A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24973 |
Resumo: | Essa pesquisa trata da disciplina de Estudos Amazônicos e a formação de professores desta disciplina no Ensino Fundamental II do munícipio de Marabá/PA. Ao realizar nossa investigação, desenvolvemos um estudo que explica o surgimento da disciplina no estado do Pará e, consequentemente, em Marabá, identificando o perfil do profissional que trabalha com a disciplina e investigando a percepção dos professores no que concerne à contribuição dos conteúdos constantes no currículo e que reforce os conhecimentos quanto à sensibilização para as questões socioambientais. A relevância social consiste em entender a disciplina como resistência às práticas de exploração e ocupação do solo, subsolo e águas amazônicas, pois as características peculiares da região amazônica nos tornam participantes de diferentes disputas de poder e nós, enquanto pesquisadores, entendemos que a existência de uma disciplina que aborde a diversidade da região amazônica fortaleça a identidade do sujeito que reside na região com o seu próprio território. O referencial teórico é composto de Apple, Goodson, Almeida, Silva, Paulo Freire, Milton Santos, Rodrigues, Pontuschka, entre outros autores que nos ajudaram a entender a concepção de currículo, as dinâmicas de (re)produção do espaço urbano, a educação no contexto amazônico e a formação de professores. Empregamos um estudo de caso com análise de documental, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas a professores que atuam/atuaram com Estudos Amazônicos no município de Marabá-PA, e entrevistas com a mentora da disciplina (Prof.ª Drª. Violeta Refkalefsky Loureiro), com o autor da primeira dissertação sobre a disciplina (Prof. Me. Davison Hugo Rocha Alves) e também com a representante Conselho Municipal de Educação (Prof.ª Jaide das Graças Barreiros). Concluímos esta pesquisa entendendo a importância dos Estudos Amazônicos para o contexto regional, entretanto, identificamos que a disciplina, de acordo com o discurso dos professores, não alcança uma de suas finalidades; a sensibilização das questões socioambientais. |
id |
UPM_ede2e4559010b8f718d3877f4a1d1b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24973 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/3200985522734291Barros, Gabriel Renan NevesSouza Neto, João Clemente dehttp://lattes.cnpq.br/84233358004590592017-01-26T12:04:19Z2020-05-28T18:11:23Z2020-05-28T18:11:23Z2016-10-25Essa pesquisa trata da disciplina de Estudos Amazônicos e a formação de professores desta disciplina no Ensino Fundamental II do munícipio de Marabá/PA. Ao realizar nossa investigação, desenvolvemos um estudo que explica o surgimento da disciplina no estado do Pará e, consequentemente, em Marabá, identificando o perfil do profissional que trabalha com a disciplina e investigando a percepção dos professores no que concerne à contribuição dos conteúdos constantes no currículo e que reforce os conhecimentos quanto à sensibilização para as questões socioambientais. A relevância social consiste em entender a disciplina como resistência às práticas de exploração e ocupação do solo, subsolo e águas amazônicas, pois as características peculiares da região amazônica nos tornam participantes de diferentes disputas de poder e nós, enquanto pesquisadores, entendemos que a existência de uma disciplina que aborde a diversidade da região amazônica fortaleça a identidade do sujeito que reside na região com o seu próprio território. O referencial teórico é composto de Apple, Goodson, Almeida, Silva, Paulo Freire, Milton Santos, Rodrigues, Pontuschka, entre outros autores que nos ajudaram a entender a concepção de currículo, as dinâmicas de (re)produção do espaço urbano, a educação no contexto amazônico e a formação de professores. Empregamos um estudo de caso com análise de documental, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas a professores que atuam/atuaram com Estudos Amazônicos no município de Marabá-PA, e entrevistas com a mentora da disciplina (Prof.ª Drª. Violeta Refkalefsky Loureiro), com o autor da primeira dissertação sobre a disciplina (Prof. Me. Davison Hugo Rocha Alves) e também com a representante Conselho Municipal de Educação (Prof.ª Jaide das Graças Barreiros). Concluímos esta pesquisa entendendo a importância dos Estudos Amazônicos para o contexto regional, entretanto, identificamos que a disciplina, de acordo com o discurso dos professores, não alcança uma de suas finalidades; a sensibilização das questões socioambientais.This research is about the school subject Amazon Studies and the elementary school teachers education in the municipality of Marabá-Pa. In carrying out our research, we developed a study that explains the emergence of the discipline in the state of Pará and, consequently, in Marabá, identifying the profile of the professional that works with the subject and investigating the teachers' perception regarding the contribution of the contents contained in the curriculum and to reinforce the awareness of socioenvironmental issues. Social relevance consists of understanding the subject as resistance to the practices of exploration and occupation of the Amazonian soil, subsoil and waters, because the peculiar characteristics of the Amazon region make us participants in different power disputes and we, as researchers, believe that the existence of a discipline that addresses the diversity of the region strengthen the identity of the subject that resides in the region with its own territory. The theoretical framework consists of Apple, Goodson, Almeida, Silva, Paulo Freire, Milton Santos, Rodrigues, Pontuschka, among other authors who have helped us to understand the curriculum concept, urban space dynamic (re)production, education in the Amazon context and teachers’ education. We used a case study with documentary analysis, adopting the following methodological procedures: documentary research, questionnaires and interviews with teachers who work/worked with Amazon Studies in the municipality of Marabá-Pa, and interviews with the mentor of subject (Violeta Refkalefsky Loureiro, Phd), with the author the first dissertation on the subject (Davison Hugo Rocha Alves, Msc.) and also with the Municipal Educational Council representor (Jaide das Graças Barreiros). We concluded this survey understanding the importance of the Amazon Studies to the regional context, however, we have identified that the subject, according to the teachers’ speech, does not reach one of its goals; the awareness of the socioenvironmental issue.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfBARROS, Gabriel Renan Neves. A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA. 2016. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24973amazon studieseducation teacherenvironmentgeographycurriculumporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestudos amazônicosformação de professoresmeio ambientegeografiacurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12815/Gabriel%20Renan%20Neves%20Barros.pdf.jpgA disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412Foerste, Erineuhttp://lattes.cnpq.br/3294719644172070BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALGabriel Renan Neves Barros.pdfGabriel Renan Neves Barros.pdfapplication/pdf2847260https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/308f2494-6eeb-4d91-a273-25a61d0c7184/download47d54dc24d7b6092a8f527f59b0ff263MD51TEXTGabriel Renan Neves Barros.pdf.txtGabriel Renan Neves Barros.pdf.txtExtracted texttext/plain355096https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9a7532e-f804-4a4c-b6a5-07cdafd2c34c/downloadcfce19508035d54d69032de286fd1d54MD52THUMBNAILGabriel Renan Neves Barros.pdf.jpgGabriel Renan Neves Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/29aa0c14-4868-4836-8821-b67132904b80/download9dbe1bb4ede32ea2ba0e821552e12f26MD5310899/249732022-03-14 17:32:41.399http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24973https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:32:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
title |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
spellingShingle |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA Barros, Gabriel Renan Neves estudos amazônicos formação de professores meio ambiente geografia currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
title_full |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
title_fullStr |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
title_full_unstemmed |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
title_sort |
A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA |
author |
Barros, Gabriel Renan Neves |
author_facet |
Barros, Gabriel Renan Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3200985522734291 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Gabriel Renan Neves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza Neto, João Clemente de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8423335800459059 |
contributor_str_mv |
Souza Neto, João Clemente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudos amazônicos formação de professores meio ambiente geografia currículo |
topic |
estudos amazônicos formação de professores meio ambiente geografia currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
Essa pesquisa trata da disciplina de Estudos Amazônicos e a formação de professores desta disciplina no Ensino Fundamental II do munícipio de Marabá/PA. Ao realizar nossa investigação, desenvolvemos um estudo que explica o surgimento da disciplina no estado do Pará e, consequentemente, em Marabá, identificando o perfil do profissional que trabalha com a disciplina e investigando a percepção dos professores no que concerne à contribuição dos conteúdos constantes no currículo e que reforce os conhecimentos quanto à sensibilização para as questões socioambientais. A relevância social consiste em entender a disciplina como resistência às práticas de exploração e ocupação do solo, subsolo e águas amazônicas, pois as características peculiares da região amazônica nos tornam participantes de diferentes disputas de poder e nós, enquanto pesquisadores, entendemos que a existência de uma disciplina que aborde a diversidade da região amazônica fortaleça a identidade do sujeito que reside na região com o seu próprio território. O referencial teórico é composto de Apple, Goodson, Almeida, Silva, Paulo Freire, Milton Santos, Rodrigues, Pontuschka, entre outros autores que nos ajudaram a entender a concepção de currículo, as dinâmicas de (re)produção do espaço urbano, a educação no contexto amazônico e a formação de professores. Empregamos um estudo de caso com análise de documental, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas a professores que atuam/atuaram com Estudos Amazônicos no município de Marabá-PA, e entrevistas com a mentora da disciplina (Prof.ª Drª. Violeta Refkalefsky Loureiro), com o autor da primeira dissertação sobre a disciplina (Prof. Me. Davison Hugo Rocha Alves) e também com a representante Conselho Municipal de Educação (Prof.ª Jaide das Graças Barreiros). Concluímos esta pesquisa entendendo a importância dos Estudos Amazônicos para o contexto regional, entretanto, identificamos que a disciplina, de acordo com o discurso dos professores, não alcança uma de suas finalidades; a sensibilização das questões socioambientais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-26T12:04:19Z 2020-05-28T18:11:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Gabriel Renan Neves. A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA. 2016. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24973 |
identifier_str_mv |
BARROS, Gabriel Renan Neves. A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA. 2016. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/308f2494-6eeb-4d91-a273-25a61d0c7184/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9a7532e-f804-4a4c-b6a5-07cdafd2c34c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/29aa0c14-4868-4836-8821-b67132904b80/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47d54dc24d7b6092a8f527f59b0ff263 cfce19508035d54d69032de286fd1d54 9dbe1bb4ede32ea2ba0e821552e12f26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820030742167552 |