As escolas da zona rural, as dificuldades e o fechamento: educação no campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39106 |
Resumo: | Vitória da Conquista, um município do estado da Bahia, onde o prefeito decretou o fechamento das escolas, deixando crianças órfãs na educação. Documentários e entrevista com moradores na zona rural falam e escrevem sobre as dificuldades para conquistar as escolas no campo e, depois de anos de uma conquista educacional, vem a decepção com o fechamento das escolas, enviando crianças para a cidade mais próxima ou para povoados, com transportes com más condições de uso, e essas crianças correm sérios riscos de acidentes nos transportes escolares que a prefeitura tem oferecido. Ainda que a educação seja um direito garantido por leis, o fenômeno do fechamento das escolas do campo cresce desastrosamente no Brasil, impedindo que milhares de sujeitos do campo tenham acesso à escolarização na comunidade rural em que vivem. Isto vem acarretando a sobrevivência daqueles que ainda insistem em permanecer no campo. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. De certo modo, esse tem sido um projeto do capital: esvaziar o campo de gente. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa com destaque para as questões sociais e sobre fenômenos humanos. |
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Isto vem acarretando a sobrevivência daqueles que ainda insistem em permanecer no campo. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. De certo modo, esse tem sido um projeto do capital: esvaziar o campo de gente. 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