Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lancman, Thais Kuperman
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28698
Resumo: A arte contemporânea representa um desafio novo na tradição da écfrase. A abertura irrestrita das linguagens e temas leva-nos a questionar como a transposição dessa arte pode torná-la presente para o leitor. A partir da análise de duas narrativas contemporâneas – Não há lugar para a lógica em Kassel (2015), de Enrique Vila-Matas, e O museu da inocência (2011a), de Orhan Pamuk –, em que a écfrase desempenha papel fundamental, esta pesquisa de doutorado busca entender até que ponto as mudanças no universo das artes visuais levam à necessidade de atualizar a teorização existente a respeito da écfrase. Chegamos a duas categorias que buscam iluminar pontos relevantes da écfrase de arte contemporânea, sem se restringirem a ela e sem inviabilizar o uso concomitante de demais categorizações existentes. Falamos em écfrase curatorial, para as passagens ecfrásticas que destacam os procedimentos de seleção e arquivamento de obras, relacionando-as em um contexto de exposição, ou ainda, obras de arte fundamentadas sobre tais procedimentos, como delimitado por Filipovic (2013). Outra categoria delineada nesta pesquisa é a écfrase fática, a partir do conceito de convivialidade explorado por Blommaert e Varis (2018), inseridos na lógica dos Atos de Percepção e de Recepção, como definidos por Elleström (2021). Por fática, entendemos a écfrase que explora os aspectos comunicacionais da obra de arte contemporânea, centrando-se na experiência de teste permanente da capacidade de proposições artísticas produzirem comunicação, entre artista e espectador e entre diferentes espectadores, estabelecendo a convivalidade, um convívio fluido mas nem por isso desprovido de significado. As obras analisadas utilizam, cada uma à sua maneira, a écfrase como elemento de indefinição, ou seja, inserem a abertura da arte contemporânea na amplitude da narrativa em sua incorporação de gêneros e registros. Por esse motivo, discutiremos nesta tese a écfrase como passagens que nos permitem entender melhor o funcionamento da ficção, a partir da comprensão de que a écfrase é um procedimento exemplar e agudo de reconstrução do olhar, da percepção e da memória.
id UPM_e2e8fb6a7da629848fa3cfb3a994f079
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/28698
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Lancman, Thais KupermanPereira, Helena Bonito Couto2022-01-26T19:05:40Z2022-01-26T19:05:40Z2021-11-09https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28698A arte contemporânea representa um desafio novo na tradição da écfrase. A abertura irrestrita das linguagens e temas leva-nos a questionar como a transposição dessa arte pode torná-la presente para o leitor. A partir da análise de duas narrativas contemporâneas – Não há lugar para a lógica em Kassel (2015), de Enrique Vila-Matas, e O museu da inocência (2011a), de Orhan Pamuk –, em que a écfrase desempenha papel fundamental, esta pesquisa de doutorado busca entender até que ponto as mudanças no universo das artes visuais levam à necessidade de atualizar a teorização existente a respeito da écfrase. Chegamos a duas categorias que buscam iluminar pontos relevantes da écfrase de arte contemporânea, sem se restringirem a ela e sem inviabilizar o uso concomitante de demais categorizações existentes. Falamos em écfrase curatorial, para as passagens ecfrásticas que destacam os procedimentos de seleção e arquivamento de obras, relacionando-as em um contexto de exposição, ou ainda, obras de arte fundamentadas sobre tais procedimentos, como delimitado por Filipovic (2013). Outra categoria delineada nesta pesquisa é a écfrase fática, a partir do conceito de convivialidade explorado por Blommaert e Varis (2018), inseridos na lógica dos Atos de Percepção e de Recepção, como definidos por Elleström (2021). Por fática, entendemos a écfrase que explora os aspectos comunicacionais da obra de arte contemporânea, centrando-se na experiência de teste permanente da capacidade de proposições artísticas produzirem comunicação, entre artista e espectador e entre diferentes espectadores, estabelecendo a convivalidade, um convívio fluido mas nem por isso desprovido de significado. As obras analisadas utilizam, cada uma à sua maneira, a écfrase como elemento de indefinição, ou seja, inserem a abertura da arte contemporânea na amplitude da narrativa em sua incorporação de gêneros e registros. Por esse motivo, discutiremos nesta tese a écfrase como passagens que nos permitem entender melhor o funcionamento da ficção, a partir da comprensão de que a écfrase é um procedimento exemplar e agudo de reconstrução do olhar, da percepção e da memória.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelUniversidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessécfrasearte contemporânealiteratura contemporâneaFicção a céu aberto: écfrase de arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/9240687015870539http://lattes.cnpq.br/6614010987217000Mattos, Cristine Fickelscherer deDugnani, PatricioAlvarez, Aurora Gedra RuizStigger, Verônica AntonineContemporary art represents a new challenge in the ekphrasis tradition. The unrestricted opening of languages and themes leads us to question how the transposition of this art can make it present to the reader. From the analysis of two contemporary narratives – The Illogic of Kassel (2015), by Enrique Vila-Matas, and The museum of innocence (2011a), by Orhan Pamuk – in which ekphrasis plays a fundamental role, this PhD research aims to understand the extent to which changes in the visual arts world lead to the need to update existing theorizing about ekphrasis. We arrived at two categories that seek to illuminate relevant points of the contemporary art ekphrasis, without being restricted to it and without making the concomitant use of other existing categorizations unfeasible. We speak of curatorial ekphrasis, for ekphrastic passages that highlight the procedures for selecting and archiving works, relating them in an exhibition context, or even works of art based on such procedures, as outlined by Filipovic (2013). Another category outlined in this research is the phatic echphrasis, based on the concept of conviviality explored by Blommaert and Varis (2018), inserted in the logic of the Acts of Perception and Reception, as defined by Elleström (2021). By phatic, we understand the ekphrasis that explores the communicational aspects of the contemporary work of art, focusing on the experience of permanent testing of the capacity of artistic propositions to produce communication, between artist and spectator and between different spectators, establishing coexistence, a fluid but not for that reason devoid of meaning. The works analyzed use, each in its own way, ekphrasis as an element of indefinition, that is, they insert the opening of contemporary art in the breadth of the narrative in its incorporation of genres and registers. For this reason, in this thesis, we will discuss ekphrasis as passages that allow us to better understand the functioning of fiction, based on the understanding that ekphrasis is an exemplary and acute procedure for the reconstruction of the gaze, perception and memory.ekphrasiscontemporary artscontemporary literatureBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESORIGINALThais Kuperman Lancman....pdfThais Kuperman Lancman....pdfThais Kuperman Lancmanapplication/pdf2143716https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/1/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdff2b0d67d82d953be9e44526fceb25579MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/3/license.txtfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTThais Kuperman Lancman....pdf.txtThais Kuperman Lancman....pdf.txtExtracted texttext/plain365162https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/4/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdf.txte0f89c1ce179b01eee9f303c40fdbf86MD54THUMBNAILThais Kuperman Lancman....pdf.jpgThais Kuperman Lancman....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/5/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdf.jpge12e02bb7a0ff099fd9cc54a7af8a226MD5510899/286982022-01-27 03:01:34.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
title Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
spellingShingle Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
Lancman, Thais Kuperman
écfrase
arte contemporânea
literatura contemporânea
title_short Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
title_full Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
title_fullStr Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
title_full_unstemmed Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
title_sort Ficção a céu aberto: écfrase de arte contemporânea
author Lancman, Thais Kuperman
author_facet Lancman, Thais Kuperman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lancman, Thais Kuperman
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Helena Bonito Couto
contributor_str_mv Pereira, Helena Bonito Couto
dc.subject.por.fl_str_mv écfrase
arte contemporânea
literatura contemporânea
topic écfrase
arte contemporânea
literatura contemporânea
description A arte contemporânea representa um desafio novo na tradição da écfrase. A abertura irrestrita das linguagens e temas leva-nos a questionar como a transposição dessa arte pode torná-la presente para o leitor. A partir da análise de duas narrativas contemporâneas – Não há lugar para a lógica em Kassel (2015), de Enrique Vila-Matas, e O museu da inocência (2011a), de Orhan Pamuk –, em que a écfrase desempenha papel fundamental, esta pesquisa de doutorado busca entender até que ponto as mudanças no universo das artes visuais levam à necessidade de atualizar a teorização existente a respeito da écfrase. Chegamos a duas categorias que buscam iluminar pontos relevantes da écfrase de arte contemporânea, sem se restringirem a ela e sem inviabilizar o uso concomitante de demais categorizações existentes. Falamos em écfrase curatorial, para as passagens ecfrásticas que destacam os procedimentos de seleção e arquivamento de obras, relacionando-as em um contexto de exposição, ou ainda, obras de arte fundamentadas sobre tais procedimentos, como delimitado por Filipovic (2013). Outra categoria delineada nesta pesquisa é a écfrase fática, a partir do conceito de convivialidade explorado por Blommaert e Varis (2018), inseridos na lógica dos Atos de Percepção e de Recepção, como definidos por Elleström (2021). Por fática, entendemos a écfrase que explora os aspectos comunicacionais da obra de arte contemporânea, centrando-se na experiência de teste permanente da capacidade de proposições artísticas produzirem comunicação, entre artista e espectador e entre diferentes espectadores, estabelecendo a convivalidade, um convívio fluido mas nem por isso desprovido de significado. As obras analisadas utilizam, cada uma à sua maneira, a écfrase como elemento de indefinição, ou seja, inserem a abertura da arte contemporânea na amplitude da narrativa em sua incorporação de gêneros e registros. Por esse motivo, discutiremos nesta tese a écfrase como passagens que nos permitem entender melhor o funcionamento da ficção, a partir da comprensão de que a écfrase é um procedimento exemplar e agudo de reconstrução do olhar, da percepção e da memória.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T19:05:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-26T19:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28698
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/1/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/2/license_rdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/3/license.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/4/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28698/5/Thais%20Kuperman%20Lancman....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2b0d67d82d953be9e44526fceb25579
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
e0f89c1ce179b01eee9f303c40fdbf86
e12e02bb7a0ff099fd9cc54a7af8a226
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177212394536960