Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D´angelo, Marcia Juliana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados.
id UPM_cefac359f2b3e330b16676d725fb1aa8
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23565
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8568710701792092D´angelo, Marcia JulianaBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/00747601848263262016-03-15T19:26:45Z2020-05-28T18:04:19Z2009-09-282020-05-28T18:04:19Z2009-08-20Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados.The purpose of this study was to describe and understand the collective competence development process, in perspective of groups, committees or councils for sustainabiliy issues, on societal projects management at organizations. It was explored here how theses groups, responsible for implementing such initiatives, understand the concepts of sustainable development and sustainability and building up concrete actions practices and policies in consonance with the business goals of the organizations. It was based on competence interpretative approach by Jörgen Sandberg s studies on understanding of work and on Karl Weick s studies on sensemaking to analyse the understanding of sustainability, the basis for groups competence development at work. Therefore, it was conducted a basic interpretive qualitative research in five multinational and three national organizations. The data were collected through semi-structured interviews and documentary analysis. It was used the codification method for data reduction and analysis by Flores (1994). The results show the circularity of societal competence development from spoused pre-understandings on originated in the individual s social action context of upbringingp, education and work, which provides the basic framework for understanding of work in groups. Findings suggest that the way of understanding work the meaning work in groups still is not a change in the way of running business at organizations, but continuous refinements from spoused preunderstandings on.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565porUniversidade Presbiteriana Mackenziesustentabilidadecompetências grupaisprojetos societaisconstrução do sentidosignificado do trabalhosustainabilitygroup competencesocietal projectssensemakingunderstanding of workCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3026/Marcia%20Juliana%20DAngelo.pdf.jpgDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMarcia Juliana DAngelo.pdfMarcia Juliana DAngelo.pdfapplication/pdf1369245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6ae09383-a552-4b2c-aab3-6ae07a3fe922/download478b807dbf09b36794287086770e47deMD51TEXTMarcia Juliana DAngelo.pdf.txtMarcia Juliana DAngelo.pdf.txtExtracted texttext/plain457255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d9d23826-5b69-445a-bc65-4704a1b05786/downloadc14010def63722d4ac9fa454ba5dc1ffMD52THUMBNAILMarcia Juliana DAngelo.pdf.jpgMarcia Juliana DAngelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fd6bd81-1f87-4c01-8cd8-9b5288cb9680/download6c20e31040b7b57aecbb59d19d6b4876MD5310899/235652022-03-14 16:20:38.371oai:dspace.mackenzie.br:10899/23565https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:20:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
title Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
spellingShingle Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
D´angelo, Marcia Juliana
sustentabilidade
competências grupais
projetos societais
construção do sentido
significado do trabalho
sustainability
group competence
societal projects
sensemaking
understanding of work
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
title_full Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
title_fullStr Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
title_sort Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos
author D´angelo, Marcia Juliana
author_facet D´angelo, Marcia Juliana
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.author.fl_str_mv D´angelo, Marcia Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0074760184826326
contributor_str_mv Brunstein, Janette
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
competências grupais
projetos societais
construção do sentido
significado do trabalho
topic sustentabilidade
competências grupais
projetos societais
construção do sentido
significado do trabalho
sustainability
group competence
societal projects
sensemaking
understanding of work
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv sustainability
group competence
societal projects
sensemaking
understanding of work
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-28
2020-05-28T18:04:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:45Z
2020-05-28T18:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6ae09383-a552-4b2c-aab3-6ae07a3fe922/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d9d23826-5b69-445a-bc65-4704a1b05786/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fd6bd81-1f87-4c01-8cd8-9b5288cb9680/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 478b807dbf09b36794287086770e47de
c14010def63722d4ac9fa454ba5dc1ff
6c20e31040b7b57aecbb59d19d6b4876
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820046326104064