O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Manoel Roberto Nascimento de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33712
Resumo: O registro de imagens de viagem ganhou impulso avassalador com a descoberta e a disseminação da fotografia, ainda no século XIX. A fotografia não apenas se estabeleceu como um novo meio de registro de viagem como também criou e fixou uma memória de viagem particular, antes impossível, ao aproximar do real o imaginário de lugares, regiões, paisagens e povos. Esses novos registros de viagens, antes possíveis apenas pela descrição oral, pela escrita, pela pintura, pelo desenho e gravura, exerceram (e exercem) papel importante na transformação da memória individual e coletiva. Explorar a história de álbuns fotográficos no século XIX, com maior dedicação à Coleção Dona Thereza Christina, da Biblioteca Nacional, acervo que foi de D. Pedro II, com foco nos álbuns de viagem dos fotógrafos Revert Klumb e Marc Ferrez e, ainda álbuns de viagens pioneiros do fotógrafo francês Maxime Du Camp e do ítalo-britânico Felice Beato foi a intenção dessa pesquisa. Estabelece vínculos entre esses álbuns com a narrativa das imagens, a construção de memória e pertencimento, e ao embate das subjetividades com o outro. A fotografia e seus álbuns, nesse período, já assumem um estatuto de verdade factual e sobrepõem-se a formas anteriores de registros de viagem como os álbuns pictóricos, também na sua versão pittoresca. Os álbuns fotográficos de viagem aportaram um novo repertório de memória visual que, como narrativas, contam histórias e presentificam esse outro lugar para aqueles que os viam, revelando e recriando uma memória de terras, pessoas e objetos distantes, estrangeiros, contribuindo para a construção de novas referências, valores, identidades e culturas.
id UPM_b3fbecc89367eb2ce55ad66693b495ce
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/33712
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Lima, Manoel Roberto Nascimento deAraujo, Paulo Roberto Monteiro de2023-11-06T12:13:06Z2023-11-06T12:13:06Z2023-08-18O registro de imagens de viagem ganhou impulso avassalador com a descoberta e a disseminação da fotografia, ainda no século XIX. A fotografia não apenas se estabeleceu como um novo meio de registro de viagem como também criou e fixou uma memória de viagem particular, antes impossível, ao aproximar do real o imaginário de lugares, regiões, paisagens e povos. Esses novos registros de viagens, antes possíveis apenas pela descrição oral, pela escrita, pela pintura, pelo desenho e gravura, exerceram (e exercem) papel importante na transformação da memória individual e coletiva. Explorar a história de álbuns fotográficos no século XIX, com maior dedicação à Coleção Dona Thereza Christina, da Biblioteca Nacional, acervo que foi de D. Pedro II, com foco nos álbuns de viagem dos fotógrafos Revert Klumb e Marc Ferrez e, ainda álbuns de viagens pioneiros do fotógrafo francês Maxime Du Camp e do ítalo-britânico Felice Beato foi a intenção dessa pesquisa. Estabelece vínculos entre esses álbuns com a narrativa das imagens, a construção de memória e pertencimento, e ao embate das subjetividades com o outro. A fotografia e seus álbuns, nesse período, já assumem um estatuto de verdade factual e sobrepõem-se a formas anteriores de registros de viagem como os álbuns pictóricos, também na sua versão pittoresca. Os álbuns fotográficos de viagem aportaram um novo repertório de memória visual que, como narrativas, contam histórias e presentificam esse outro lugar para aqueles que os viam, revelando e recriando uma memória de terras, pessoas e objetos distantes, estrangeiros, contribuindo para a construção de novas referências, valores, identidades e culturas.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33712Universidade Presbiteriana MackenziefotografiaálbumimagemmemóriaidentidadeimaginárioO álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391https://orcid.org/0000-0001-7440-4399http://lattes.cnpq.br/1160448802302942https://orcid.org/0000-0002-5162-074XAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989https://orcid.org/0000-0001-8697-7047Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martinohttp://lattes.cnpq.br/2370765933159965Budag, Fernanda Elouisehttp://lattes.cnpq.br/0991638863291087https://orcid.org/0000-0002-6170-9967Persichetti, Simonettahttp://lattes.cnpq.br/3039090794240525https://orcid.org/0000-0003-0179-7237Schwartz, Rosana Maria Pires Barbatohttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987https://orcid.org/0000-0003-3734-0941The recording of travel images gained overwhelming momentum with the photography’s discovery and dissemination, still in the 19th century. Photography not only established itself as a new means of recording travel, but also created and fixed a particular travel memory, previously impossible, by bringing the imaginary of places, regions, landscapes, and peoples to real. These new travel records, previously only possible through oral description, writing, painting, drawing and engraving, played (and still play) an important role in the transformation of individual and collective memory. This research explores the history of photographic albums in the 19th century, with greater dedication to the Dona Thereza Christina Collection, from Biblioteca Nacional, a collection that belonged to D. Pedro II, focusing on the travel albums of photographers Revert Klumb and Marc Ferrez, plus pioneering travel albums by French photographer Maxime Du Camp and British-Italian Felice Beato. It establishes links between these albums with the narrative of the images, the construction of memory and belonging, and the clash of subjectivities with the others. Photography and its albums, in this period, have already assumed a status of factual truth and overlapped to previous forms of travel records, such as pictorial albums, also in their picturesque version. The travel photographic albums contributed to a new repertoire of visual memory that, as narratives, tells stories and presents that other place to those who saw them, revealing and recreating a memory of foreign distant lands, people, and objects, contributing to the construction of new references, values, identities and cultures.photographyalbumimagememoryidentityimaginaryBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document11542https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e573565-2829-4c68-929a-5a81481bc49f/download965741912a08ce5e0e5036730eb7b270MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/55ca6bba-49f9-4e79-920e-7fa5dfbca89a/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTDivulgação não autorizada pelo autor.docx.txtDivulgação não autorizada pelo autor.docx.txtExtracted texttext/plain41https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/61291f60-108b-41e9-8980-bd3e1b49e7eb/download876501bf9c399ee4b7be515baf005980MD5310899/337122023-11-07 01:01:38.836oai:dspace.mackenzie.br:10899/33712https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-07T01:01:38Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
title O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
spellingShingle O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
Lima, Manoel Roberto Nascimento de
fotografia
álbum
imagem
memória
identidade
imaginário
title_short O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
title_full O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
title_fullStr O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
title_full_unstemmed O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
title_sort O álbum de fotografia oitocententista de viagem e a memória
author Lima, Manoel Roberto Nascimento de
author_facet Lima, Manoel Roberto Nascimento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Manoel Roberto Nascimento de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
contributor_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
álbum
imagem
memória
identidade
imaginário
topic fotografia
álbum
imagem
memória
identidade
imaginário
description O registro de imagens de viagem ganhou impulso avassalador com a descoberta e a disseminação da fotografia, ainda no século XIX. A fotografia não apenas se estabeleceu como um novo meio de registro de viagem como também criou e fixou uma memória de viagem particular, antes impossível, ao aproximar do real o imaginário de lugares, regiões, paisagens e povos. Esses novos registros de viagens, antes possíveis apenas pela descrição oral, pela escrita, pela pintura, pelo desenho e gravura, exerceram (e exercem) papel importante na transformação da memória individual e coletiva. Explorar a história de álbuns fotográficos no século XIX, com maior dedicação à Coleção Dona Thereza Christina, da Biblioteca Nacional, acervo que foi de D. Pedro II, com foco nos álbuns de viagem dos fotógrafos Revert Klumb e Marc Ferrez e, ainda álbuns de viagens pioneiros do fotógrafo francês Maxime Du Camp e do ítalo-britânico Felice Beato foi a intenção dessa pesquisa. Estabelece vínculos entre esses álbuns com a narrativa das imagens, a construção de memória e pertencimento, e ao embate das subjetividades com o outro. A fotografia e seus álbuns, nesse período, já assumem um estatuto de verdade factual e sobrepõem-se a formas anteriores de registros de viagem como os álbuns pictóricos, também na sua versão pittoresca. Os álbuns fotográficos de viagem aportaram um novo repertório de memória visual que, como narrativas, contam histórias e presentificam esse outro lugar para aqueles que os viam, revelando e recriando uma memória de terras, pessoas e objetos distantes, estrangeiros, contribuindo para a construção de novas referências, valores, identidades e culturas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-06T12:13:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-06T12:13:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33712
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e573565-2829-4c68-929a-5a81481bc49f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/55ca6bba-49f9-4e79-920e-7fa5dfbca89a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/61291f60-108b-41e9-8980-bd3e1b49e7eb/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 965741912a08ce5e0e5036730eb7b270
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
876501bf9c399ee4b7be515baf005980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588040926724096