Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ricardo de Abreu
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23373
Resumo: Esta dissertação investigou as fontes de vantagem competitiva de firmas brasileiras de fabricação de moldes e estampos que, não obstante a atuação em contexto de mercado de oligopsônio, apresentaram destaque na criação e apropriação de valor com base no desenvolvimento de recursos e capacidades no interior de suas firmas. Procedeu-se a revisão dos conceitos de vantagem competitiva, de valor econômico, da visão baseada em recursos e do mercado de oligopsônio. O método empregado seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, o que envolveu a preparação de roteiro semi-estruturado, realização de entrevistas em profundidade, transcrição e análise do conteúdo segundo a técnica de Bardin (1977). Como etapa precedente à realização da pesquisa, foram entrevistados quatro altos executivos das principais empresas automobilísticas instaladas no país visando a compreensão da competitividade no mercado automobilístico e dos seus efeitos sobre o segmento de moldes e estampos, bem como a indicação das firmas nacionais consideradas destacadas no segmento ferramenteiro. Na sequência, foram entrevistados os dirigentes das seis empresas indicadas pelas automobilísticas, visando extrair-lhes a percepção sobre o destaque que lhes foi endereçado, os recursos responsáveis pela diferenciação e a gestão de tais recursos, tendo em vista a atuação num mercado de oligopsônio, típico da cadeia de fornecimento da indústria automobilística. Como resultado, observou-se que as empresas destacadas eram aquelas que alinhavam seus recursos aos objetivos competitivos do setor automobilístico, guiados pela busca de redução de custos e de tempo no desenvolvimento de projetos de novos veículos. Os recursos apontados como determinantes da vantagem competitiva dessas empresas foram: (a) a estrutura tecnológica, (b) a equipe de profissionais e (c) a atuação direta dos proprietários. Como capacidades decorrentes foram citadas: (a) o conhecimento em processo de conformação (no caso de estampos), (a) a habilidade para configuração e atualização da estrutura tecnológica e, (c) a gestão das pessoas chaves na organização. A atuação em mercado de oligopsônio não se mostrou relevante para a diferenciação na geração de valor, mas para a apropriação do valor criado por essas empresas, o que desencadeou o desenvolvimento de novas capacidades: (a) habilidade para exploração de vantagens decorrentes da sazonalidade da demanda, (b) ênfase sobre a gestão econômicofinanceira e, (c) política de reinvestimento dos resultados financeiros da empresa. Discutiu-se o paradigma de comparação para determinação do alcance da vantagem competitiva dessas empresas, tendo em vista a internacionalização da competição do segmento, e identificou-se que a apropriação de valor é uma função da criação de valor, como condição para sustentabilidade das empresas que se encontram na posição de vantagem competitiva.
id UPM_e00e150f7e5fe10d9518190ad71e4492
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23373
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5082252604805492Barbosa, Ricardo de AbreuMarcondes, Reynaldo Cavalheirohttp://lattes.cnpq.br/73348540471580182016-03-15T19:25:41Z2020-05-28T18:03:48Z2012-01-062020-05-28T18:03:48Z2011-09-08Esta dissertação investigou as fontes de vantagem competitiva de firmas brasileiras de fabricação de moldes e estampos que, não obstante a atuação em contexto de mercado de oligopsônio, apresentaram destaque na criação e apropriação de valor com base no desenvolvimento de recursos e capacidades no interior de suas firmas. Procedeu-se a revisão dos conceitos de vantagem competitiva, de valor econômico, da visão baseada em recursos e do mercado de oligopsônio. O método empregado seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, o que envolveu a preparação de roteiro semi-estruturado, realização de entrevistas em profundidade, transcrição e análise do conteúdo segundo a técnica de Bardin (1977). Como etapa precedente à realização da pesquisa, foram entrevistados quatro altos executivos das principais empresas automobilísticas instaladas no país visando a compreensão da competitividade no mercado automobilístico e dos seus efeitos sobre o segmento de moldes e estampos, bem como a indicação das firmas nacionais consideradas destacadas no segmento ferramenteiro. Na sequência, foram entrevistados os dirigentes das seis empresas indicadas pelas automobilísticas, visando extrair-lhes a percepção sobre o destaque que lhes foi endereçado, os recursos responsáveis pela diferenciação e a gestão de tais recursos, tendo em vista a atuação num mercado de oligopsônio, típico da cadeia de fornecimento da indústria automobilística. Como resultado, observou-se que as empresas destacadas eram aquelas que alinhavam seus recursos aos objetivos competitivos do setor automobilístico, guiados pela busca de redução de custos e de tempo no desenvolvimento de projetos de novos veículos. Os recursos apontados como determinantes da vantagem competitiva dessas empresas foram: (a) a estrutura tecnológica, (b) a equipe de profissionais e (c) a atuação direta dos proprietários. Como capacidades decorrentes foram citadas: (a) o conhecimento em processo de conformação (no caso de estampos), (a) a habilidade para configuração e atualização da estrutura tecnológica e, (c) a gestão das pessoas chaves na organização. A atuação em mercado de oligopsônio não se mostrou relevante para a diferenciação na geração de valor, mas para a apropriação do valor criado por essas empresas, o que desencadeou o desenvolvimento de novas capacidades: (a) habilidade para exploração de vantagens decorrentes da sazonalidade da demanda, (b) ênfase sobre a gestão econômicofinanceira e, (c) política de reinvestimento dos resultados financeiros da empresa. Discutiu-se o paradigma de comparação para determinação do alcance da vantagem competitiva dessas empresas, tendo em vista a internacionalização da competição do segmento, e identificou-se que a apropriação de valor é uma função da criação de valor, como condição para sustentabilidade das empresas que se encontram na posição de vantagem competitiva.This dissertation investigated the sources of competitive advantage of Brazilian firms manufacturing molds and dies which, despite the performance in the context of market oligopsony, had highlighted the creation and appropriation of value based on the development of resources and capabilities within their firms. It was proceeded a review of the concepts of competitive advantage, economic value, the resource-based view and market oligopsony. The method employed was a qualitative, exploratory and descriptive approach, which involved the preparation of semi-structured indepth interviews, transcription and content analysis technique according to Bardin (1977). As a previous step to doing research, it was interviewed four top executives of the major automobile companies established in the country aimed at understanding the competitiveness of the automotive market and its effects on the segment of molds and dies, as well as an indication of the prominent national firms considered segment toolmaker. Further, we interviewed the leaders of the six companies indicated by automobile in order to draw them to focus on the perception that they were addressed, the resources responsible for the differentiation and management of such resources in order to work in a market oligopsony typical supply chain of the automotive industry. As a result, it was observed that the leading companies were those that aligned its resources to the competitive goals of the automotive sector, guided by the quest to reduce costs and time in developing projects for new vehicles. The resources identified as determinants of competitive advantage of these companies were: (a) the technological infrastructure, (b) the team of professionals and (c) the direct action of the owners. Capabilities were cited as resulting from: (a) knowledge in the process of forming (for printing), (a) the ability to setup and upgrade the technological infrastructure, and (c) the management of key people in the organization. The involvement of oligopsony market was not important for differentiation in value creation, but to the appropriation of value created by these companies, which spawned the development of new capabilities: (a) ability to exploit the benefits of seasonal demand, (b) emphasis on the economic and financial management, and (c) policy of reinvesting company's financial results. It was discussed the paradigm of comparison for determining the extent of the competitive advantage of these companies, in view of the internationalization of competition in the segment, and it was identified that the appropriation of value is a function of value creation, as a condition for sustainable enterprises that are in a position of competitive advantage.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23373porUniversidade Presbiteriana Mackenzievantagem competitivarecursos estratégicosoligopsôniosegmento de moldes e estamposindústria automobilísticacompetitive advantagestrategic resourcesoligopsonymolds and die sectorautomobile industryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2869/Ricardo%20de%20Abreu%20Barbosa.pdf.jpgFontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estamposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMeirelles, Dimária Silva ehttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034Brito, Luiz Artur Ledurhttp://lattes.cnpq.br/1414078365813012BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALRicardo de Abreu Barbosa.pdfRicardo de Abreu Barbosa.pdfapplication/pdf1308843https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b137508-0ad2-4399-9d46-033dc49fed6e/download3e2534c6ab32455a969aecd782554098MD51TEXTRicardo de Abreu Barbosa.pdf.txtRicardo de Abreu Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain547627https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4ef61d54-f0c5-48ef-8d9b-eb4a128c15ef/download3362a7c947b63fc335673b1c92f94704MD52THUMBNAILRicardo de Abreu Barbosa.pdf.jpgRicardo de Abreu Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c0f62d03-52cc-4647-b035-85e4b254d6cd/downloadb0eb9ecf13f25279a1356e5f148a4b4cMD5310899/233732022-03-14 16:11:24.241oai:dspace.mackenzie.br:10899/23373https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
title Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
spellingShingle Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
Barbosa, Ricardo de Abreu
vantagem competitiva
recursos estratégicos
oligopsônio
segmento de moldes e estampos
indústria automobilística
competitive advantage
strategic resources
oligopsony
molds and die sector
automobile industry
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
title_full Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
title_fullStr Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
title_full_unstemmed Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
title_sort Fontes de vantagem competitiva em situaçăo de oligopsônio: um estudo no segmento de moldes e estampos
author Barbosa, Ricardo de Abreu
author_facet Barbosa, Ricardo de Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5082252604805492
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ricardo de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7334854047158018
contributor_str_mv Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv vantagem competitiva
recursos estratégicos
oligopsônio
segmento de moldes e estampos
indústria automobilística
topic vantagem competitiva
recursos estratégicos
oligopsônio
segmento de moldes e estampos
indústria automobilística
competitive advantage
strategic resources
oligopsony
molds and die sector
automobile industry
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv competitive advantage
strategic resources
oligopsony
molds and die sector
automobile industry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Esta dissertação investigou as fontes de vantagem competitiva de firmas brasileiras de fabricação de moldes e estampos que, não obstante a atuação em contexto de mercado de oligopsônio, apresentaram destaque na criação e apropriação de valor com base no desenvolvimento de recursos e capacidades no interior de suas firmas. Procedeu-se a revisão dos conceitos de vantagem competitiva, de valor econômico, da visão baseada em recursos e do mercado de oligopsônio. O método empregado seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, o que envolveu a preparação de roteiro semi-estruturado, realização de entrevistas em profundidade, transcrição e análise do conteúdo segundo a técnica de Bardin (1977). Como etapa precedente à realização da pesquisa, foram entrevistados quatro altos executivos das principais empresas automobilísticas instaladas no país visando a compreensão da competitividade no mercado automobilístico e dos seus efeitos sobre o segmento de moldes e estampos, bem como a indicação das firmas nacionais consideradas destacadas no segmento ferramenteiro. Na sequência, foram entrevistados os dirigentes das seis empresas indicadas pelas automobilísticas, visando extrair-lhes a percepção sobre o destaque que lhes foi endereçado, os recursos responsáveis pela diferenciação e a gestão de tais recursos, tendo em vista a atuação num mercado de oligopsônio, típico da cadeia de fornecimento da indústria automobilística. Como resultado, observou-se que as empresas destacadas eram aquelas que alinhavam seus recursos aos objetivos competitivos do setor automobilístico, guiados pela busca de redução de custos e de tempo no desenvolvimento de projetos de novos veículos. Os recursos apontados como determinantes da vantagem competitiva dessas empresas foram: (a) a estrutura tecnológica, (b) a equipe de profissionais e (c) a atuação direta dos proprietários. Como capacidades decorrentes foram citadas: (a) o conhecimento em processo de conformação (no caso de estampos), (a) a habilidade para configuração e atualização da estrutura tecnológica e, (c) a gestão das pessoas chaves na organização. A atuação em mercado de oligopsônio não se mostrou relevante para a diferenciação na geração de valor, mas para a apropriação do valor criado por essas empresas, o que desencadeou o desenvolvimento de novas capacidades: (a) habilidade para exploração de vantagens decorrentes da sazonalidade da demanda, (b) ênfase sobre a gestão econômicofinanceira e, (c) política de reinvestimento dos resultados financeiros da empresa. Discutiu-se o paradigma de comparação para determinação do alcance da vantagem competitiva dessas empresas, tendo em vista a internacionalização da competição do segmento, e identificou-se que a apropriação de valor é uma função da criação de valor, como condição para sustentabilidade das empresas que se encontram na posição de vantagem competitiva.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-08
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-06
2020-05-28T18:03:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:25:41Z
2020-05-28T18:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23373
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b137508-0ad2-4399-9d46-033dc49fed6e/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4ef61d54-f0c5-48ef-8d9b-eb4a128c15ef/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c0f62d03-52cc-4647-b035-85e4b254d6cd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e2534c6ab32455a969aecd782554098
3362a7c947b63fc335673b1c92f94704
b0eb9ecf13f25279a1356e5f148a4b4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820052500119552