A construção do significado figurativo em livros ilustrados destinados ao público infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28629 |
Resumo: | No contexto do Cognitivismo, a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC) concebe o fenômeno da metáfora em termos de um mapeamento tanto múltiplo quanto unidirecional entre um domínio fonte (experiência concreta) e um domínio alvo (experiência abstrata). De um modo geral, essa proposta enfraqueceu a visão tradicional de que a metáfora linguística é uma espécie de comparação elíptica, e, consequentemente, de que a metáfora e o símile manifestam o mesmo fenômeno de similaridade, sendo diferenciados apenas pelas formas (X é Y) e (X é como Y), respectivamente. Estudos subsequentes revelaram, ainda, que, tal como a metáfora conceptual, o símile consiste em um mapeamento unidirecional entre um domínio fonte e um domínio alvo, que, no entanto, não é múltiplo, mas limitado. Tendo em vista esses apontamentos, este trabalho investiga, no português do Brasil, a expressão linguística da metáfora e do símile. O córpus de análise compreende ocorrências de metáforas linguísticas e de símiles em livros ilustrados destinados a crianças de diferentes faixas etárias. Nesse sentido, põe-se sob exame não apenas o texto verbal, mas, ainda, o texto imagético. A moldura teórico metodológica consiste em uma articulação entre o Funcionalismo, a Gramática Cognitiva, a Gramática de Construções e a Semântica de Frames. Consideram-se, ainda, estudos referentes à intermidialidade, que possibilitam o exame do texto verbal e do texto imagético, em interface. A partir dos resultados obtidos, confirmou-se a hipótese de que o fato de os livros ilustrados serem originariamente destinados ao público infantil deverá implicar particularidades no que se refere às construções gramaticais pelas quais os significados da metáfora e do símile são linguisticamente instanciados, que são motivadas tanto pela faixa etária do leitor quanto pelo papel das ilustrações que acompanham esses textos. Para o material de pesquisa, a discussão desses resultados sugere que: (a) a predominância de sentenças declarativas estabelece o cenário interativo entre o autor do livro ilustrado e o público estimado como, essencialmente, aquele de “troca de informações”; (b) as metáfora conceptuais subjacentes às metáforas linguísticas identificadas são, majoritariamente, ontológicas e convencionais, o que está em conformidade com o fato de que os livros ilustrados são originariamente destinados a crianças; (c) em uma construção gramatical, enquanto o elemento dependente tende a evocar o domínio fonte de uma metáfora conceptual, o elemento autônomo tende a evocar o domínio alvo, tal como proposto por Sullivan (2013, 2016); (d) os símiles identificados apresentam, invariavelmente, duas entidades comparadas, um marcador de comparação (tertium), e, no máximo, dois atributos que possibilitam o estabelecimento de uma comparação figurativa entre essas duas entidades, concebidas como incomparáveis; (e) os símiles identificados desempenham, exclusivamente, uma função descritiva, relacionando-se, em geral, ao primeiro plano da narrativa; e (f) o texto imagético complementa o texto verbal, na medida em que estimula uma relação de proximidade e de intimidade entre o autor, o ilustrador e as personagens da narrativa e o público estimado. |
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Melo, Elise Nakladal de MascarenhasNeves, Maria Helena de Moura2022-01-05T15:24:37Z2022-01-05T15:24:37Z2021-05-06No contexto do Cognitivismo, a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC) concebe o fenômeno da metáfora em termos de um mapeamento tanto múltiplo quanto unidirecional entre um domínio fonte (experiência concreta) e um domínio alvo (experiência abstrata). De um modo geral, essa proposta enfraqueceu a visão tradicional de que a metáfora linguística é uma espécie de comparação elíptica, e, consequentemente, de que a metáfora e o símile manifestam o mesmo fenômeno de similaridade, sendo diferenciados apenas pelas formas (X é Y) e (X é como Y), respectivamente. Estudos subsequentes revelaram, ainda, que, tal como a metáfora conceptual, o símile consiste em um mapeamento unidirecional entre um domínio fonte e um domínio alvo, que, no entanto, não é múltiplo, mas limitado. Tendo em vista esses apontamentos, este trabalho investiga, no português do Brasil, a expressão linguística da metáfora e do símile. O córpus de análise compreende ocorrências de metáforas linguísticas e de símiles em livros ilustrados destinados a crianças de diferentes faixas etárias. Nesse sentido, põe-se sob exame não apenas o texto verbal, mas, ainda, o texto imagético. A moldura teórico metodológica consiste em uma articulação entre o Funcionalismo, a Gramática Cognitiva, a Gramática de Construções e a Semântica de Frames. Consideram-se, ainda, estudos referentes à intermidialidade, que possibilitam o exame do texto verbal e do texto imagético, em interface. A partir dos resultados obtidos, confirmou-se a hipótese de que o fato de os livros ilustrados serem originariamente destinados ao público infantil deverá implicar particularidades no que se refere às construções gramaticais pelas quais os significados da metáfora e do símile são linguisticamente instanciados, que são motivadas tanto pela faixa etária do leitor quanto pelo papel das ilustrações que acompanham esses textos. Para o material de pesquisa, a discussão desses resultados sugere que: (a) a predominância de sentenças declarativas estabelece o cenário interativo entre o autor do livro ilustrado e o público estimado como, essencialmente, aquele de “troca de informações”; (b) as metáfora conceptuais subjacentes às metáforas linguísticas identificadas são, majoritariamente, ontológicas e convencionais, o que está em conformidade com o fato de que os livros ilustrados são originariamente destinados a crianças; (c) em uma construção gramatical, enquanto o elemento dependente tende a evocar o domínio fonte de uma metáfora conceptual, o elemento autônomo tende a evocar o domínio alvo, tal como proposto por Sullivan (2013, 2016); (d) os símiles identificados apresentam, invariavelmente, duas entidades comparadas, um marcador de comparação (tertium), e, no máximo, dois atributos que possibilitam o estabelecimento de uma comparação figurativa entre essas duas entidades, concebidas como incomparáveis; (e) os símiles identificados desempenham, exclusivamente, uma função descritiva, relacionando-se, em geral, ao primeiro plano da narrativa; e (f) o texto imagético complementa o texto verbal, na medida em que estimula uma relação de proximidade e de intimidade entre o autor, o ilustrador e as personagens da narrativa e o público estimado.MackPesquisa - Fundo Mackenzie de Pesquisahttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28629Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmetáfora conceptualsímilelinguagem figurativaconstrução gramaticallivro ilustradointermidialidadeA construção do significado figurativo em livros ilustrados destinados ao público infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/7763723797874715http://lattes.cnpq.br/5545229960898851Hilgert, José GastonLajolo, Marisa PhilbertConeglian, André Vinícius LopesMódolo, MarceloIn the context of Cognitivism, the Conceptual Metaphor Theory (CMT) conceives the phenomenon of metaphor as a multiple and unidirectional mapping between a source domain (concrete experience) and a target domain (abstract experience). Overall, this proposal has weakened the traditional view that linguistic metaphor is a kind of elliptical comparison, and, consequently, that metaphor and simile manifest the same phenomenon of similarity, being differentiated only by the forms (X is Y) and (X is like Y), respectively. Subsequent studies have also revealed that, like conceptual metaphor, simile consists of a unidirectional mapping between a source domain and a target domain, which, however, is not multiple, but limited. In view of these notes, this work investigates, in Brazilian Portuguese, the linguistic expression of metaphor and simile. The corpus of analysis comprises occurrences of linguistic metaphors and similes in picture books aimed at children of different age groups. In this sense, not only the verbal text is put under examination, but also the imagetic text. The theoretical-methodological framework consists of an articulation between Functionalism, Cognitive Grammar, Construction Grammar and Frame Semantics. Studies referring to intermediality are also considered, which enable the examination of the verbal text and the imagetic text together. From the results obtained, it was confirmed the hypothesis that the fact that picture books were originally intended for children should imply particularities with regard to gramatical constructions by which the meanings of metaphor and simile are linguistically instantiated, which are motivated both by the age of the reader and by the role of the illustrations that accompany these texts. For the research material, the discussion of these results suggests that: (a) the predominance of declarative sentences establishes the interactive scenario between the author of the picture book and the estimated audience as, essentially, that of “information exchange”; (b) the conceptual metaphors underlying the identified linguistic metaphors are, for the most part, ontological and conventional, which is in line with the fact that picture books are originally intended for children; (c) in a grammatical construction, while the dependent element tends to evoke the source domain of a conceptual metaphor, the autonomous element tends to evoke the target domain, as proposed by Sullivan (2013, 2016); (d) the identified similes invariably present two compared entities, a comparison marker (tertium), and, at most, two attributes that enable the establishment of a figurative comparison between these two entities, conceived as incomparable; (e) the identified similes exclusively perform a descriptive function, generally relating to the foreground of the narrative; and (f) the illustrations complement the verbal text, insofar as it stimulates a close and intimate relationship between the author, the illustrator and the characters in the narrative and the estimated audience.conceptual metaphorsimilefigurative languagegrammatical constructionpicture bookintermedialityBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAORIGINALElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdfElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdfElise Nakladal de Mascarenhas Meloapplication/pdf2527594https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a96b7785-36bf-4ed8-bb1a-d2a5cbc5af2b/download3e00508a811301dc92d3dbc6b9b4756dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a87d7da4-9281-4dab-adc1-4784f54b28e2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3542e9db-2539-4298-87a8-5e1e0ce224d7/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdf.txtElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain279970https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f5325b26-76b8-42cd-98f8-a9918a8ec8c4/download9c081189bf44e2ca2099920ee6d9ca64MD56THUMBNAILElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdf.jpgElise Nakladal de Mascarenhas Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aef185e1-8e75-418a-93c3-194190f0c6ed/downloadc1c1fcc61b5f44c09585073ae5be2aa0MD5710899/286292022-03-14 21:29:55.978http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28629https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:29:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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