Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados. |
id |
UPM_cefac359f2b3e330b16676d725fb1aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23565 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092D´angelo, Marcia JulianaBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/00747601848263262016-03-15T19:26:45Z2020-05-28T18:04:19Z2009-09-282020-05-28T18:04:19Z2009-08-20Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados.The purpose of this study was to describe and understand the collective competence development process, in perspective of groups, committees or councils for sustainabiliy issues, on societal projects management at organizations. It was explored here how theses groups, responsible for implementing such initiatives, understand the concepts of sustainable development and sustainability and building up concrete actions practices and policies in consonance with the business goals of the organizations. It was based on competence interpretative approach by Jörgen Sandberg s studies on understanding of work and on Karl Weick s studies on sensemaking to analyse the understanding of sustainability, the basis for groups competence development at work. Therefore, it was conducted a basic interpretive qualitative research in five multinational and three national organizations. The data were collected through semi-structured interviews and documentary analysis. It was used the codification method for data reduction and analysis by Flores (1994). The results show the circularity of societal competence development from spoused pre-understandings on originated in the individual s social action context of upbringingp, education and work, which provides the basic framework for understanding of work in groups. Findings suggest that the way of understanding work the meaning work in groups still is not a change in the way of running business at organizations, but continuous refinements from spoused preunderstandings on.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565porUniversidade Presbiteriana Mackenziesustentabilidadecompetências grupaisprojetos societaisconstrução do sentidosignificado do trabalhosustainabilitygroup competencesocietal projectssensemakingunderstanding of workCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3026/Marcia%20Juliana%20DAngelo.pdf.jpgDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMarcia Juliana DAngelo.pdfMarcia Juliana DAngelo.pdfapplication/pdf1369245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6ae09383-a552-4b2c-aab3-6ae07a3fe922/download478b807dbf09b36794287086770e47deMD51TEXTMarcia Juliana DAngelo.pdf.txtMarcia Juliana DAngelo.pdf.txtExtracted texttext/plain457255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d9d23826-5b69-445a-bc65-4704a1b05786/downloadc14010def63722d4ac9fa454ba5dc1ffMD52THUMBNAILMarcia Juliana DAngelo.pdf.jpgMarcia Juliana DAngelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fd6bd81-1f87-4c01-8cd8-9b5288cb9680/download6c20e31040b7b57aecbb59d19d6b4876MD5310899/235652022-03-14 16:20:38.371oai:dspace.mackenzie.br:10899/23565https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:20:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
title |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos D´angelo, Marcia Juliana sustentabilidade competências grupais projetos societais construção do sentido significado do trabalho sustainability group competence societal projects sensemaking understanding of work CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
title_full |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
title_sort |
Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos |
author |
D´angelo, Marcia Juliana |
author_facet |
D´angelo, Marcia Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D´angelo, Marcia Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0074760184826326 |
contributor_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade competências grupais projetos societais construção do sentido significado do trabalho |
topic |
sustentabilidade competências grupais projetos societais construção do sentido significado do trabalho sustainability group competence societal projects sensemaking understanding of work CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
sustainability group competence societal projects sensemaking understanding of work |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-28 2020-05-28T18:04:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:26:45Z 2020-05-28T18:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6ae09383-a552-4b2c-aab3-6ae07a3fe922/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d9d23826-5b69-445a-bc65-4704a1b05786/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fd6bd81-1f87-4c01-8cd8-9b5288cb9680/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
478b807dbf09b36794287086770e47de c14010def63722d4ac9fa454ba5dc1ff 6c20e31040b7b57aecbb59d19d6b4876 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820046326104064 |