Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548 |
Resumo: | Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens. |
id |
UPM_f56802c1c05981206e746e2fc83cf892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23548 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/0475857286175034Bernabe, Fabiana RibeiroMeirelles, Dimária Silva ehttp://lattes.cnpq.br/47301913626922782016-03-15T19:26:41Z2020-05-28T18:04:17Z2009-09-032020-05-28T18:04:17Z2009-02-12Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens.The objective of this job is to study the Brazilian incumbents strategic positioning related to the market regulation since 1998. The project intend, in a qualitative way, evaluate which are the strategic lines that the operators could follow and how these companies deal with the power, formal and informal institutions, alliances and strategy definition to maintain its market position and wide its actuation to others markets through new technologies, partnerships, government and competitors relation. The regulation issues are explored to evaluate how the relation influences the strategic definitions of the companies and which are the impacts of this regulation in the market and society. This via is explored in the other way also, since the impacts of the companies strengths in the regulation definitions is also taking into consideration. The population is the Brazilian incumbents since the objective is to evaluate during a period of time the evolution of the strategies adopted by them.application/pdfBERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548porUniversidade Presbiteriana Mackenzieestratégiaregulamentaçãotelefonia fixamercadostrategyregulationincumbentsmarketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2989/Fabiana%20Ribeiro%20Bernabe.pdf.jpgPosicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBataglia, Walterhttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALFabiana Ribeiro Bernabe.pdfFabiana Ribeiro Bernabe.pdfapplication/pdf493520https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31ee6ff0-cd08-43ad-9f2f-bf52d05a2bcd/download544e704bed555a6fea2d0033c7a0b5d3MD51TEXTFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.txtFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.txtExtracted texttext/plain279986https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f7c3016-162e-475b-ab0f-748e0d52d436/downloadaa36a461cff54a59fe5145d2e304f695MD52THUMBNAILFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.jpgFabiana Ribeiro Bernabe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c5ee00e-c156-4dcb-b311-3fd721a8fbb9/download3abdf6043ab0c8f3eb662556d3dea255MD5310899/235482022-03-14 16:19:48.286oai:dspace.mackenzie.br:10899/23548https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:19:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
title |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
spellingShingle |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa Bernabe, Fabiana Ribeiro estratégia regulamentação telefonia fixa mercado strategy regulation incumbents market CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
title_full |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
title_fullStr |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
title_full_unstemmed |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
title_sort |
Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa |
author |
Bernabe, Fabiana Ribeiro |
author_facet |
Bernabe, Fabiana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475857286175034 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernabe, Fabiana Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meirelles, Dimária Silva e |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4730191362692278 |
contributor_str_mv |
Meirelles, Dimária Silva e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia regulamentação telefonia fixa mercado |
topic |
estratégia regulamentação telefonia fixa mercado strategy regulation incumbents market CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
strategy regulation incumbents market |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Esta dissertação visa estudar o posicionamento estratégico das empresas de telefonia fixa no mercado brasileiro frente à regulamentação inserida no setor desde 1998. O projeto visa, de forma qualitativa, avaliar quais as linhas estratégicas que as operadoras poderiam seguir, e como estas se posicionam em termos de administração do poder, utilização das instituições formais e informais, alianças e definição de estratégia para manterem sua posição no mercado e ampliarem sua atuação para outros mercados através da utilização de novas tecnologias, parcerias, relacionamento com o governo e com seus competidores. Um cunho regulamentar é claramente explorado, no sentido de avaliar como a regulamentação influencia na definição de estratégia da empresa e quais os impactos desta regulamentação no mercado e na sociedade. Esta via é explorada no outro sentido também, ou seja, avaliar como a força das empresas é percebida e tem a capacidade de influenciar definições do governo quanto às práticas regulamentares que orientam o setor. Considerou-se as empresas de telefonia fixa com o objetivo de avaliar longitudinalmente a evolução das estratégias adotadas visto que esta vertente do setor está em prática a mais tempo que telefonia móvel e transmissão de dados e imagens. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-03 2020-05-28T18:04:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:26:41Z 2020-05-28T18:04:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548 |
identifier_str_mv |
BERNABE, Fabiana Ribeiro. Posicionamento estratégico em mercados regulados: um estudo das empresas brasileiras de telefonia fixa. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31ee6ff0-cd08-43ad-9f2f-bf52d05a2bcd/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f7c3016-162e-475b-ab0f-748e0d52d436/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c5ee00e-c156-4dcb-b311-3fd721a8fbb9/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
544e704bed555a6fea2d0033c7a0b5d3 aa36a461cff54a59fe5145d2e304f695 3abdf6043ab0c8f3eb662556d3dea255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820058991853568 |