Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205 |
Resumo: | A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo. |
id |
UPM_efe52317c2d6276ad835713a424e1b97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/29205 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Corrêa, Bruna NogueiraFerreira, Julia VulhermeDelgado Neto, Geraldo Gonçalves2022-05-18T13:58:35Z2022-05-18T13:58:35Z2021-12A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo.The research aimed to comprehend how actions of social responsibility of businesses impact the society and its customers' perception in Brazil. To write this article a survey was created in the format of an online questionnaire, which was used as a tool to collect data for posterior analysis of customers' perception towards corporate social responsibility in Brazil. Furthermore, interviews were also conducted with three employees of different companies, those companies were either Brazilian or companies that operate in Brazil. The main goal of the interviews was to understand the internal point of view of the impact of encouraging social responsibility in private enterprises. The respondents believe that businesses that don’t adapt and incorporate social responsibility actions won’t be able to grow in the future. According to the questionnaire, the consumers believe in the importance of different aspects of social responsibility. Those statistics are going to be explained in the articlehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessresponsabilidade socialempresas brasileirasconsumidoressocial responsibilitybrazilian businesscustomersResponsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2978b522-c06d-45e0-be8f-89bea8a9264b/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c663464-ccea-42d6-b950-596c7997c185/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53ORIGINALBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdfBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdfBruna Nogueira Corrêaapplication/pdf194842https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84f64b09-67d7-4312-8c23-dc8bea6d8e07/downloadb119ff1438146b351352f74ce292ee47MD51TEXTBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.txtBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.txtExtracted texttext/plain39049https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6884d375-506b-4d89-b406-5587c29cb779/downloadab68ba71097a820bdf5cdb6f84a2f5a0MD54THUMBNAILBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.jpgBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1638https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cf0af18-c1f7-45f9-b59b-554dfda3d7dd/download759dd7c03291742a76a6c4d8c57cf647MD5510899/292052022-07-12 02:02:47.095http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29205https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:02:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
title |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
spellingShingle |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade Corrêa, Bruna Nogueira responsabilidade social empresas brasileiras consumidores social responsibility brazilian business customers |
title_short |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
title_full |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
title_fullStr |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
title_sort |
Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade |
author |
Corrêa, Bruna Nogueira |
author_facet |
Corrêa, Bruna Nogueira Ferreira, Julia Vulherme |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Julia Vulherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Bruna Nogueira Ferreira, Julia Vulherme |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Delgado Neto, Geraldo Gonçalves |
contributor_str_mv |
Delgado Neto, Geraldo Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social empresas brasileiras consumidores social responsibility brazilian business customers |
topic |
responsabilidade social empresas brasileiras consumidores social responsibility brazilian business customers |
description |
A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-18T13:58:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-18T13:58:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Engenharia (EE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2978b522-c06d-45e0-be8f-89bea8a9264b/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c663464-ccea-42d6-b950-596c7997c185/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84f64b09-67d7-4312-8c23-dc8bea6d8e07/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6884d375-506b-4d89-b406-5587c29cb779/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cf0af18-c1f7-45f9-b59b-554dfda3d7dd/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 b119ff1438146b351352f74ce292ee47 ab68ba71097a820bdf5cdb6f84a2f5a0 759dd7c03291742a76a6c4d8c57cf647 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820055297720320 |