A Renovação Carismática na Diocese de Santo Amaro : uma experiência de reavivação em tempos de modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25744 |
Resumo: | A Renovação Carismática na Diocese de Santo Amaro: Uma experiência de reavivação em tempos de modernidade” é a proposta de um estudo sobre o fenômeno pentecostal católico que se desponta a partir da segunda metade do século XX na Igreja Católica Apostólica Romana como uma proposta de reencantamento religioso. Hoje não é possível ignorar o fato de que o referido movimento tem se destacado, juntamente com os neopentecostais, no campo religioso brasileiro, vindo a aumentar sua expansão nas últimos três décadas. Nascido em 1967, em Pittsburg, Estados Unidos, a partir de uma experiência de um grupo de leigos da Universidade Duquesne, a Renovação Carismática chega ao Brasil dois anos mais tarde (1969), trazendo em suas bases fundacionais grande similaridade com os movimentos pentecostais de origem protestante. Com o surgimento desse movimento a Igreja Católica tem conseguido arrebanhar grande número de fiéis, com seus grupos de oração, louvores, missas para cura e libertação e megaeventos. Neles destacam-se ainda os padres cantores e cantores leigos que seguem a linha gospel. Na visão de alguns especialistas no estudo da religião, esse movimento surge com a intenção de segurar fieis dentro da próprio Igreja Católica, não os perdendo assim para o concorrente. Para outros esse movimento nasce de uma necessidade da própria Igreja Católica em se adequar a um projeto novo de evangelização já idealizado no Concílio Vaticano II, com o Papa João XXIII que propõe um aggiornamento. Este trabalho é feito com base em levantamento de dados bibliográficos, bem como de uma observação a partir de como a Renovação Carismática Católica atua na Diocese de Santo Amaro, São Paulo. Foi possível observar que a Diocese de Santo Amaro vem se apresentado como um forte polo carismático no século XXI, conquistando forte espaço na mídia. Em grande parte isso se deve ao seu grande expoente midiático padre Marcelo Rossi, seguido de outros padre cantores, com as famosas missas para louvor e cura, conseguindo arrebanhar multidões. Na Igreja Católica Apostólica Romana, paralelo à Renovação Carismática Católica vimos que surgiram outros movimentos católicos, mas nenhum conseguiu se fixar e ganhar tamanho campo de atuação e reencantamento como ela. Isso leva-nos a acreditar que isso possa ser resultar de sua tendência de uma religião de comunidades emocionais. |
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Nascido em 1967, em Pittsburg, Estados Unidos, a partir de uma experiência de um grupo de leigos da Universidade Duquesne, a Renovação Carismática chega ao Brasil dois anos mais tarde (1969), trazendo em suas bases fundacionais grande similaridade com os movimentos pentecostais de origem protestante. Com o surgimento desse movimento a Igreja Católica tem conseguido arrebanhar grande número de fiéis, com seus grupos de oração, louvores, missas para cura e libertação e megaeventos. Neles destacam-se ainda os padres cantores e cantores leigos que seguem a linha gospel. Na visão de alguns especialistas no estudo da religião, esse movimento surge com a intenção de segurar fieis dentro da próprio Igreja Católica, não os perdendo assim para o concorrente. Para outros esse movimento nasce de uma necessidade da própria Igreja Católica em se adequar a um projeto novo de evangelização já idealizado no Concílio Vaticano II, com o Papa João XXIII que propõe um aggiornamento. Este trabalho é feito com base em levantamento de dados bibliográficos, bem como de uma observação a partir de como a Renovação Carismática Católica atua na Diocese de Santo Amaro, São Paulo. Foi possível observar que a Diocese de Santo Amaro vem se apresentado como um forte polo carismático no século XXI, conquistando forte espaço na mídia. Em grande parte isso se deve ao seu grande expoente midiático padre Marcelo Rossi, seguido de outros padre cantores, com as famosas missas para louvor e cura, conseguindo arrebanhar multidões. Na Igreja Católica Apostólica Romana, paralelo à Renovação Carismática Católica vimos que surgiram outros movimentos católicos, mas nenhum conseguiu se fixar e ganhar tamanho campo de atuação e reencantamento como ela. Isso leva-nos a acreditar que isso possa ser resultar de sua tendência de uma religião de comunidades emocionais.The Charismatic Renewal in the Diocese of Santo Amaro: An Experience of Revival in Times of Modernity" is the proposal of a study on the Catholic Pentecostal phenomenon that emerges from the second half of the twentieth century in the Roman Catholic Church as a proposal of Religious re-enchantment. Today it is not possible to ignore the fact that this movement has stood out, together with the neopentecostais, in the Brazilian religious field, increasing its expansion in the last three decades. Born in 1967, in Pittsburg, United States, from an experience of a group of laypeople from the Duquesne University, the Charismatic Renewal arrives in Brazil two years later (1969), bringing in its foundational bases a great similarity with the Pentecostal movements of Protestant origin. With the emergence of this movement the Catholic Church has managed to gather large numbers of faithful, with their prayer groups, praises, masses for healing and liberation and mega events. In them, the singers and singers who follow the gospel line stand out. In the view of some specialists in the study of religion, this movement arises with the intention of holding believers within the Catholic Church itself, not losing them thus to the competitor. For others this movement is born of a need of the Catholic Church itself to adapt to a new project of evangelization already idealized in the Second Vatican Council, with Pope John XXIII proposing an aggiornamento. This work is based on a survey of bibliographic data, as well as an observation based on how the Catholic Charismatic Renewal operates in the Diocese of Santo Amaro, São Paulo. It was possible to observe that the diocese of Santo Amaro has been presented as a strong charismatic pole in the XXI century, gaining strong space in the media. To a great extent this is due to his great media exponent, Marcelo Rossi, followed by other priest singers, with the famous Masses for praise and healing, managing to gather crowds. In the Roman Catholic Church, parallel to the Catholic Charismatic Renewal, we have seen that other Catholic movements have emerged, but none have been able to establish themselves and gain the same field of action and re-enchantment as she does. This leads us to believe that this may be the result of their tendency to a religion of emotional communities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSANTOS, Benedito Carlos Alves dos. A Renovação Carismática na Diocese de Santo Amaro : uma experiência de reavivação em tempos de modernidade. 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25744Catholic Charismatic Renewalmodernityemotional communitiesporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRenovação Carismática Católicamodernidadecomunidades emocionaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15415/benedito.pdf.jpgA Renovação Carismática na Diocese de Santo Amaro : uma experiência de reavivação em tempos de modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBitun, RicardoSanches, Wagner LopesGomes , Antônio Máspoli de AraújoLima, Eber Ferreira SilveiraBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMCiências da ReligiãoORIGINALbenedito.pdfbenedito.pdfapplication/pdf2344731https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1aed53a5-22f0-4d37-8d0e-11a919f3da45/downloadbce719b40b743cd21642aeab1342b2abMD51TEXTbenedito.pdf.txtbenedito.pdf.txtExtracted texttext/plain691848https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9226a3e-9c8d-47ed-90f4-3ef732db2392/download64a03d36f19d9a23f3d3573fc47d6bbfMD52THUMBNAILbenedito.pdf.jpgbenedito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5373792b-55cd-4ac9-aee9-bd79eba3dfb6/download60a2a250a6683fb11d39c6fc69e5f738MD5310899/257442022-03-14 18:24:43.511http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25744https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:24:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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