LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@2 |
Resumo: | Em diversos países europeus, norte e latino-americanos estão disseminados entre especialistas termos que representam um tipo específico de subcategoria da literatura infantil, como picturebook, album illustré, álbum ilustrado, livro-álbum e bilderbuch, caracterizado pelo papel que a linguagem visual representa na leitura da obra. Apesar de não haver um nome específico para tal subcategoria no Brasil, há muitos exemplos de livros ilustrados brasileiros que aqui a representam. Esta pesquisa trata sobre tal objeto analisando-o sob três aspectos: primeiro, suas definições por diferentes autores brasileiros e estrangeiros, com foco nas especificidades do diálogo entre linguagens verbal e visual e uso consciente da tecnologia livro como recurso estético; segundo, em uma análise da infância sob abordagem filosófica e social, em busca dos pressupostos de leitura que o livro ilustrado, ao ser considerado um livro infantil, pode produzir; e terceiro, sobre as particularidades da criação de um objeto que muitas vezes é fruto de quatro autores - o escritor, o ilustrador, o designer e, por vezes, o editor. |
id |
PUC_RIO-1_6b0189d7ac87c2bb43476efe1786a604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30205 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORESPICTUREBOOK: DEFINITIONS, READERS, AUTHORS2012-03-26ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO26870797749lattes.cnpq.br/3996072254298525LUIZ ANTONIO LUZIO COELHOROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIAELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA22463746858lattes.cnpq.br/4707428018721511RENATA GABRIEL NAKANOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREm diversos países europeus, norte e latino-americanos estão disseminados entre especialistas termos que representam um tipo específico de subcategoria da literatura infantil, como picturebook, album illustré, álbum ilustrado, livro-álbum e bilderbuch, caracterizado pelo papel que a linguagem visual representa na leitura da obra. Apesar de não haver um nome específico para tal subcategoria no Brasil, há muitos exemplos de livros ilustrados brasileiros que aqui a representam. Esta pesquisa trata sobre tal objeto analisando-o sob três aspectos: primeiro, suas definições por diferentes autores brasileiros e estrangeiros, com foco nas especificidades do diálogo entre linguagens verbal e visual e uso consciente da tecnologia livro como recurso estético; segundo, em uma análise da infância sob abordagem filosófica e social, em busca dos pressupostos de leitura que o livro ilustrado, ao ser considerado um livro infantil, pode produzir; e terceiro, sobre as particularidades da criação de um objeto que muitas vezes é fruto de quatro autores - o escritor, o ilustrador, o designer e, por vezes, o editor.In many countries from Europe, North and Latin America there are different terms commonly used by specialists to refer to a certain subcategory of children s literature - picturebook, album illustré, álbum ilustrado, livro-álbum, and bilderbuch - characterized by the role that visual language plays in reading of the work. Despite the want of a specific name for this subcategory in Brazil, there are many examples of Brazilian picturebooks. This research focuses on the picturebook, and analyzes it from three different perspectives: firstly, definitions presented by different Brazilian and foreign authors, with focus on the specificities of the dialog between verbal and visual languages, and the deliberate use of the book technology as an aesthetic object; secondly, analyzing childhood under a philosophical and sociological approach in search of the possible implications to reading that the categorization of the picturebook as children s book may produce; thirdly, the particularities of creating an object which often has four authors - the writer, the illustrator, the designer, and the editor.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:07Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30205Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PICTUREBOOK: DEFINITIONS, READERS, AUTHORS |
title |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
spellingShingle |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES RENATA GABRIEL NAKANO |
title_short |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
title_full |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
title_fullStr |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
title_full_unstemmed |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
title_sort |
LIVRO ILUSTRADO: DEFINIÇÕES, LEITORES, AUTORES |
author |
RENATA GABRIEL NAKANO |
author_facet |
RENATA GABRIEL NAKANO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
00364732784 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00364732784 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5917182189881826 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5917182189881826 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
26870797749 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3996072254298525 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
22463746858 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4707428018721511 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA GABRIEL NAKANO |
contributor_str_mv |
ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
description |
Em diversos países europeus, norte e latino-americanos estão disseminados entre especialistas termos que representam um tipo específico de subcategoria da literatura infantil, como picturebook, album illustré, álbum ilustrado, livro-álbum e bilderbuch, caracterizado pelo papel que a linguagem visual representa na leitura da obra. Apesar de não haver um nome específico para tal subcategoria no Brasil, há muitos exemplos de livros ilustrados brasileiros que aqui a representam. Esta pesquisa trata sobre tal objeto analisando-o sob três aspectos: primeiro, suas definições por diferentes autores brasileiros e estrangeiros, com foco nas especificidades do diálogo entre linguagens verbal e visual e uso consciente da tecnologia livro como recurso estético; segundo, em uma análise da infância sob abordagem filosófica e social, em busca dos pressupostos de leitura que o livro ilustrado, ao ser considerado um livro infantil, pode produzir; e terceiro, sobre as particularidades da criação de um objeto que muitas vezes é fruto de quatro autores - o escritor, o ilustrador, o designer e, por vezes, o editor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30205@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931755573248 |