A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25274 |
Resumo: | A presente dissertação aborda questões referentes à sincretização da linguagem musical à cena teatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O corpus desta pesquisa constitui-se da gravação em vídeo de uma cena escolhida dentre vários espetáculos do grupo teatral paulistano Circo Grafitti. O trabalho da companhia se caracteriza por montagens que cultivam o gênero da comédia musical, sempre inéditas, em processo colaborativo no trabalho de pesquisa, composição ou adaptação de textos e canções. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido. |
id |
UPM_f876a598cc98b3ac9de95241d02a2072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25274 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4742321400577426Bogossian, Pedro PauloBarros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/86142509218873552016-03-15T19:45:32Z2020-05-28T18:13:01Z2014-04-052020-05-28T18:13:01Z2013-02-07A presente dissertação aborda questões referentes à sincretização da linguagem musical à cena teatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O corpus desta pesquisa constitui-se da gravação em vídeo de uma cena escolhida dentre vários espetáculos do grupo teatral paulistano Circo Grafitti. O trabalho da companhia se caracteriza por montagens que cultivam o gênero da comédia musical, sempre inéditas, em processo colaborativo no trabalho de pesquisa, composição ou adaptação de textos e canções. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido.This dissertation addresses issues related to the syncretization of the musical language to the dramatized scene. Considering the idea that there is a game between the sensory substances, from an act in concert among different expressed plans, we intend to describe, in the expressed plans and in the purport of the drama enunciation, how the music is organized and how it contributes to the construction of the scenic narrative and speech. The corpus of this research is a video recording of a scene chosen among various performances of a theater group from São Paulo, Circo Grafitti. Their work is characterized by musical comedy plays, that have not been performed yet, and they are produced based on a collaborative research, composition or adaptation of scripts and songs. The theoretical framework of the analysis of this dissertation is the French Semiotics by Greimas, because it considers the purport plan of the texts in several planes of expression as well as the syncretization in terms of expression, also it understands the script as an organization which carries the effects of meaning.Universidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfBOGOSSIAN, Pedro Paulo. A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25274porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomédia musicalsincretismosemiótica discursivamusical comedysyncretismsemiotics discourseCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4342/Pedro%20Paulo%20Bogossian.pdf.jpgA música no teatro: o sentido do jogo na comédia musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241Vendramini, José Eduardohttp://lattes.cnpq.br/6135901541983395BRLetrasUPMLetrasORIGINALPedro Paulo Bogossian.pdfPedro Paulo Bogossian.pdfapplication/pdf1543454https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08641e0c-f5c9-4c33-8360-317399aa4604/download4299ffc2a0675cad8c3a2ece96b0cf0dMD51TEXTPedro Paulo Bogossian.pdf.txtPedro Paulo Bogossian.pdf.txtExtracted texttext/plain242994https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5c3f0078-4fa4-449b-9687-8a50099ef7bc/download031d98b9c8bc6f3d6df0e0974aefae2cMD52THUMBNAILPedro Paulo Bogossian.pdf.jpgPedro Paulo Bogossian.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12ec7c43-1d0e-4944-a354-9f9177c9a836/downloadfbaaa3e6eb15b479a4690796913a7505MD5310899/252742022-03-14 17:56:04.049oai:dspace.mackenzie.br:10899/25274https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:56:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
title |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
spellingShingle |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical Bogossian, Pedro Paulo comédia musical sincretismo semiótica discursiva musical comedy syncretism semiotics discourse CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
title_full |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
title_fullStr |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
title_full_unstemmed |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
title_sort |
A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical |
author |
Bogossian, Pedro Paulo |
author_facet |
Bogossian, Pedro Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4742321400577426 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bogossian, Pedro Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Diana Luz Pessoa de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8614250921887355 |
contributor_str_mv |
Barros, Diana Luz Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comédia musical sincretismo semiótica discursiva |
topic |
comédia musical sincretismo semiótica discursiva musical comedy syncretism semiotics discourse CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
musical comedy syncretism semiotics discourse |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A presente dissertação aborda questões referentes à sincretização da linguagem musical à cena teatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O corpus desta pesquisa constitui-se da gravação em vídeo de uma cena escolhida dentre vários espetáculos do grupo teatral paulistano Circo Grafitti. O trabalho da companhia se caracteriza por montagens que cultivam o gênero da comédia musical, sempre inéditas, em processo colaborativo no trabalho de pesquisa, composição ou adaptação de textos e canções. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-05 2020-05-28T18:13:01Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:32Z 2020-05-28T18:13:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOGOSSIAN, Pedro Paulo. A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25274 |
identifier_str_mv |
BOGOSSIAN, Pedro Paulo. A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08641e0c-f5c9-4c33-8360-317399aa4604/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5c3f0078-4fa4-449b-9687-8a50099ef7bc/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12ec7c43-1d0e-4944-a354-9f9177c9a836/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4299ffc2a0675cad8c3a2ece96b0cf0d 031d98b9c8bc6f3d6df0e0974aefae2c fbaaa3e6eb15b479a4690796913a7505 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819985949097984 |