Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pincinato, Micaela Deyust dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25404
Resumo: Atualmente, o trabalho com a palavra escrita na escola segue uma metodologia e explora concepções ultrapassadas de ensino-aprendizagem e, por isso, parecem ser os resultados alcançados nas aulas de redação diferentes daqueles esperados: que o aluno consiga produzir um texto escrito de forma proficiente, organizada e coesa. A vivência na sala de aula intensifica a reflexão que o professor deve fazer quanto ao ensino da prática de produção de textos dos alunos. Tal ato reflexivo permite a nós, professores, aprimorar nossa própria prática de ensino de redação em língua materna e nossa interferência no processo de escrita do aluno. Uma dessas interferências diz respeito ao trabalho que esta pesquisadora faz com os rascunhos elaborados pelos estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em uma escola particular de Jundiaí-SP. Estes rascunhos mostram a maturidade que os jovens adquirem em sua aprendizagem de escrita. Além disso, evidenciam as preocupações deles quanto às suas inquietações lingüísticas e os caminhos escolhidos na reescritura de um texto que se quer coerente e coeso. A metodologia utilizada proporciona, ao professor e ao aluno, um trabalho interativo, cuja troca de textos/rascunhos entre os alunos em sala de aula é constante e acompanhada pelo professor que comenta tais rascunhos até o texto final. Alguns resultados podem ser extraídos deste trabalho. Ao analisarmos o rascunho e texto final dos alunos, percebemos que nem sempre a preocupação imediata deles diz respeito às correções ortográficas e de pontuação. Posteriormente, à medida que o interfere no rascunho, cujas observações referem-se especialmente à organização do texto e coesão, os estudantes demonstram preocupar-se muito mais com o encadeamento das idéias o produto final evidencia as escolhas que o jovem faz para manter coerente a organização de seu pensamento pela escrita.
id UPM_ed4c5d521830bc9a44c1a7edbcdd853a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25404
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6024055344777721Pincinato, Micaela Deyust dos SantosPinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/37582388314394042016-03-15T19:46:50Z2020-05-28T18:13:22Z2007-08-132020-05-28T18:13:22Z2006-08-30Atualmente, o trabalho com a palavra escrita na escola segue uma metodologia e explora concepções ultrapassadas de ensino-aprendizagem e, por isso, parecem ser os resultados alcançados nas aulas de redação diferentes daqueles esperados: que o aluno consiga produzir um texto escrito de forma proficiente, organizada e coesa. A vivência na sala de aula intensifica a reflexão que o professor deve fazer quanto ao ensino da prática de produção de textos dos alunos. Tal ato reflexivo permite a nós, professores, aprimorar nossa própria prática de ensino de redação em língua materna e nossa interferência no processo de escrita do aluno. Uma dessas interferências diz respeito ao trabalho que esta pesquisadora faz com os rascunhos elaborados pelos estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em uma escola particular de Jundiaí-SP. Estes rascunhos mostram a maturidade que os jovens adquirem em sua aprendizagem de escrita. Além disso, evidenciam as preocupações deles quanto às suas inquietações lingüísticas e os caminhos escolhidos na reescritura de um texto que se quer coerente e coeso. A metodologia utilizada proporciona, ao professor e ao aluno, um trabalho interativo, cuja troca de textos/rascunhos entre os alunos em sala de aula é constante e acompanhada pelo professor que comenta tais rascunhos até o texto final. Alguns resultados podem ser extraídos deste trabalho. Ao analisarmos o rascunho e texto final dos alunos, percebemos que nem sempre a preocupação imediata deles diz respeito às correções ortográficas e de pontuação. Posteriormente, à medida que o interfere no rascunho, cujas observações referem-se especialmente à organização do texto e coesão, os estudantes demonstram preocupar-se muito mais com o encadeamento das idéias o produto final evidencia as escolhas que o jovem faz para manter coerente a organização de seu pensamento pela escrita.Nowadays, the work with the written word in school follows a methodology and searches overshot conceptions of teaching-learning and, therefore, the results reached in composition classes seem to be different from the expected ones: that the student may organize a proficient, organized and united written text. Experience in classroom enhances the reflection that teacher must have according to teaching of student s texts production practice. Such reflexive action allows us, teachers, to improve native language and our interference in student s written process. One of these interferences concerns to the work this researcher makes with drafts written by students of 2nd and 3rd grades of High School level in a private school in Jundiaí SP. The drafts show the experience students get in their written learning. Moreover, drafts show worries about linguistics unquietness and the ways they choose in the rewriting of a text which must be coherent and concise. The methodology used provides both, teacher and student, an interactive work whose changing of texts / drafts among students in classroom is constant and followed by the teacher who explains such drafts until the final text. Some results can be deducted from this work. When we analyse the student s draft and final text, we notice that not always their immediate worry concerns to corrections of orthography and punctuation. Later, when the teacher interferes on the draft, with observations related specially to the text organization and cohesion, students show to be worried about the ideas and clauses chaining: final product evidences the choices the student makes to keep coherent his thinking organization by the writing.application/pdfPINCINATO, Micaela Deyust dos Santos. Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos. 2006. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25404porUniversidade Presbiteriana Mackenzieensino-aprendizagemprodução de textosrascunhoreescriturateaching-learningtexts productiondraftrewritingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4506/Micaela%20Deyust%20dos%20Santos%20Pincinato.pdf.jpgEscrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFerreira, Dina Maria Machado Andréa Martinshttp://lattes.cnpq.br/3056318729875145Hoff, Tânia Márcia Cezarhttp://lattes.cnpq.br/2666577010721422BRLetrasUPMLetrasORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f7c91e2d-14a3-4a33-8cfb-da758dd82473/downloaddf18d05ff8afb5b0e75690acb41aec39MD5-110899/254042022-03-14 10:06:03.233oai:dspace.mackenzie.br:10899/25404https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
title Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
spellingShingle Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
Pincinato, Micaela Deyust dos Santos
ensino-aprendizagem
produção de textos
rascunho
reescritura
teaching-learning
texts production
draft
rewriting
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
title_full Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
title_fullStr Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
title_full_unstemmed Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
title_sort Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos
author Pincinato, Micaela Deyust dos Santos
author_facet Pincinato, Micaela Deyust dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6024055344777721
dc.contributor.author.fl_str_mv Pincinato, Micaela Deyust dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Elisa Guimarães
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3758238831439404
contributor_str_mv Pinto, Elisa Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
produção de textos
rascunho
reescritura
topic ensino-aprendizagem
produção de textos
rascunho
reescritura
teaching-learning
texts production
draft
rewriting
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching-learning
texts production
draft
rewriting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Atualmente, o trabalho com a palavra escrita na escola segue uma metodologia e explora concepções ultrapassadas de ensino-aprendizagem e, por isso, parecem ser os resultados alcançados nas aulas de redação diferentes daqueles esperados: que o aluno consiga produzir um texto escrito de forma proficiente, organizada e coesa. A vivência na sala de aula intensifica a reflexão que o professor deve fazer quanto ao ensino da prática de produção de textos dos alunos. Tal ato reflexivo permite a nós, professores, aprimorar nossa própria prática de ensino de redação em língua materna e nossa interferência no processo de escrita do aluno. Uma dessas interferências diz respeito ao trabalho que esta pesquisadora faz com os rascunhos elaborados pelos estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em uma escola particular de Jundiaí-SP. Estes rascunhos mostram a maturidade que os jovens adquirem em sua aprendizagem de escrita. Além disso, evidenciam as preocupações deles quanto às suas inquietações lingüísticas e os caminhos escolhidos na reescritura de um texto que se quer coerente e coeso. A metodologia utilizada proporciona, ao professor e ao aluno, um trabalho interativo, cuja troca de textos/rascunhos entre os alunos em sala de aula é constante e acompanhada pelo professor que comenta tais rascunhos até o texto final. Alguns resultados podem ser extraídos deste trabalho. Ao analisarmos o rascunho e texto final dos alunos, percebemos que nem sempre a preocupação imediata deles diz respeito às correções ortográficas e de pontuação. Posteriormente, à medida que o interfere no rascunho, cujas observações referem-se especialmente à organização do texto e coesão, os estudantes demonstram preocupar-se muito mais com o encadeamento das idéias o produto final evidencia as escolhas que o jovem faz para manter coerente a organização de seu pensamento pela escrita.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-30
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-13
2020-05-28T18:13:22Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:46:50Z
2020-05-28T18:13:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINCINATO, Micaela Deyust dos Santos. Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos. 2006. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25404
identifier_str_mv PINCINATO, Micaela Deyust dos Santos. Escrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhos. 2006. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f7c91e2d-14a3-4a33-8cfb-da758dd82473/download
bitstream.checksum.fl_str_mv df18d05ff8afb5b0e75690acb41aec39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820016969121792