A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24854 |
Resumo: | In the current scenery of the information society, the new communication and information tecnologies are affecting especially the professional and educational worlds. But do the multimedia messages, that already invaded classrooms, really work? Richard Mayer s answer is yes, as he proposes his multimedia cognitive learning theory. And how have teachers been applying these techonological resources they now have access to? In order to answer this question, a ten day imersion was made on the Colégio Portinari in Salvador, concerning especially a history course in which the teacher uses multimedia sequences made by himself. |
id |
UPM_d29ee9421d84522ada3b95a4e1abb002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24854 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:43:25Z2020-05-28T18:11:04Z2008-09-032020-05-28T18:11:04Z2008-08-18ELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24854In the current scenery of the information society, the new communication and information tecnologies are affecting especially the professional and educational worlds. But do the multimedia messages, that already invaded classrooms, really work? Richard Mayer s answer is yes, as he proposes his multimedia cognitive learning theory. And how have teachers been applying these techonological resources they now have access to? In order to answer this question, a ten day imersion was made on the Colégio Portinari in Salvador, concerning especially a history course in which the teacher uses multimedia sequences made by himself.No cenário atual da sociedade da informação, as novas tecnologias da comunicação e da informação vêm afetando em particular o mundo do trabalho e o da educação. Mas as mensagens multimídias, que já invadiram as salas de aula, realmente funcionam? Sim, responde Richard Mayer, ao propor sua teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. E na prática, como os professores vêm utilizando os recursos tecnológicos de que dispõem? Em busca da resposta a essa pergunta, fez-se uma imersão de dez dias no Colégio Portinari, de Salvador, onde leciona um professor de História que constrói suas próprias sequências multimídias.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Histórianovas tecnologias da comunicaçãonovas tecnologias da informaçãomensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídianew communication tecnologiesnew information tecnologiesmultimedia messagesmultimedia cognitive learning theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456http://lattes.cnpq.br/0723526996390320Elias, Maria Beatriz de Camposhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4247/Maria%20Beatriz%20de%20Campos%20Elias.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1988/1/Maria%20Beatriz%20de%20Campos%20Elias.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248542020-05-28 15:11:04.867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
title |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
spellingShingle |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História Elias, Maria Beatriz de Campos novas tecnologias da comunicação novas tecnologias da informação mensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia new communication tecnologies new information tecnologies multimedia messages multimedia cognitive learning theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
title_full |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
title_fullStr |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
title_full_unstemmed |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
title_sort |
A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História |
author |
Elias, Maria Beatriz de Campos |
author_facet |
Elias, Maria Beatriz de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8678853721350456 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0723526996390320 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Maria Beatriz de Campos |
contributor_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez Mizukami, Maria da Graça Nicoletti Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
novas tecnologias da comunicação novas tecnologias da informação mensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia |
topic |
novas tecnologias da comunicação novas tecnologias da informação mensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia new communication tecnologies new information tecnologies multimedia messages multimedia cognitive learning theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
new communication tecnologies new information tecnologies multimedia messages multimedia cognitive learning theory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In the current scenery of the information society, the new communication and information tecnologies are affecting especially the professional and educational worlds. But do the multimedia messages, that already invaded classrooms, really work? Richard Mayer s answer is yes, as he proposes his multimedia cognitive learning theory. And how have teachers been applying these techonological resources they now have access to? In order to answer this question, a ten day imersion was made on the Colégio Portinari in Salvador, concerning especially a history course in which the teacher uses multimedia sequences made by himself. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-03 2020-05-28T18:11:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:25Z 2020-05-28T18:11:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24854 |
identifier_str_mv |
ELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177249606402048 |