O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888 |
Resumo: | O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos. |
id |
UPM_e03eb6f702b873a279c203ae5890183f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24888 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200Weckelmann, Valéria FariaPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/59306267325042262016-03-15T19:43:47Z2020-05-28T18:11:11Z2007-08-142020-05-28T18:11:11Z2006-08-21O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos.This present work brings for discussion the results of a survey carried out with faculty that has significant experience in superior teaching in learning environments in the physical presence teaching mode and distance teaching through videoconference media. The survey seeks to learn how these professors perceive, among other aspects: the difference between real physical presence classes and those conducted by videoconference, what led them to this media, the difficulties found for accomplishing this work, and, according to their experiences, what are the capabilities that a professor needs to develop to work with videoconferencing. Aspects related to the material used in videoconferencing, both in relation to its preparation as well as its use, are approached, as well as the perception, their feeling, progress and difficulties. It is sought to extract from their perceptions the characteristics and competences required to act in a virtual learning environment of videoconferencing. The context of the videoconference was that of course attendants students and professors with teaching experience, and the videoconference was conducted as of a broadcasting studio with multipoint connection, i.e., the class was given simultaneously to four or five classes located in geographically dispersed places.application/pdfWECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação a distânciatrabalho docentevideoconferênciadistance educationteaching workvideoconferenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4374/Valeria%20Faria%20Weckelmann.pdf.jpgO trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/547a6b4a-ccc2-460a-b7af-59d7be0620d3/downloadedf27e8551443dcd3229f8ac693a8273MD5-110899/248882022-03-14 10:01:12.381oai:dspace.mackenzie.br:10899/24888https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
title |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
spellingShingle |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas Weckelmann, Valéria Faria educação a distância trabalho docente videoconferência distance education teaching work videoconference CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
title_full |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
title_fullStr |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
title_sort |
O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas |
author |
Weckelmann, Valéria Faria |
author_facet |
Weckelmann, Valéria Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weckelmann, Valéria Faria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5930626732504226 |
contributor_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância trabalho docente videoconferência |
topic |
educação a distância trabalho docente videoconferência distance education teaching work videoconference CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
distance education teaching work videoconference |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-14 2020-05-28T18:11:11Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:47Z 2020-05-28T18:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888 |
identifier_str_mv |
WECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/547a6b4a-ccc2-460a-b7af-59d7be0620d3/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edf27e8551443dcd3229f8ac693a8273 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819994122747904 |