DA OFERTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piva Mazur, Ivania
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Acilino Antonio, Clésio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/33499
Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado concluída neste ano de 2016. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas no campo de anos finais do Ensino Fundamental em Itapejara D’Oeste, região Sudoeste do Paraná, com o intuito de evidenciar seus determinantes gerais e específicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, como um estudo de caso, utilizando-se dos procedimentos entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre os principais resultados, destacou-se que a redução das matrículas das escolas existentes no campo, no município em estudo, esteve relacionada à perda de população camponesa em decorrência da expansão do capitalismo no campo e incentivada por políticas sociais. A oferta da educação escolar no campo em Itapejara D’Oeste ocorreu de forma precária e insuficiente, o que comprovou o descaso dos poderes públicos com a educação da população do campo. O processo de fechamento das escolas no campo no município, com destaque para a década de 1990, esteve atrelado às políticas de nuclearização de escolas e à oferta do transporte escolar sob justificativas econômico-quantitativas que reduzem a complexidade do problema. Em suma, a pesquisa traduz a grande dívida histórica com a educação dos povos do campo.
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