Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernabe, Fabiana Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548
Resumo: Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens.
id UPM_f56802c1c05981206e746e2fc83cf892
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23548
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0475857286175034Bernabe, Fabiana RibeiroMeirelles, Dimária Silva ehttp://lattes.cnpq.br/47301913626922782016-03-15T19:26:41Z2020-05-28T18:04:17Z2009-09-032020-05-28T18:04:17Z2009-02-12Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens.The objective of this job is to study the Brazilian incumbents strategic positioning related to the market regulation since 1998. The project intend, in a qualitative way, evaluate which are the strategic lines that the operators could follow and how these companies deal with the power, formal and informal institutions, alliances and strategy definition to maintain its market position and wide its actuation to others markets through new technologies, partnerships, government and competitors relation. The regulation issues are explored to evaluate how the relation influences the strategic definitions of the companies and which are the impacts of this regulation in the market and society. This via is explored in the other way also, since the impacts of the companies strengths in the regulation definitions is also taking into consideration. The population is the Brazilian incumbents since the objective is to evaluate during a period of time the evolution of the strategies adopted by them.application/pdfBERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548porUniversidade Presbiteriana Mackenzieestratégiaregulamentaçãotelefonia fixamercadostrategyregulationincumbentsmarketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2989/Fabiana%20Ribeiro%20Bernabe.pdf.jpgPosicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBataglia, Walterhttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALFabiana Ribeiro Bernabe.pdfFabiana Ribeiro Bernabe.pdfapplication/pdf493520https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31ee6ff0-cd08-43ad-9f2f-bf52d05a2bcd/download544e704bed555a6fea2d0033c7a0b5d3MD51TEXTFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.txtFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.txtExtracted texttext/plain279986https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f7c3016-162e-475b-ab0f-748e0d52d436/downloadaa36a461cff54a59fe5145d2e304f695MD52THUMBNAILFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.jpgFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c5ee00e-c156-4dcb-b311-3fd721a8fbb9/download3abdf6043ab0c8f3eb662556d3dea255MD5310899/235482022-03-14 16:19:48.286oai:dspace.mackenzie.br:10899/23548https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:19:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
title Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
spellingShingle Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
Bernabe, Fabiana Ribeiro
estratégia
regulamentação
telefonia fixa
mercado
strategy
regulation
incumbents
market
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
title_full Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
title_fullStr Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
title_sort Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
author Bernabe, Fabiana Ribeiro
author_facet Bernabe, Fabiana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475857286175034
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernabe, Fabiana Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meirelles, Dimária Silva e
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4730191362692278
contributor_str_mv Meirelles, Dimária Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
regulamentação
telefonia fixa
mercado
topic estratégia
regulamentação
telefonia fixa
mercado
strategy
regulation
incumbents
market
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv strategy
regulation
incumbents
market
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-03
2020-05-28T18:04:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:41Z
2020-05-28T18:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548
identifier_str_mv BERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31ee6ff0-cd08-43ad-9f2f-bf52d05a2bcd/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f7c3016-162e-475b-ab0f-748e0d52d436/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c5ee00e-c156-4dcb-b311-3fd721a8fbb9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 544e704bed555a6fea2d0033c7a0b5d3
aa36a461cff54a59fe5145d2e304f695
3abdf6043ab0c8f3eb662556d3dea255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820058991853568