performed from August 2008 to June 2009, and with the consent of research subjects, the interviews were recorded. The data were analyzed based on the categories listed in the schedule of the interviews and organized in the framework of convergence and divergence in relation to work performed in regular education with students with intellectual disabilities. Data were collected from four teachers of municipal schools, which make the process of inclusion in your classroom. The analysis showed ways of working to somewhat in municipal schools that follow or should follow a standard procedure for the inclusion of students with intellectual disabilities in the classroom, the schools surveyed. A big surprise was the unpreparedness of teachers to see the students with intellectual disabilities in regular education.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24869porUniversidade Presbiteriana Mackenzieinclusãodeficiência intelectualensino regularinclusiondisability rightseducation regularCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4338/Bruna%20Bellinato%20Scrivanti%20Santana.pdf.jpgInclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESilva, Ani Martins dahttp://lattes.cnpq.br/8573376138676323Ribeiro, Maria Luisa Sprovierihttp://lattes.cnpq.br/2575235878266521BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdfBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdfapplication/pdf6645808https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/48eb1bea-8624-40c4-8922-b9b570500206/download685ae5eeef030d97af0977c73e0e1713MD51TEXTBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdf.txtBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain356804https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dd2433e0-7a17-418f-9e79-d1b6a2fe96a4/download77e2c1b8c68c1ae01672b29e39f3b3b4MD52THUMBNAILBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdf.jpgBruna Bellinato Scrivanti Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d6519f4c-42b7-4519-9c11-5165766cb6ac/download10669b35e16d0589bba1b58913d8c498MD5310899/248692022-03-14 17:23:59.656oai:dspace.mackenzie.br:10899/24869https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:23:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
title Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
Santana, Bruna Bellinato Scrivanti
inclusão
deficiência intelectual
ensino regular
inclusion
disability rights
education regular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
title_full Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
title_sort Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
author Santana, Bruna Bellinato Scrivanti
author_facet Santana, Bruna Bellinato Scrivanti
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613176591861089
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Bruna Bellinato Scrivanti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585009595234867
contributor_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
deficiência intelectual
ensino regular
topic inclusão
deficiência intelectual
ensino regular
inclusion
disability rights
education regular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv inclusion
disability rights
education regular
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Este estudo se refere à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Município de Londrina Paraná, segundo depoimentos de quatro professoras da rede municipal de ensino. O objetivo central desta pesquisa foi o de sistematizar e analisar as formas de atuação dessas professoras do 1º ao 5º ano do ensino regular, do que de fato acontece em sala de aula com o aluno deficiente intelectual as possibilidade e dificuldades, as adequações, material de apoio e cursos específicos aos profissionais da rede pública, para o atendimento do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Esta dissertação está composta por dois capítulos. O primeiro, referente à fundamentação teórica, é sobre a Educação da criança com deficiência intelectual com dados das relações históricas da educação especial no Brasil, suas características e transformações conceituais, até a proposta da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Descreve também dados sobre a deficiência intelectual, suas características, a questão do diagnóstico e avaliação e o posicionamento da avaliação educacional em concordância com a CIF, em contraposição ao posicionamento médico em concordância com a CID. No segundo capítulo, destaca as entrevistas realizadas no município com professoras da rede regular de educação,com uma coleta de dados que foi realizada no período de agosto de 2008 a junho de 2009, e com a autorização dos sujeitos da pesquisa, as entrevistas foram gravadas. Os dados foram analisados a partir de categorias referenciadas no roteiro das entrevistas e organizados em quadro de convergências e divergências, em relação ao trabalho realizado no ensino regular com os alunos com deficiência intelectual. Foram coletados dados de quatro professoras da rede Municipal de ensino, que fazem o processo de inclusão em sua sala de aula. A análise evidenciou formas de trabalho pouco convergentes em escolas municipais que seguem ou deveriam seguir um padrão para o processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula, nas escolas pesquisadas. Uma grande surpresa foi o despreparo dessas professoras para o atendimento dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-22
2020-05-28T18:11:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:34Z
2020-05-28T18:11:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24869
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/48eb1bea-8624-40c4-8922-b9b570500206/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dd2433e0-7a17-418f-9e79-d1b6a2fe96a4/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d6519f4c-42b7-4519-9c11-5165766cb6ac/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 685ae5eeef030d97af0977c73e0e1713
77e2c1b8c68c1ae01672b29e39f3b3b4
10669b35e16d0589bba1b58913d8c498
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819985952243712