O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Raquel Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25453
Resumo: The study of literature, specifically poetry, must find new ways to approach with the development of student interest for such textual genre. Assuming that the teaching of literature and its poetry has been done in the Brazilian school in a way so traditional and outdated, based almost always on historicism and the biography of great writers, as a starting point, this paper analyzes two of the most used textbooks in the literature for high school, both with strong ties with the requirements of the main Brazilian vestibular and Enem, both which have also been analyzed here. Given the established, it is presented in this dissertation a new methodological approach to teaching and learning poetry using a methodology of action research with the proposal of creation of hypermedia poetry by high school students. The project assumed that one must appreciate the character of multiple meanings that poetry is aiming to bring students to an experience of enjoyment of the poetic text and, from then on work on meanings and senses, always having as a mediator the teacher of literature. The results are reported in this work, seek the socialization with teachers of literature, concerned with the development of a critical reader.
id UPM_ef068a9a858af135deadc3c5d2203dd6
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25453
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8867051797313548Sampaio, Raquel FreitasVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/65077208636502652016-04-18T21:48:56Z2020-05-28T18:13:31Z2010-03-232020-05-28T18:13:31Z2009-12-15The study of literature, specifically poetry, must find new ways to approach with the development of student interest for such textual genre. Assuming that the teaching of literature and its poetry has been done in the Brazilian school in a way so traditional and outdated, based almost always on historicism and the biography of great writers, as a starting point, this paper analyzes two of the most used textbooks in the literature for high school, both with strong ties with the requirements of the main Brazilian vestibular and Enem, both which have also been analyzed here. Given the established, it is presented in this dissertation a new methodological approach to teaching and learning poetry using a methodology of action research with the proposal of creation of hypermedia poetry by high school students. The project assumed that one must appreciate the character of multiple meanings that poetry is aiming to bring students to an experience of enjoyment of the poetic text and, from then on work on meanings and senses, always having as a mediator the teacher of literature. The results are reported in this work, seek the socialization with teachers of literature, concerned with the development of a critical reader.O estudo da literatura, mais especificamente da poesia, precisa encontrar novas formas de aproximação no que tange o desenvolvimento do interesse do aluno por tal gênero textual. Partindo do pressuposto de que o ensino da literatura e de sua poesia tem se dado, na escola brasileira, de maneira tradicional e ultrapassada, baseado, quase sempre, no historicismo e na biografia dos grandes autores, buscou-se, como ponto de partida, analisar dois dos mais usados livros didáticos de literatura para o Ensino Médio, ambos com forte vinculação com as exigências dos principais vestibulares brasileiros e do Enem. Diante do constatado, buscou-se apresentar um novo caminho metodológico para ensinar e aprender poesia e, para tanto, escolheu-se a metodologia da pesquisa-ação com a proposta de criação de poesias hipermidiáticas por alunos do Ensino Médio. O projeto partiu do princípio de que é preciso valorizar-se o caráter de múltiplos significados que a poesia tem, visando a trazer ao discente uma experiência de fruição do texto poético para, a partir daí, trabalhar sentidos e significados, sempre tendo como mediador a figura do professor de literatura. Os resultados obtidos são neste trabalho relatados, buscando socializá-los com os professores de literatura, preocupados com a formação leitora de seu alunado.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25453porUniversidade Presbiteriana Mackenzieensino médioformação leitoralivro-didáticopoesiapoesia hipermidiáticahigh schooltextbookcritical readerpoetryhypermedia poetryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGuimarães, Alexandre Huady Torreshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545Moura, Monicahttp://lattes.cnpq.br/5034451123099716BRLetrasUPMLetrasORIGINALRaquel Freitas Sampaio....pdfRaquel Freitas Sampaio....pdfRaquel Sampaioapplication/pdf4422602https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4200c6ba-f672-4cf1-8fb3-9f2f874c3779/download556ac4ac23360ea83803b33176dd97ccMD51TEXTRaquel Freitas Sampaio....pdf.txtRaquel Freitas Sampaio....pdf.txtExtracted texttext/plain269173https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/33e85251-43b0-4637-9ad2-3abd24fd9874/download00b3bd4d3d3be84d8b8affb572331a22MD54THUMBNAILRaquel Freitas Sampaio....pdf.jpgRaquel Freitas Sampaio....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/390020c5-62b1-4c89-94ef-c6bef30e6c87/download12265eb9510638297643d227341f1e87MD5510899/254532022-03-14 18:06:25.309oai:dspace.mackenzie.br:10899/25453https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:06:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
title O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
spellingShingle O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
Sampaio, Raquel Freitas
ensino médio
formação leitora
livro-didático
poesia
poesia hipermidiática
high school
textbook
critical reader
poetry
hypermedia poetry
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
title_full O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
title_fullStr O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
title_full_unstemmed O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
title_sort O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
author Sampaio, Raquel Freitas
author_facet Sampaio, Raquel Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Raquel Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6507720863650265
contributor_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médio
formação leitora
livro-didático
poesia
poesia hipermidiática
topic ensino médio
formação leitora
livro-didático
poesia
poesia hipermidiática
high school
textbook
critical reader
poetry
hypermedia poetry
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv high school
textbook
critical reader
poetry
hypermedia poetry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The study of literature, specifically poetry, must find new ways to approach with the development of student interest for such textual genre. Assuming that the teaching of literature and its poetry has been done in the Brazilian school in a way so traditional and outdated, based almost always on historicism and the biography of great writers, as a starting point, this paper analyzes two of the most used textbooks in the literature for high school, both with strong ties with the requirements of the main Brazilian vestibular and Enem, both which have also been analyzed here. Given the established, it is presented in this dissertation a new methodological approach to teaching and learning poetry using a methodology of action research with the proposal of creation of hypermedia poetry by high school students. The project assumed that one must appreciate the character of multiple meanings that poetry is aiming to bring students to an experience of enjoyment of the poetic text and, from then on work on meanings and senses, always having as a mediator the teacher of literature. The results are reported in this work, seek the socialization with teachers of literature, concerned with the development of a critical reader.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-15
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-23
2020-05-28T18:13:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:48:56Z
2020-05-28T18:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25453
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4200c6ba-f672-4cf1-8fb3-9f2f874c3779/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/33e85251-43b0-4637-9ad2-3abd24fd9874/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/390020c5-62b1-4c89-94ef-c6bef30e6c87/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 556ac4ac23360ea83803b33176dd97cc
00b3bd4d3d3be84d8b8affb572331a22
12265eb9510638297643d227341f1e87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819974040420352