Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calmon, Leticia Barcellos du Pin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25464
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura sobre a transposição da obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, para a obra fílmica, com direção de Brian Percival. Para conseguir percorrer esse caminho, é necessário primeiramente estudar, em capítulos separados, a Literatura e o Cinema. Essa Arte ocupa o primeiro capítulo de nossa Dissertação, em que a história do Cinema, ao longo do século XX, perpassa acontecimentos históricos de grande relevância, como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tema de nosso objeto de análise, A menina que roubava livros, que, em livro e filme, produz uma maquiagem histórica desse episódio dramático. Procuramos explicar como a indústria cinematográfica chega ao século XXI e de que forma a máquina hollywoodiana de fazer filmes explica a questão mercadológica, ao possuir como alicerce as grandes produções norte-americanas. No segundo capítulo, estudamos a narrativa literária e, em particular, a estrutura que pode definir o termo best-seller, a partir do sucesso de vendas internacional da obra de Zusak. No terceiro capítulo, alicerçados pela teórica Linda Hutcheon, analisamos como se dá a transposição de um livro para um filme, se sua fidelidade é fundamental e, sobretudo, o que se modifica ou permanece na passagem entre as duas estruturas narrativas. Destacamos como essa Transposição ocorreu em A menina que roubava livros, por meio da comparação de trechos do livro e cenas do filme. Encontramos, no estudo desta Dissertação, poucas diferenças entre as duas narrativas, literária e fílmica. Nosso caminho de análise fílmica será amparado pelos estudos teóricos de Fernando Mascarello (História do cinema mundial), Tânia Pellegrini (Literatura, cinema e televisão) e Ismail Xavier (O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência). Como teorias literárias, elegemos os autores Vítor Manuel de Aguiar e Silva; Antonio Candido; Jonathan Culler, Terry Eagleton; Cândida Vilares Gancho e Roberto Acízelo de Souza.
id UPM_d3871a06379ed74adbf07aad417790d4
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25464
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4458112055578708Calmon, Leticia Barcellos du PinSantos, Elaine Cristina Prado doshttp://lattes.cnpq.br/52726130147478702017-01-27T12:43:28Z2020-05-28T18:13:32Z2020-05-28T18:13:32Z2016-08-16Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura sobre a transposição da obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, para a obra fílmica, com direção de Brian Percival. Para conseguir percorrer esse caminho, é necessário primeiramente estudar, em capítulos separados, a Literatura e o Cinema. Essa Arte ocupa o primeiro capítulo de nossa Dissertação, em que a história do Cinema, ao longo do século XX, perpassa acontecimentos históricos de grande relevância, como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tema de nosso objeto de análise, A menina que roubava livros, que, em livro e filme, produz uma maquiagem histórica desse episódio dramático. Procuramos explicar como a indústria cinematográfica chega ao século XXI e de que forma a máquina hollywoodiana de fazer filmes explica a questão mercadológica, ao possuir como alicerce as grandes produções norte-americanas. No segundo capítulo, estudamos a narrativa literária e, em particular, a estrutura que pode definir o termo best-seller, a partir do sucesso de vendas internacional da obra de Zusak. No terceiro capítulo, alicerçados pela teórica Linda Hutcheon, analisamos como se dá a transposição de um livro para um filme, se sua fidelidade é fundamental e, sobretudo, o que se modifica ou permanece na passagem entre as duas estruturas narrativas. Destacamos como essa Transposição ocorreu em A menina que roubava livros, por meio da comparação de trechos do livro e cenas do filme. Encontramos, no estudo desta Dissertação, poucas diferenças entre as duas narrativas, literária e fílmica. Nosso caminho de análise fílmica será amparado pelos estudos teóricos de Fernando Mascarello (História do cinema mundial), Tânia Pellegrini (Literatura, cinema e televisão) e Ismail Xavier (O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência). Como teorias literárias, elegemos os autores Vítor Manuel de Aguiar e Silva; Antonio Candido; Jonathan Culler, Terry Eagleton; Cândida Vilares Gancho e Roberto Acízelo de Souza.The objetive of our work is the analysis of the transposition from the literary work The Book Thief, written by Markus Zusak, to its filmic version, directed by Brian Percival. In order to walk this path, we have to study, firstly in independent chapters, Literature and Cinema. This Art occupies the first chapter of our work, where the history of films runs through the 20th century, along historical events such as the Second World War (1939-1945), the subject of our analysis, The Book Thief, which, in book and film, produces an historical make-up from this dramatic episode. We sought for the explanating on how the film industry arrives at the 21st century and by which way the hollywood machine of producing films explains the marketing question, since it contains the filmic master productions as a foundation. On the second chapter, we study the literary narrative and, particularly, the structure that is able to define the therm best-seller, starting from the worldwide selling success of Zusak‟s work. On the third chapter, based on Linda Hutcheon‟s theory, we analyze how the transposition from a book to a film happens, if its fidelity is fundamental and, specially, what changes and what remains in this passage between two narrative structures. We highlight how this transposition occurred in The Book Thief, by the comparison of books‟ parts to its filmic scenes. We find, on the study of this work, few differences between both narratives, literary and filmic. Our analysis path is based on other theories, such as: Fernando Mascarello (History of the World Cinema); Tânia Pellegrini (Literature, Cinema and Television) and Ismail Xavier (The Filmic Speech – Opacity and Transparency). – Those three books were not translated to English, so we wrote the correspondent words in English for their books. – We have elected literary theorics such as Vítor Manuel de Aguiar e Silva; Antonio Candido; Jonathan Culler, Terry Eagleton; Cândida Vilares Gancho and Roberto Acízelo de Souza.application/pdfCALMON, Leticia Barcellos du Pin. Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros. 2016. 83 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25464transpositionliteraturecinema.porUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesstransposiçãoliteraturacinemaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12831/Let%c3%adcia%20Barcellos%20du%20Pin%20Calmon.pdf.jpgDa literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIETrevisan, Ana Lúciahttp://lattes.cnpq.br/6107851924008207Betella, Gabriela Kvacekhttp://lattes.cnpq.br/3065305177014712BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdfLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdfapplication/pdf1742157https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4f22ccfc-95ce-436f-b68b-54c575454962/download8bea85986aad168606b5f36a5efbd2daMD51TEXTLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdf.txtLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdf.txtExtracted texttext/plain195841https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b9d2dae9-6e16-4c3b-bb8b-eba595223a7c/downloadea5c6c7110aa335d45ce2b2ea16f67abMD52THUMBNAILLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdf.jpgLetícia Barcellos du Pin Calmon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/be6b170d-5200-4270-bde9-6f88c4728c4f/downloadf8153f7801986161f18018f00dda0e26MD5310899/254642022-03-14 18:07:12.311http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25464https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:07:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
title Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
spellingShingle Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
Calmon, Leticia Barcellos du Pin
transposição
literatura
cinema
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
title_full Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
title_fullStr Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
title_full_unstemmed Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
title_sort Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros
author Calmon, Leticia Barcellos du Pin
author_facet Calmon, Leticia Barcellos du Pin
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4458112055578708
dc.contributor.author.fl_str_mv Calmon, Leticia Barcellos du Pin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Elaine Cristina Prado dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5272613014747870
contributor_str_mv Santos, Elaine Cristina Prado dos
dc.subject.por.fl_str_mv transposição
literatura
cinema
topic transposição
literatura
cinema
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura sobre a transposição da obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, para a obra fílmica, com direção de Brian Percival. Para conseguir percorrer esse caminho, é necessário primeiramente estudar, em capítulos separados, a Literatura e o Cinema. Essa Arte ocupa o primeiro capítulo de nossa Dissertação, em que a história do Cinema, ao longo do século XX, perpassa acontecimentos históricos de grande relevância, como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tema de nosso objeto de análise, A menina que roubava livros, que, em livro e filme, produz uma maquiagem histórica desse episódio dramático. Procuramos explicar como a indústria cinematográfica chega ao século XXI e de que forma a máquina hollywoodiana de fazer filmes explica a questão mercadológica, ao possuir como alicerce as grandes produções norte-americanas. No segundo capítulo, estudamos a narrativa literária e, em particular, a estrutura que pode definir o termo best-seller, a partir do sucesso de vendas internacional da obra de Zusak. No terceiro capítulo, alicerçados pela teórica Linda Hutcheon, analisamos como se dá a transposição de um livro para um filme, se sua fidelidade é fundamental e, sobretudo, o que se modifica ou permanece na passagem entre as duas estruturas narrativas. Destacamos como essa Transposição ocorreu em A menina que roubava livros, por meio da comparação de trechos do livro e cenas do filme. Encontramos, no estudo desta Dissertação, poucas diferenças entre as duas narrativas, literária e fílmica. Nosso caminho de análise fílmica será amparado pelos estudos teóricos de Fernando Mascarello (História do cinema mundial), Tânia Pellegrini (Literatura, cinema e televisão) e Ismail Xavier (O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência). Como teorias literárias, elegemos os autores Vítor Manuel de Aguiar e Silva; Antonio Candido; Jonathan Culler, Terry Eagleton; Cândida Vilares Gancho e Roberto Acízelo de Souza.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-27T12:43:28Z
2020-05-28T18:13:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALMON, Leticia Barcellos du Pin. Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros. 2016. 83 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25464
identifier_str_mv CALMON, Leticia Barcellos du Pin. Da literatura ao cinema : um processo de transposição em A menina que roubava livros. 2016. 83 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4f22ccfc-95ce-436f-b68b-54c575454962/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b9d2dae9-6e16-4c3b-bb8b-eba595223a7c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/be6b170d-5200-4270-bde9-6f88c4728c4f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bea85986aad168606b5f36a5efbd2da
ea5c6c7110aa335d45ce2b2ea16f67ab
f8153f7801986161f18018f00dda0e26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819972982407168