Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28682 |
Resumo: | Qual é a relação entre espaço e distopia? Num período em que os usos e ocupações de espaços, sejam eles domésticos, públicos, urbanos, de transporte, estudo ou trabalho, vêm sendo tão radicalmente transformados em decorrência de uma doença mundial (a Covid-19), e em que um sentimento coletivo de “estar vivendo uma distopia” cresce e se populariza, cabe perguntar como a literatura e o cinema, e em particular a ficção científica, têm explorado elementos espaciais para trabalhar o tema da distopia ao longo de sua história. Neste trabalho, estudamos três obras interconectadas, produzidas em diferentes mídias e períodos: o livro Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick, de 1968; o filme Blade Runner – O caçador de androides, de Ridley Scott, de 1982; e o filme Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve, lançado em 2017. Em cada uma delas, exploramos a presença de elementos clássicos do modo distópico, como o controle autoritário e a desumanização dos personagens; investigamos como os espaços são enquadrados e narrados, seja pela câmera, seja por palavras; e procuramos identificar quais são as problemáticas da vida real que se expressam, em cada época, na forma de histórias, metáforas e ambientes ficcionais. Com isso, esperamos lançar alguma luz sobre o papel do espaço, entendido num sentido amplo e multissensorial, na construção de narrativas próprias à ficção científica e na provocação de um sentimento distópico no leitor ou espectador, que é enfim estimulado a refletir criticamente sobre sua realidade. |
id |
UPM_b9766e8e28bca188c21b0ef89b099270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/28682 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Almeida, Juliana Varella Reginato deAguiar, Cristhiano Motta2022-01-26T18:11:48Z2022-01-26T18:11:48Z2021-08-16Qual é a relação entre espaço e distopia? Num período em que os usos e ocupações de espaços, sejam eles domésticos, públicos, urbanos, de transporte, estudo ou trabalho, vêm sendo tão radicalmente transformados em decorrência de uma doença mundial (a Covid-19), e em que um sentimento coletivo de “estar vivendo uma distopia” cresce e se populariza, cabe perguntar como a literatura e o cinema, e em particular a ficção científica, têm explorado elementos espaciais para trabalhar o tema da distopia ao longo de sua história. Neste trabalho, estudamos três obras interconectadas, produzidas em diferentes mídias e períodos: o livro Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick, de 1968; o filme Blade Runner – O caçador de androides, de Ridley Scott, de 1982; e o filme Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve, lançado em 2017. Em cada uma delas, exploramos a presença de elementos clássicos do modo distópico, como o controle autoritário e a desumanização dos personagens; investigamos como os espaços são enquadrados e narrados, seja pela câmera, seja por palavras; e procuramos identificar quais são as problemáticas da vida real que se expressam, em cada época, na forma de histórias, metáforas e ambientes ficcionais. Com isso, esperamos lançar alguma luz sobre o papel do espaço, entendido num sentido amplo e multissensorial, na construção de narrativas próprias à ficção científica e na provocação de um sentimento distópico no leitor ou espectador, que é enfim estimulado a refletir criticamente sobre sua realidade.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28682Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessficção científicaespaçodistopialiteraturacinemaChuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/6879955445262831http://lattes.cnpq.br/3206490443804885Trevisan, Ana LúciaBrito, Herasmo Braga de OliveiraWhat is the connection between space and dystopia? In a historical moment when the way we occupy and use space (domestic space, public space, spaces of transportation, studying or working) is radically transformed by the emergence of a worldwide disease (Covid-19), and when a collective feeling of “living in a dystopia” grows and becomes more popular, it feels pertinent to ask how literature and cinema, and in particular science fiction, have explored spatial elements in order to work with dystopian themes throughout its history. In this dissertation, we have studied three interconnected works of fiction produced in different forms and times: the book Do androids dream of electric sheep?, by Philip K. Dick, published in 1968; the movie Blade Runner, by Ridley Scott, from 1982; and the subsequent movie Blade Runner 2049, by Denis Villeneuve, released in 2017. With each of them, we explored the presence of traditional dystopian elements, such as authoritarian control and dehumanization of characters; we investigated how spaces were staged and portrayed, by the camera or with words; and tried to identify which issues from real life were thus expressed in the form of stories, metaphors and fictional places. By doing that, we have hoped to illuminate different ways in which space, understood in a broad and multisensorial way, contributes to building science fictional narratives and provokes dystopian feelings on the reader or viewer, finally stimulating them to think critically about their own reality.science fictionspacedystopialiteraturecinemaBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESORIGINALJuliana Varella Reginato de Almeida....pdfJuliana Varella Reginato de Almeida....pdfJuliana Varella Reginato de Almeidaapplication/pdf4993645https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/23d1ea63-0eec-4ac9-ab54-a8bf4b1585b0/downloaddb2c5840b1d4dfd8765e1e64455012eeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7717dde1-5f9b-47af-8391-8d426f7ac519/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2505dfbc-0134-4472-b040-31c921d3da47/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTJuliana Varella Reginato de Almeida....pdf.txtJuliana Varella Reginato de Almeida....pdf.txtExtracted texttext/plain351456https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/df3d1ea0-6f99-4125-a857-3e5adeeff5fd/download2072b2f6f3eaf94a0650b056262a9ef7MD56THUMBNAILJuliana Varella Reginato de Almeida....pdf.jpgJuliana Varella Reginato de Almeida....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e7c14938-8422-42f7-b987-d1b8755508c1/download457a956706730d71b9582af855fafd8cMD5710899/286822022-03-14 21:34:47.492http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28682https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:34:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
title |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
spellingShingle |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 Almeida, Juliana Varella Reginato de ficção científica espaço distopia literatura cinema |
title_short |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
title_full |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
title_fullStr |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
title_full_unstemmed |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
title_sort |
Chuva, poeira e neon: espaço e distopia em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner e Blade Runner 2049 |
author |
Almeida, Juliana Varella Reginato de |
author_facet |
Almeida, Juliana Varella Reginato de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Juliana Varella Reginato de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aguiar, Cristhiano Motta |
contributor_str_mv |
Aguiar, Cristhiano Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ficção científica espaço distopia literatura cinema |
topic |
ficção científica espaço distopia literatura cinema |
description |
Qual é a relação entre espaço e distopia? Num período em que os usos e ocupações de espaços, sejam eles domésticos, públicos, urbanos, de transporte, estudo ou trabalho, vêm sendo tão radicalmente transformados em decorrência de uma doença mundial (a Covid-19), e em que um sentimento coletivo de “estar vivendo uma distopia” cresce e se populariza, cabe perguntar como a literatura e o cinema, e em particular a ficção científica, têm explorado elementos espaciais para trabalhar o tema da distopia ao longo de sua história. Neste trabalho, estudamos três obras interconectadas, produzidas em diferentes mídias e períodos: o livro Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick, de 1968; o filme Blade Runner – O caçador de androides, de Ridley Scott, de 1982; e o filme Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve, lançado em 2017. Em cada uma delas, exploramos a presença de elementos clássicos do modo distópico, como o controle autoritário e a desumanização dos personagens; investigamos como os espaços são enquadrados e narrados, seja pela câmera, seja por palavras; e procuramos identificar quais são as problemáticas da vida real que se expressam, em cada época, na forma de histórias, metáforas e ambientes ficcionais. Com isso, esperamos lançar alguma luz sobre o papel do espaço, entendido num sentido amplo e multissensorial, na construção de narrativas próprias à ficção científica e na provocação de um sentimento distópico no leitor ou espectador, que é enfim estimulado a refletir criticamente sobre sua realidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T18:11:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-26T18:11:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28682 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/23d1ea63-0eec-4ac9-ab54-a8bf4b1585b0/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7717dde1-5f9b-47af-8391-8d426f7ac519/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2505dfbc-0134-4472-b040-31c921d3da47/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/df3d1ea0-6f99-4125-a857-3e5adeeff5fd/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e7c14938-8422-42f7-b987-d1b8755508c1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db2c5840b1d4dfd8765e1e64455012ee e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 2072b2f6f3eaf94a0650b056262a9ef7 457a956706730d71b9582af855fafd8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819974233358336 |