O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weckelmann, Valéria Faria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888
Resumo: O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos.
id UPM_e03eb6f702b873a279c203ae5890183f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24888
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9834111047842200Weckelmann, Valéria FariaPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/59306267325042262016-03-15T19:43:47Z2020-05-28T18:11:11Z2007-08-142020-05-28T18:11:11Z2006-08-21O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos.This present work brings for discussion the results of a survey carried out with faculty that has significant experience in superior teaching in learning environments in the physical presence teaching mode and distance teaching through videoconference media. The survey seeks to learn how these professors perceive, among other aspects: the difference between real physical presence classes and those conducted by videoconference, what led them to this media, the difficulties found for accomplishing this work, and, according to their experiences, what are the capabilities that a professor needs to develop to work with videoconferencing. Aspects related to the material used in videoconferencing, both in relation to its preparation as well as its use, are approached, as well as the perception, their feeling, progress and difficulties. It is sought to extract from their perceptions the characteristics and competences required to act in a virtual learning environment of videoconferencing. The context of the videoconference was that of course attendants students and professors with teaching experience, and the videoconference was conducted as of a broadcasting studio with multipoint connection, i.e., the class was given simultaneously to four or five classes located in geographically dispersed places.application/pdfWECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação a distânciatrabalho docentevideoconferênciadistance educationteaching workvideoconferenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4374/Valeria%20Faria%20Weckelmann.pdf.jpgO trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/547a6b4a-ccc2-460a-b7af-59d7be0620d3/downloadedf27e8551443dcd3229f8ac693a8273MD5-110899/248882022-03-14 10:01:12.381oai:dspace.mackenzie.br:10899/24888https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
title O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
spellingShingle O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
Weckelmann, Valéria Faria
educação a distância
trabalho docente
videoconferência
distance education
teaching work
videoconference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
title_full O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
title_fullStr O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
title_full_unstemmed O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
title_sort O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
author Weckelmann, Valéria Faria
author_facet Weckelmann, Valéria Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.author.fl_str_mv Weckelmann, Valéria Faria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5930626732504226
contributor_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
trabalho docente
videoconferência
topic educação a distância
trabalho docente
videoconferência
distance education
teaching work
videoconference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv distance education
teaching work
videoconference
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-21
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-14
2020-05-28T18:11:11Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:47Z
2020-05-28T18:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888
identifier_str_mv WECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/547a6b4a-ccc2-460a-b7af-59d7be0620d3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv edf27e8551443dcd3229f8ac693a8273
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819994122747904