Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/265 |
Resumo: | São pressupostos deste trabalho que o conhecimento é gerado pelo ser humano e que sua transmissão depende da sua pré-disposição em compartilhar o conhecimento, portanto a gestão do conhecimento apresenta este ser como elemento essencial no processo de criação, conversão e compartilhamento do conhecimento. Este conhecimento é cada vez mais essencial ao desenvolvimento e sucesso das organizações. O ambiente organizacional vem se empenhando em gerar o conhecimento, pois o tempo médio que um trabalhador fica em seu emprego está diminuindo e conseqüentemente à taxa de rotatividade em todos os setores está se elevando, principalmente no segmento de serviços especificamente nos Call Centers. O desafio das organizações é aproveitar o conhecimento dos funcionários e da própria organização, e em paralelo continuarem com as suas atividades. Com um processo bem estruturado para a gestão do conhecimento temos a possibilidade de utilizar a memória organizacional, e esta tem a finalidade de melhorar o desempenho organizacional, pois é possível gerenciar seus ativos intelectuais. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a influência do conhecimento individual na memória organizacional da Empresa TeleTech. Foram utilizados questionários com foco nas oportunidades individuais e organizacionais. Com a análise das respostas foi possível descobrir que embora suas experiências sejam compartilhadas informalmente, se existisse um sistema especifico para compartilhar o conhecimento adquirido nos atendimentos, a produtividade seria mais efetiva. Pode se afirmar também que a alta taxa de rotatividade pode ter influência direta na memória organizacional. |
id |
UPM_c0958c8d3bd5b2ad9635ace53ed28965 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/265 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Rodrigues, Elisangela SouzaNunes, Élida JacominiUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-07-04T13:00:21Z2013-07-04T13:00:21Z2013-07-042011http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/265São pressupostos deste trabalho que o conhecimento é gerado pelo ser humano e que sua transmissão depende da sua pré-disposição em compartilhar o conhecimento, portanto a gestão do conhecimento apresenta este ser como elemento essencial no processo de criação, conversão e compartilhamento do conhecimento. Este conhecimento é cada vez mais essencial ao desenvolvimento e sucesso das organizações. O ambiente organizacional vem se empenhando em gerar o conhecimento, pois o tempo médio que um trabalhador fica em seu emprego está diminuindo e conseqüentemente à taxa de rotatividade em todos os setores está se elevando, principalmente no segmento de serviços especificamente nos Call Centers. O desafio das organizações é aproveitar o conhecimento dos funcionários e da própria organização, e em paralelo continuarem com as suas atividades. Com um processo bem estruturado para a gestão do conhecimento temos a possibilidade de utilizar a memória organizacional, e esta tem a finalidade de melhorar o desempenho organizacional, pois é possível gerenciar seus ativos intelectuais. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a influência do conhecimento individual na memória organizacional da Empresa TeleTech. Foram utilizados questionários com foco nas oportunidades individuais e organizacionais. Com a análise das respostas foi possível descobrir que embora suas experiências sejam compartilhadas informalmente, se existisse um sistema especifico para compartilhar o conhecimento adquirido nos atendimentos, a produtividade seria mais efetiva. Pode se afirmar também que a alta taxa de rotatividade pode ter influência direta na memória organizacional.This work presupposes that knowledge is generated by humans and its transmission depends on their predisposition to share knowledge, therefore knowledge management presents the humans as an essential element in the process of creation, transformation and process of sharing knowledge. This knowledge is increasingly essential to development and to the success of organizations. The organizational environment has been making strenuous efforts to generate knowledge, because the average time a worker is in his employment is decreasing and consequently, the rate of turnover in all sectors is rising, especially in the service sector specifically in call centers. The challenge of the organizations is to take the expertise of the staff team and of the own organization, and continue in parallel with their activities. With a well-structured process for knowledge management we do have the ability to use the organizational memory, and this is intended to improve the organizational performance, it is possible to manage their intellectual assets. This research aims to investigate the influence of individual knowledge in organizational TeleTech Company's memory. Questionnaires were used to focus on individual and organizational opportunities. With the analysis of the responses it was possible to find out that although their experiences are shared informally, if there was a specific system to share the knowledge acquired in attendance, productivity would be more effective. It can also be affirmed that the high turnover rate can have a direct influence on the organizational memory.Gestão do conhecimentoMemória organizacionalClima organizacionalGestão de projetosGestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILElisangela Souza Rodrigues1.pdf.jpgElisangela Souza Rodrigues1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/4/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf.jpg22e1772ee48180cd9f25dedc05698619MD54TEXTElisangela Souza Rodrigues1.pdf.txtElisangela Souza Rodrigues1.pdf.txtExtracted texttext/plain87034http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/3/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf.txt9c6470c36a9704cee3df4f691f6a59d9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALElisangela Souza Rodrigues1.pdfElisangela Souza Rodrigues1.pdfElisangela Souza Rodriguesapplication/pdf515687http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/1/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf6773467ba9d95bf0c7f0cb3467e8969fMD5110899/2652020-03-04 11:52:31.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
title |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços Rodrigues, Elisangela Souza Gestão do conhecimento Memória organizacional Clima organizacional Gestão de projetos |
title_short |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
title_full |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
title_sort |
Gestão do conhecimento nas empresas do segmento de serviços |
author |
Rodrigues, Elisangela Souza |
author_facet |
Rodrigues, Elisangela Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elisangela Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Élida Jacomini |
contributor_str_mv |
Nunes, Élida Jacomini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Memória organizacional Clima organizacional Gestão de projetos |
topic |
Gestão do conhecimento Memória organizacional Clima organizacional Gestão de projetos |
description |
São pressupostos deste trabalho que o conhecimento é gerado pelo ser humano e que sua transmissão depende da sua pré-disposição em compartilhar o conhecimento, portanto a gestão do conhecimento apresenta este ser como elemento essencial no processo de criação, conversão e compartilhamento do conhecimento. Este conhecimento é cada vez mais essencial ao desenvolvimento e sucesso das organizações. O ambiente organizacional vem se empenhando em gerar o conhecimento, pois o tempo médio que um trabalhador fica em seu emprego está diminuindo e conseqüentemente à taxa de rotatividade em todos os setores está se elevando, principalmente no segmento de serviços especificamente nos Call Centers. O desafio das organizações é aproveitar o conhecimento dos funcionários e da própria organização, e em paralelo continuarem com as suas atividades. Com um processo bem estruturado para a gestão do conhecimento temos a possibilidade de utilizar a memória organizacional, e esta tem a finalidade de melhorar o desempenho organizacional, pois é possível gerenciar seus ativos intelectuais. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a influência do conhecimento individual na memória organizacional da Empresa TeleTech. Foram utilizados questionários com foco nas oportunidades individuais e organizacionais. Com a análise das respostas foi possível descobrir que embora suas experiências sejam compartilhadas informalmente, se existisse um sistema especifico para compartilhar o conhecimento adquirido nos atendimentos, a produtividade seria mais efetiva. Pode se afirmar também que a alta taxa de rotatividade pode ter influência direta na memória organizacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.qualified.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-04T13:00:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-04T13:00:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/265 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/4/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf.jpg http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/3/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/2/license.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/265/1/Elisangela%20Souza%20Rodrigues1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22e1772ee48180cd9f25dedc05698619 9c6470c36a9704cee3df4f691f6a59d9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6773467ba9d95bf0c7f0cb3467e8969f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177223824015360 |