As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936 |
Resumo: | The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article. |
id |
UPM_be6bbc79959cbb13b4d9ce375cea12fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23936 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:34:38Z2020-05-28T18:06:18Z2008-09-172020-05-28T18:06:18Z2008-08-08VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article.O presente trabalho trata da política e dos programas de ações afirmativas adotados pelo Governo Federal com maior enfoque no ensino superior. Traçando-se um paralelo entre os argumentos favoráveis e contrários à adoção de tais ações, seu objetivo também é investigar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade destas perante o princípio da igualdade estampado no caput do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDireito Político e EconômicoUPMBRDireitoações afirmativasensino superiorprincípio da igualdadeaffirmative actionsgraduation programsequality principleCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAs ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBertolin, Patrícia Tuma Martinshttp://lattes.cnpq.br/1063419819265955Bitun, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130Moreira, Robertohttp://lattes.cnpq.br/7474747474747474http://lattes.cnpq.br/6633755959041393Vieira, Fernando Borgeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3514/Fernando%20Borges%20Vieira.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1223/1/Fernando%20Borges%20Vieira.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/239362020-05-28 15:06:18.708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
title |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
spellingShingle |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade Vieira, Fernando Borges ações afirmativas ensino superior princípio da igualdade affirmative actions graduation programs equality principle CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
title_short |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
title_full |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
title_fullStr |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
title_full_unstemmed |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
title_sort |
As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade |
author |
Vieira, Fernando Borges |
author_facet |
Vieira, Fernando Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertolin, Patrícia Tuma Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1063419819265955 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bitun, Ricardo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3152919547730130 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moreira, Roberto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7474747474747474 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6633755959041393 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Borges |
contributor_str_mv |
Bertolin, Patrícia Tuma Martins Bitun, Ricardo Moreira, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ações afirmativas ensino superior princípio da igualdade |
topic |
ações afirmativas ensino superior princípio da igualdade affirmative actions graduation programs equality principle CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
affirmative actions graduation programs equality principle |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-17 2020-05-28T18:06:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:34:38Z 2020-05-28T18:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Direito Político e Econômico |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177231125250048 |