Fase pré-processual obrigatória de conciliação: condição de acesso à prestação jurisdicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzishima, Ancilla Caetano Galera
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28391
Resumo: Os últimos 30 anos, no Brasil, têm trazido notório estímulo à autocomposição. A intenção de progresso dos mecanismos consensuais para solução de controvérsias, em especial, a partir de 2006, dada a implantação do Movimento pela Conciliação, no Conselho Nacional de Justiça, bem como das iniciativas da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, é um fato identificável. Nesse sentido, a Resolução CNJ n. 125/2010 estabelece a “política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário”, dividindo o sistema multiportas brasileiro em três setores de solução de conflitos: i) préprocessual; ii) processual e iii) o setor de cidadania. No bojo dessa evolução, o estudo da real implementação do Setor de Solução de Conflitos Pré-Processual é o problema desta tese, para a qual se formula a seguinte hipótese: a conciliação em momento pré-processual deve ser dotada do atributo da obrigatoriedade (figurando como condição da ação), de forma compatível com a garantia fundamental da inafastabilidade da jurisdição, a fim de desonerar a estrutura processual tradicional, otimizando o acesso à justiça. Sustentar, portanto, a conciliação pré-processual como condição da ação, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, integrante da adequação que compõe o interesse de agir, no quesito necessidade, é o objetivo geral desta tese. São objetivos específicos revisar a literatura acerca do acesso à jurisdição como acesso à ordem jurídica justa; ressignificar a garantia constitucional da inafastabilidade da jurisdição, verificando a compatibilidade entre a referida garantia e os métodos autocompositivos, especificamente, a conciliação; e revisitar a Teoria Geral do Processo. Logo, a tese defende o estabelecimento, por meio de alteração legislativa, da conciliação pré-processual como condição da ação, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, ou seja, para as situações em que seja possível a transação. Com uso dos métodos hipotético-dedutivo e indutivo, pesquisa bibliográfica, documental e análise jurisprudencial, valendo-se do referencial teórico de, entre outros, Alcalá-Zamora y Castillo (1992; 2000); Cappelletti e Garth (1988); Carlos Alberto de Salles (2006; 2013; 2017); Rodolfo de Camargo Mancuso (2011; 2014) e Marc Galanter (1989), a presente tese – desenvolvida na linha de pesquisa Cidadania Modelando o Estado – aponta para a conclusão de que o caminho, via alteração legislativa, está no sentido de estabelecer a conciliação pré-processual, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, como espécie de condição da ação (isto é, o interesse de agir, no quesito necesssidade).
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No bojo dessa evolução, o estudo da real implementação do Setor de Solução de Conflitos Pré-Processual é o problema desta tese, para a qual se formula a seguinte hipótese: a conciliação em momento pré-processual deve ser dotada do atributo da obrigatoriedade (figurando como condição da ação), de forma compatível com a garantia fundamental da inafastabilidade da jurisdição, a fim de desonerar a estrutura processual tradicional, otimizando o acesso à justiça. Sustentar, portanto, a conciliação pré-processual como condição da ação, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, integrante da adequação que compõe o interesse de agir, no quesito necessidade, é o objetivo geral desta tese. São objetivos específicos revisar a literatura acerca do acesso à jurisdição como acesso à ordem jurídica justa; ressignificar a garantia constitucional da inafastabilidade da jurisdição, verificando a compatibilidade entre a referida garantia e os métodos autocompositivos, especificamente, a conciliação; e revisitar a Teoria Geral do Processo. Logo, a tese defende o estabelecimento, por meio de alteração legislativa, da conciliação pré-processual como condição da ação, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, ou seja, para as situações em que seja possível a transação. Com uso dos métodos hipotético-dedutivo e indutivo, pesquisa bibliográfica, documental e análise jurisprudencial, valendo-se do referencial teórico de, entre outros, Alcalá-Zamora y Castillo (1992; 2000); Cappelletti e Garth (1988); Carlos Alberto de Salles (2006; 2013; 2017); Rodolfo de Camargo Mancuso (2011; 2014) e Marc Galanter (1989), a presente tese – desenvolvida na linha de pesquisa Cidadania Modelando o Estado – aponta para a conclusão de que o caminho, via alteração legislativa, está no sentido de estabelecer a conciliação pré-processual, nos assuntos suscetíveis de autocomposição, como espécie de condição da ação (isto é, o interesse de agir, no quesito necesssidade).The last 30 years in Brazil have brought a notable stimulus to selfcomposition. The intention of progressing the consensual mechanisms for solving controversies, especially from 2006 onwards, due to the implantation of the Movement for Conciliation in the National Council of Justice, as well as the initiatives of the Ministry of Justice's Secretariat for the Reform of the Judiciary, is a notable fact. In this regard, CNJ resolution no. 125/2010 establishes the “national judicial policy for the proper treatment of conflicts of interest within the scope of the Judiciary”, dividing the Brazilian multiport system into three sectors of conflict resolution: i) preprocedural; ii) procedural iii) the citizenship sector. In the context of this evolution, the study of the real implementation of the Pre-Procedural Conflict Resolution Sector is the issue of this thesis, for which the following hypothesis is formulated: conciliation in a pre-procedural moment must be enforced by the mandatory attribute ( appearing as a condition for the feasibility of the lawsuit), being compatible with the principle of nonobviation of jurisdiction, in order to relieve the traditional procedural structure, optimizing the access to justice. Therefore, it aims to sustein the pre-procedural conciliation as a condition for the feasibility of the lawsuit, in matters susceptible of self-composition, integral to the adequacy that susteins the interest to act, in the matter of necessity, which is the general objective of this thesis. The main specific objectives are to review the literature towards the access to jurisdiciton as the access to a fair legal system, reassign the constitutional guarantee of the non- obviation of jurisdiction, checking the compatibility between this guarantee and the self-composing methods, mainly the conciliation, as well as revisit the General Process Theory. Therefore, the thesis defends the establishment, towards legislative amendment, of the pre-procedural conciliation as a condition for the feasibility of the lawsuit, in issues which the selfcomposition are possible, in other words, in the issues which the transaction is possible. Using hypothetical-deductive and inductive methods, bibliographical and documentary research and jurisprudential analysis, as well as the theoretical framework of, among others, Alcalá-Zamora y Castillo (1992; 2000); Cappelletti and Garth (1988); Carlos Alberto de Salles (2006; 2013; 2017); Rodolfo de Camargo Mancuso (2011; 2014) and Marc Galanter (1989), the present thesis, which was developed in the Citizenchip modeling the State research line, leads to the conclusion that the path between legislative amendment is in the sense of establishing the pre-procedural conciliation in the issues susceptible of selfcomposition as a kind of feasiability of the demand, that is to say, the interest to act, in the issue of necessity.Ces trente dernières années le Brésil a connu de considérables encouragements en faveur de l’autorégulation. Les progrès en matière de mécanismes consensuels dans l’optique de résolution de controverses, en particulier à partir de 2006, a donné lieu à la mise en place d’un mouvement en faveur de la conciliation, au sein du Conseil National de Justice, ainsi que les initiatives du Secrétariat de la Réforme du Judiciaire du Ministère de la Justice, est un fait notoire. En ce sens, la résolution CNJ n. 125/2010 qui établit la « politique judiciaire nationale du traitement en matière de conflits d’intérêts dans le cadre du Pouvoir Judiciaire », sectionne le système brésilien en trois secteurs de solutions de conflits: i) une judiciarisation avant conflit ; ii) procédural et iii) le secteur de la citoyenneté. Au cœur de cette évolution, c’est l’étude réelle de l’implantation du Secteur de Solution de Conflits qui se trouve être la problématique de la thèse, et pour laquelle nous formulons l’hypothèse suivante : la conciliation en phase de préprocès doit être dotée de l’attribut d’obligation (figurant comme condition de la procédure), en compatibilité avec la garantie fondamentale de l’imminence de la jurisprudence, afin d’alléger la structure des procédures judiciaires traditionnelles, optimisant ainsi l’accès à la justice. Soutenir, dès lors, la conciliation pré-procès comme condition de la procédure, dans les affaires susceptibles d’autorégulation, partie intégrante de l’adéquation qui compose l’intérêt d’agir, lorsque cela est nécessaire, est l’objectif de la thèse. Comme objectifs spécifiques se trouvent la révision de la littérature autour de l’accès à la juridiction tout comme l’accès à l’ordre juridique juste ; la résinification de la garantie constitutionnelle de l’allègement juridictionnel, vérifiant la compatibilité entre la garantie en question et les méthodes d’autorégulation, en particulier, la conciliation ; et reconsidérer la Théorie Générale des Procédures. C’est ainsi que la thèse propose la mise en place, par la modification législative, de la conciliation pré-procès comme condition de la procédure concernant les affaires susceptibles d’autorégulation, c’està-dire, dans les situations où cela est possible. Grâce aux méthodes hypothéco-déductives et inductives, à la recherche bibliographique, de documents et de l’analyse de la jurisprudence, ayant pour références, entre autres, Alcalá-Zamora y Castillo (1992; 2000); Cappelletti e Garth (1988); Carlos Alberto de Salles (2006; 2013; 2017); Rodolfo de Camargo Mancuso (2011; 2014) e Marc Galanter (1989), la thèse, s’inscrivant dans la ligne de recherches en Citoyenneté modelant l’Etat, tend à un aboutissement, via modification législative, dans le sens de la mise en place de la conciliation pré-procès concernant les affaires susceptibles d’autorégulation, comme une sorte de condition de la procédure (c’est-à-dire, l’intérêt d’agir lorsque cela est nécessaire).application/pdfFUZISHIMA, Ancilla Caetano Galera. Fase pré-processual obrigatória de conciliação: condição de acesso à prestação jurisdicional. 2020. 235 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28391access to justiceself-compositioncnj resolution no. 125/2010mandatory preprocedural conciliationaccès à la justiceautorégulationrésolution cnj n. 125/2010conciliation préprocès obligatoireporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessacesso à justiçaautocomposiçãoresolução cnj n. 125/2010conciliação pré-processual obrigatóriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOFase pré-processual obrigatória de conciliação: condição de acesso à prestação jurisdicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFlorêncio Filho, Marco Aurélio Pintohttp://lattes.cnpq.br/0602263616755302Amaral Júnior, José Levi Mello dohttp://lattes.cnpq.br/5380555198973509Souza, André Pagani dehttp://lattes.cnpq.br/6549465698403759Fontes, Paulo Gustavo Guedeshttp://lattes.cnpq.br/4518023777965091BrasilFaculdade de Direito (FDIR)UPMDireito Político e EconômicoORIGINALANCILLA C GALERA FUZISHIMA.pdfAncilla Caetano Galera Fuzishimaapplication/pdf2231267https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37219dfd-600c-4bfd-b25b-f10fa96dd02a/downloaddaac483a9f0121e14c0c09e09c2b08dcMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9440735e-68d6-4968-a73d-983e7b2138fb/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/11dc83af-bae7-4194-a2f6-116dee0013f8/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/170807a5-2008-46d3-93db-29e9344012b8/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain2108https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2327a2cd-81d2-45ce-bf72-bc1d0f60d9c7/download1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96eMD55TEXTANCILLA C GALERA FUZISHIMA.pdf.txtANCILLA C GALERA FUZISHIMA.pdf.txtExtracted texttext/plain710315https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/34605fe8-5102-4c90-9e1f-53a57d2135a3/download6858f3b4381d776b976c3b60c361ad00MD58THUMBNAILANCILLA C GALERA FUZISHIMA.pdf.jpgANCILLA C GALERA FUZISHIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8acc0451-6215-40d4-a039-d60dcf410e2a/downloadc8336c35a26e182fdf07f4ec6c6ca4c5MD5910899/283912022-03-14 21:07:42.025http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/28391https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:07:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - 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