Nó(s) e fios: criações coletivas na arte latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argüello, Leslye Revely dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30621
Resumo: A pesquisa estuda as obras de criações coletivas na arte contemporânea. O processo de criação em grupo e as expressões artísticas foram selecionados de acordo com a relação desses artistas com seus públicos (arte relacional e participativa) e os espaços de ação e criação (ateliês e campos expandidos). Os recortes das obras latino-americanas buscam um olhar para a cultura considerando os contextos e principalmente o momento presente. O mapeamento dos coletivos foi organizado de forma cartográfica, para reconhecimento e identificação das redes colaborativas em artes. Como resultado, o texto a seguir contempla, de forma bibliográfica, uma contextualização da criação em grupo e, em seguida, com as entrevistas e os registros virtuais das obras, realiza análises para verificar as múltiplas interações entre obra, espaço e público. Os conceitos que balizaram esta pesquisa foram: criações coletivas (Cecília Salles, Domenico De Masi e Ellen Wachter), arte relacional e participativa (Nicolas Bourriaud e Claire Bishop), os espaços expandidos de criação (Jens Hoffman e Helio Oiticica) e o conceito de agitação e construção na arte latino-americana (Luiz Camnitzer). Como resultado da pesquisa identificou-se que os coletivos latino-americanos produzem em espaços diversos, buscam interagir com seu contexto considerando as necessidades políticas e sociais, estabelecendo convívio e diálogo com o público de forma tangencial entre a cultura latino-americana e a criatividade coletiva
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spelling Argüello, Leslye Revely dos SantosMello, Regina Lara Silveira2022-09-29T14:13:15Z2022-09-29T14:13:15Z2022-08-17A pesquisa estuda as obras de criações coletivas na arte contemporânea. O processo de criação em grupo e as expressões artísticas foram selecionados de acordo com a relação desses artistas com seus públicos (arte relacional e participativa) e os espaços de ação e criação (ateliês e campos expandidos). Os recortes das obras latino-americanas buscam um olhar para a cultura considerando os contextos e principalmente o momento presente. O mapeamento dos coletivos foi organizado de forma cartográfica, para reconhecimento e identificação das redes colaborativas em artes. Como resultado, o texto a seguir contempla, de forma bibliográfica, uma contextualização da criação em grupo e, em seguida, com as entrevistas e os registros virtuais das obras, realiza análises para verificar as múltiplas interações entre obra, espaço e público. Os conceitos que balizaram esta pesquisa foram: criações coletivas (Cecília Salles, Domenico De Masi e Ellen Wachter), arte relacional e participativa (Nicolas Bourriaud e Claire Bishop), os espaços expandidos de criação (Jens Hoffman e Helio Oiticica) e o conceito de agitação e construção na arte latino-americana (Luiz Camnitzer). Como resultado da pesquisa identificou-se que os coletivos latino-americanos produzem em espaços diversos, buscam interagir com seu contexto considerando as necessidades políticas e sociais, estabelecendo convívio e diálogo com o público de forma tangencial entre a cultura latino-americana e a criatividade coletivaIPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30621Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessarte latino-americanaarte participativaateliê expandidoNó(s) e fios: criações coletivas na arte latino-americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/04391143727628290000-0002-5788-7496http://lattes.cnpq.br/65150435702916820000-0003-4922-1288Rizolli, MarcosGuimaraens, Domingos de LeersSilveira, IsabelBolognesi, Mario FernandoThe research studies the labors of collective creations in contemporary art. The group creation process and artistic expressions were selected according to the relationship of these artists with their audiences (relational and participatory art) and the spaces of action and creation (ateliers and expanded fields). The snippets of Latin American works seek a view at culture considering the contexts and especially the actual moment. The mapping of the collectives was organized in a cartographic way, for the recognition and identification of collaborative networks in the arts. As a result, the following text contemplates, in a bibliographic way, a contextualization of group creation and, then, with the interviews and virtual records of the works, analyzes are carried out to verify the multiple interactions between the work, space and public. The concepts that guided this research were: collective creations (Cecília Salles, Domenico De Masi and Ellen Wachter), relational and participatory art (Nicolas Bourriaud and Claire Bishop), the expanded spaces of creation (Jens Hoffman and Helio Oiticica) and the concept of agitation and construction in Latin American art (Luiz Camnitzer). As a result of the research, it was identified that Latin American collectives produce in different spaces, seek to interact with their context and consider political and social needs, establishing conviviality and dialogue with the public in a tangent way between Latin American culture and creativity collectivelatin american artcollective creationexpanded studioBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::CIENCIAS HUMANASORIGINALLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdfLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdfLeslye Revely dos Santos Argüelloapplication/pdf30442026https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d0f51f55-9335-4814-87fb-47e205838ad9/downloadc40d328635a1928f6869482d7b3d8742MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c1e0f0f6-14a0-4aee-9d29-42c7f8ece70f/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/13b1eec6-ebd4-4232-b9b5-8ab3c9132bf2/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdf.txtLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdf.txtExtracted texttext/plain967671https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f9238b6a-2bb5-40ca-aca1-ec6a88836fe8/download1d3c0e6ab4af84aa207324cc617211d2MD54THUMBNAILLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdf.jpgLESLYE REVELY DOS SANTOS ARGÜELLO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b799ffc5-0c16-4d33-ae6e-a39bf0219bb4/downloadf5b4a62ebfbc2e17b4d6016f7830821cMD5510899/306212023-01-05 01:12:39.789http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30621https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-05T01:12:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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