Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Bruna Nogueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Julia Vulherme
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205
Resumo: A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo.
id UPM_efe52317c2d6276ad835713a424e1b97
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/29205
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Corrêa, Bruna NogueiraFerreira, Julia VulhermeDelgado Neto, Geraldo Gonçalves2022-05-18T13:58:35Z2022-05-18T13:58:35Z2021-12A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo.The research aimed to comprehend how actions of social responsibility of businesses impact the society and its customers' perception in Brazil. To write this article a survey was created in the format of an online questionnaire, which was used as a tool to collect data for posterior analysis of customers' perception towards corporate social responsibility in Brazil. Furthermore, interviews were also conducted with three employees of different companies, those companies were either Brazilian or companies that operate in Brazil. The main goal of the interviews was to understand the internal point of view of the impact of encouraging social responsibility in private enterprises. The respondents believe that businesses that don’t adapt and incorporate social responsibility actions won’t be able to grow in the future. According to the questionnaire, the consumers believe in the importance of different aspects of social responsibility. Those statistics are going to be explained in the articlehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessresponsabilidade socialempresas brasileirasconsumidoressocial responsibilitybrazilian businesscustomersResponsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2978b522-c06d-45e0-be8f-89bea8a9264b/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c663464-ccea-42d6-b950-596c7997c185/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53ORIGINALBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdfBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdfBruna Nogueira Corrêaapplication/pdf194842https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84f64b09-67d7-4312-8c23-dc8bea6d8e07/downloadb119ff1438146b351352f74ce292ee47MD51TEXTBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.txtBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.txtExtracted texttext/plain39049https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6884d375-506b-4d89-b406-5587c29cb779/downloadab68ba71097a820bdf5cdb6f84a2f5a0MD54THUMBNAILBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.jpgBruna Nogueira Corrêa - protegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1638https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cf0af18-c1f7-45f9-b59b-554dfda3d7dd/download759dd7c03291742a76a6c4d8c57cf647MD5510899/292052022-07-12 02:02:47.095http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29205https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:02:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
title Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
spellingShingle Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
Corrêa, Bruna Nogueira
responsabilidade social
empresas brasileiras
consumidores
social responsibility
brazilian business
customers
title_short Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
title_full Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
title_fullStr Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
title_sort Responsabilidade social empresarial: o impacto gerado na sociedade
author Corrêa, Bruna Nogueira
author_facet Corrêa, Bruna Nogueira
Ferreira, Julia Vulherme
author_role author
author2 Ferreira, Julia Vulherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Bruna Nogueira
Ferreira, Julia Vulherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delgado Neto, Geraldo Gonçalves
contributor_str_mv Delgado Neto, Geraldo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social
empresas brasileiras
consumidores
social responsibility
brazilian business
customers
topic responsabilidade social
empresas brasileiras
consumidores
social responsibility
brazilian business
customers
description A pesquisa buscou compreender como as ações de responsabilidade social de empresas impactam a sociedade, bem como e a percepção dos consumidores no Brasil. Para a realização do artigo foi elaborado um survey em formato de questionário online, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados para posterior análise sobre a perspectiva de consumidores quanto à responsabilidade social de empresas no Brasil. Além disso, foram realizadas entrevistas com três funcionários de diferentes empresas brasileiras ou que têm operação no país para compreender a visão interna do impacto de fomentar a responsabilidade social nas companhias. Os funcionários das empresas entrevistados acreditam que instituições que não se adaptarem e incorporarem ações de responsabilidade social em seus negócios não terão como crescer no futuro. Conforme questionário, os consumidores acreditam na importância de inúmeros aspectos como diversidade e inclusão e sustentabilidade referentes à responsabilidade social que serão desdobradas ao longo do artigo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-18T13:58:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-18T13:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia (EE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2978b522-c06d-45e0-be8f-89bea8a9264b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c663464-ccea-42d6-b950-596c7997c185/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84f64b09-67d7-4312-8c23-dc8bea6d8e07/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6884d375-506b-4d89-b406-5587c29cb779/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cf0af18-c1f7-45f9-b59b-554dfda3d7dd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
b119ff1438146b351352f74ce292ee47
ab68ba71097a820bdf5cdb6f84a2f5a0
759dd7c03291742a76a6c4d8c57cf647
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820055297720320