DA OFERTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/33499 |
Resumo: | Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado concluída neste ano de 2016. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas no campo de anos finais do Ensino Fundamental em Itapejara D’Oeste, região Sudoeste do Paraná, com o intuito de evidenciar seus determinantes gerais e específicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, como um estudo de caso, utilizando-se dos procedimentos entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre os principais resultados, destacou-se que a redução das matrículas das escolas existentes no campo, no município em estudo, esteve relacionada à perda de população camponesa em decorrência da expansão do capitalismo no campo e incentivada por políticas sociais. A oferta da educação escolar no campo em Itapejara D’Oeste ocorreu de forma precária e insuficiente, o que comprovou o descaso dos poderes públicos com a educação da população do campo. O processo de fechamento das escolas no campo no município, com destaque para a década de 1990, esteve atrelado às políticas de nuclearização de escolas e à oferta do transporte escolar sob justificativas econômico-quantitativas que reduzem a complexidade do problema. Em suma, a pesquisa traduz a grande dívida histórica com a educação dos povos do campo. |
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DA OFERTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PREscolas no campoEducação escolar no campoFechamento de escolas no campoTransporte escolar.Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado concluída neste ano de 2016. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas no campo de anos finais do Ensino Fundamental em Itapejara D’Oeste, região Sudoeste do Paraná, com o intuito de evidenciar seus determinantes gerais e específicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, como um estudo de caso, utilizando-se dos procedimentos entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre os principais resultados, destacou-se que a redução das matrículas das escolas existentes no campo, no município em estudo, esteve relacionada à perda de população camponesa em decorrência da expansão do capitalismo no campo e incentivada por políticas sociais. A oferta da educação escolar no campo em Itapejara D’Oeste ocorreu de forma precária e insuficiente, o que comprovou o descaso dos poderes públicos com a educação da população do campo. O processo de fechamento das escolas no campo no município, com destaque para a década de 1990, esteve atrelado às políticas de nuclearização de escolas e à oferta do transporte escolar sob justificativas econômico-quantitativas que reduzem a complexidade do problema. Em suma, a pesquisa traduz a grande dívida histórica com a educação dos povos do campo.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3349910.4025/tpe.v20i3.33499Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 131-1422237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/33499/pdfPiva Mazur, IvaniaAcilino Antonio, Clésioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33499Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:33.156039Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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