Business intelligence : uma visão geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo Fuertes de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/198
Resumo: Neste estudo, aborda-se a evolução tecnológica pela qual as empresas estão sendo obrigadas a aderir. Relatam-se os conceitos de Business Intelligence, reforçando o seu apoio e subsídio aos processos de tomada de decisão baseados em dados à busca de vantagens competitivas. Apresenta-se a importância da informação na tomada de decisão e os meios de armazenamento destas informações como Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e ODS, tendo como objetivo de montar uma base de recursos informacionais, sustentando a camada de inteligência da empresa e assim trazer elementos diferenciais e competitivos. Verifica-se a funcionalidade e a importância de uma ferramenta OLAP, apoiando o usuário final nas suas atividades. Contempla-se a ferramenta de ETL fundamental para a transformação do recurso de dados transacional em informacional. Identificam-se as principais fases e os fatores críticos de sucesso de um projeto de Data Warehouse / Data Mart. Analisam-se as diferentes abordagens de Bill Inmon e Ralph Kimball para projeto de Data Warehouse e Data Mart. Conclui-se com os principais casos de sucesso utilizando ferramentas de Business Intelligence.
id UPM_d7d426fa56d4439199cb3def354d55e7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/198
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Oliveira, Eduardo Fuertes deNunes, Élida JacominiUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-05-28T16:01:29Z2013-05-28T16:01:29Z2013-05-282009http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/198Neste estudo, aborda-se a evolução tecnológica pela qual as empresas estão sendo obrigadas a aderir. Relatam-se os conceitos de Business Intelligence, reforçando o seu apoio e subsídio aos processos de tomada de decisão baseados em dados à busca de vantagens competitivas. Apresenta-se a importância da informação na tomada de decisão e os meios de armazenamento destas informações como Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e ODS, tendo como objetivo de montar uma base de recursos informacionais, sustentando a camada de inteligência da empresa e assim trazer elementos diferenciais e competitivos. Verifica-se a funcionalidade e a importância de uma ferramenta OLAP, apoiando o usuário final nas suas atividades. Contempla-se a ferramenta de ETL fundamental para a transformação do recurso de dados transacional em informacional. Identificam-se as principais fases e os fatores críticos de sucesso de um projeto de Data Warehouse / Data Mart. Analisam-se as diferentes abordagens de Bill Inmon e Ralph Kimball para projeto de Data Warehouse e Data Mart. Conclui-se com os principais casos de sucesso utilizando ferramentas de Business Intelligence.This piece deals with the technological evolution that companies have to adhere to. It describes the concepts of Business Intelligence and stresses its support and importance in the decision making processes based on data, for purposes of achieving competitive advantages. This piece presents the importance of information in the decision making process and the storage alternatives for such information, such as Data Warehouse, Data Mart, Data Mining and ODS, aiming at the creation of an information resources database that will sustain the intelligence of the company and thus bring competitive and differential elements to it. This work assesses the functionality and importance of an OLAP tool to support end-users in their activities and also analyzes the ETL tool, which is vital for the transformation of transactional data resource into informational data resource. This piece identifies the main phases and the critical steps for the success of a Data Warehouse / Data Mart project and analyzes the different approaches proposed by Bill Inmon and Ralph Kimball for a Data Warehouse and Data Mart project. This work ends with the presentation of the main cases relating to the use of Business Intelligence tools.Universidade Presbiteriana MackenzieData warehouseData martInteligência competitiva (administratação)Vantagem competitiva (administração)Analise de sistemasBusiness intelligence : uma visão geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILEduardo Fuertes de Oliveira1.pdf.jpgEduardo Fuertes de Oliveira1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/4/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf.jpgb313edb245b7972f9571e68b836c751eMD54TEXTEduardo Fuertes de Oliveira1.pdf.txtEduardo Fuertes de Oliveira1.pdf.txtExtracted texttext/plain61632http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/3/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf.txt6befaf66f4e286b55a919efa83bd452dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALEduardo Fuertes de Oliveira1.pdfEduardo Fuertes de Oliveira1.pdfEduardo Fuertes de Oliveiraapplication/pdf291334http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/1/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf37a85583ec03a99ad4943ee63d6430e8MD5110899/1982020-03-04 11:52:10.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Business intelligence : uma visão geral
title Business intelligence : uma visão geral
spellingShingle Business intelligence : uma visão geral
Oliveira, Eduardo Fuertes de
Data warehouse
Data mart
Inteligência competitiva (administratação)
Vantagem competitiva (administração)
Analise de sistemas
title_short Business intelligence : uma visão geral
title_full Business intelligence : uma visão geral
title_fullStr Business intelligence : uma visão geral
title_full_unstemmed Business intelligence : uma visão geral
title_sort Business intelligence : uma visão geral
author Oliveira, Eduardo Fuertes de
author_facet Oliveira, Eduardo Fuertes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Fuertes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Élida Jacomini
contributor_str_mv Nunes, Élida Jacomini
dc.subject.por.fl_str_mv Data warehouse
Data mart
Inteligência competitiva (administratação)
Vantagem competitiva (administração)
Analise de sistemas
topic Data warehouse
Data mart
Inteligência competitiva (administratação)
Vantagem competitiva (administração)
Analise de sistemas
description Neste estudo, aborda-se a evolução tecnológica pela qual as empresas estão sendo obrigadas a aderir. Relatam-se os conceitos de Business Intelligence, reforçando o seu apoio e subsídio aos processos de tomada de decisão baseados em dados à busca de vantagens competitivas. Apresenta-se a importância da informação na tomada de decisão e os meios de armazenamento destas informações como Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e ODS, tendo como objetivo de montar uma base de recursos informacionais, sustentando a camada de inteligência da empresa e assim trazer elementos diferenciais e competitivos. Verifica-se a funcionalidade e a importância de uma ferramenta OLAP, apoiando o usuário final nas suas atividades. Contempla-se a ferramenta de ETL fundamental para a transformação do recurso de dados transacional em informacional. Identificam-se as principais fases e os fatores críticos de sucesso de um projeto de Data Warehouse / Data Mart. Analisam-se as diferentes abordagens de Bill Inmon e Ralph Kimball para projeto de Data Warehouse e Data Mart. Conclui-se com os principais casos de sucesso utilizando ferramentas de Business Intelligence.
publishDate 2009
dc.date.qualified.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T16:01:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-28T16:01:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/198
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/4/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf.jpg
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/3/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/2/license.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/198/1/Eduardo%20Fuertes%20de%20Oliveira1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b313edb245b7972f9571e68b836c751e
6befaf66f4e286b55a919efa83bd452d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
37a85583ec03a99ad4943ee63d6430e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177250330968064