A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do Cariri
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Irismar Aparecida do; Universidade Regional do Cariri - URCA.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Direito & dialogicidade
Texto Completo: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões introdutórias acerca da  questão da criação do Sistema Nacional de Educação-SNE no Brasil, considerando neste debate aspectos  conjunturais e estruturais  que compõem a discussão dessa temática. Eis as questões problematizadoras: Quais aspectos e questões estão subjacentes à  defesa da criação de um Sistema Nacional de Educação -SNE? Qual seria o principal papel do SNE  no desenvolvimento  da educação brasileira? Como metodologia  utilizou-se da pesquisa bibliográfica referenciada em Saviani (2010, 2016, 2017), Sena (2017), Gomes (2017) e Frigotto (2015), e na pesquisa documental procedeu-se  análise sobre a legislação  brasileira, com foco  na Constituição Federal-CF de 1988, na  Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB de 1996  e no Plano Nacional de Educação -PNE de 2014. Na conclusão, afirma-se que como parte estruturante da educação, o Sistema Nacional de Educação  poderá contribuir para que as políticas educacionais tenham maior alcance e difusão no país, coordenando de forma efetiva o cumprimento das metas do PNE bem como sendo o principal vetor comprometido em consolidar uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada  para todos/as.
id URCA-1_c0625c8591258c193bdf7386db71fb35
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.urca.br:article/4153
network_acronym_str URCA-1
network_name_str Direito & dialogicidade
repository_id_str
spelling A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIASEducaçãoEducação, Sistema Nacional de Educação, Estado, Políticas educacionaisPolíticas EducacionaisO objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões introdutórias acerca da  questão da criação do Sistema Nacional de Educação-SNE no Brasil, considerando neste debate aspectos  conjunturais e estruturais  que compõem a discussão dessa temática. Eis as questões problematizadoras: Quais aspectos e questões estão subjacentes à  defesa da criação de um Sistema Nacional de Educação -SNE? Qual seria o principal papel do SNE  no desenvolvimento  da educação brasileira? Como metodologia  utilizou-se da pesquisa bibliográfica referenciada em Saviani (2010, 2016, 2017), Sena (2017), Gomes (2017) e Frigotto (2015), e na pesquisa documental procedeu-se  análise sobre a legislação  brasileira, com foco  na Constituição Federal-CF de 1988, na  Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB de 1996  e no Plano Nacional de Educação -PNE de 2014. Na conclusão, afirma-se que como parte estruturante da educação, o Sistema Nacional de Educação  poderá contribuir para que as políticas educacionais tenham maior alcance e difusão no país, coordenando de forma efetiva o cumprimento das metas do PNE bem como sendo o principal vetor comprometido em consolidar uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada  para todos/as.Revista Direito & Dialogicidade2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleBibliográfica , documentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153Revista Direito & Dialogicidade; v. 8, n. 1 (2022); 131 - 141reponame:Direito & dialogicidadeinstname:Universidade Regional do Cariri (URCA)instacron:URCAporhttp://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153/2694NacionalhistóricaQualitativaO Autor-Colaborador da Revista Direito & Dialogicidade, seja em qualquer categoria ou modalidade de submissão, se compromete em ceder os direitos autorais relativos a sua contribuição para o periódico, bem como sua publicidade no Portal de Periódicos da URCA que oferece acesso livre, a todos os navegantes da internet.Todos os artigos submetidos a este periódicos estão sobre uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do CaririNascimento, Irismar Aparecida do; Universidade Regional do Cariri - URCA.2022-07-04T22:37:15Zoai:ojs.periodicos.urca.br:article/4153Revistahttp://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/indexPUBhttp://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/oairevista.direito@urca.br||oderlania.leite@urca.br||cristovaoteixeira.adv@gmail.com|| patricio.melo@bol.com.br2178-826X2178-826Xopendoar:2022-07-04T22:37:15Direito & dialogicidade - Universidade Regional do Cariri (URCA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
title A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
spellingShingle A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
Oliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do Cariri
Educação
Educação, Sistema Nacional de Educação, Estado, Políticas educacionais
Políticas Educacionais
title_short A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
title_full A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
title_fullStr A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
title_full_unstemmed A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
title_sort A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -SNE NO BRASIL: ANOTAÇÕES INTRODUTÓRIAS
author Oliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do Cariri
author_facet Oliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do Cariri
Nascimento, Irismar Aparecida do; Universidade Regional do Cariri - URCA.
author_role author
author2 Nascimento, Irismar Aparecida do; Universidade Regional do Cariri - URCA.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisca Clara de Paula; Universidade Regional do Cariri
Nascimento, Irismar Aparecida do; Universidade Regional do Cariri - URCA.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação, Sistema Nacional de Educação, Estado, Políticas educacionais
Políticas Educacionais
topic Educação
Educação, Sistema Nacional de Educação, Estado, Políticas educacionais
Políticas Educacionais
description O objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões introdutórias acerca da  questão da criação do Sistema Nacional de Educação-SNE no Brasil, considerando neste debate aspectos  conjunturais e estruturais  que compõem a discussão dessa temática. Eis as questões problematizadoras: Quais aspectos e questões estão subjacentes à  defesa da criação de um Sistema Nacional de Educação -SNE? Qual seria o principal papel do SNE  no desenvolvimento  da educação brasileira? Como metodologia  utilizou-se da pesquisa bibliográfica referenciada em Saviani (2010, 2016, 2017), Sena (2017), Gomes (2017) e Frigotto (2015), e na pesquisa documental procedeu-se  análise sobre a legislação  brasileira, com foco  na Constituição Federal-CF de 1988, na  Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB de 1996  e no Plano Nacional de Educação -PNE de 2014. Na conclusão, afirma-se que como parte estruturante da educação, o Sistema Nacional de Educação  poderá contribuir para que as políticas educacionais tenham maior alcance e difusão no país, coordenando de forma efetiva o cumprimento das metas do PNE bem como sendo o principal vetor comprometido em consolidar uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada  para todos/as.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
Bibliográfica , documental
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153
url http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/4153/2694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional
histórica
Qualitativa
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Direito & Dialogicidade
publisher.none.fl_str_mv Revista Direito & Dialogicidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direito & Dialogicidade; v. 8, n. 1 (2022); 131 - 141
reponame:Direito & dialogicidade
instname:Universidade Regional do Cariri (URCA)
instacron:URCA
instname_str Universidade Regional do Cariri (URCA)
instacron_str URCA
institution URCA
reponame_str Direito & dialogicidade
collection Direito & dialogicidade
repository.name.fl_str_mv Direito & dialogicidade - Universidade Regional do Cariri (URCA)
repository.mail.fl_str_mv revista.direito@urca.br||oderlania.leite@urca.br||cristovaoteixeira.adv@gmail.com|| patricio.melo@bol.com.br
_version_ 1808858403186933760