Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Floriano, Marco Antonio Lima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3735
Resumo: A partir do ano de 1997, iniciou e continua uma grande revolução no setor das telecomunicações do Brasil. Esta revolução ocorre tanto em relação à tecnologia de produtos quanto ao procedimento das operadoras que atuam no setor. A sobrevivência das empresas no mercado a partir de então, está fortemente ligada à Qualidade. Principalmente as Concessionárias, empresas que formavam o monopólio estatal das telecomunicações, até a abertura do setor ao mercado internacional, devem agora dar um giro de 1800 nos seus procedimentos. A partir de agora, as concessionárias precisam atender qualificadamente a seus Clientes, os quais, anteriormente, eram considerados apenas meros assinantes, que aceitavam o que lhes era disponibilizado, ou ficavam sem os serviços desejados. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, as empresas devem incrementar Qualidade a partir do Planejamento, elegendo o Cliente como o personagem principal, o alvo a ser atingido com o que de melhor tecnologicamente existe no mercado, como: Fibra áptica, Wireless e Internet. Para iniciar o processo de melhoria contínua e a seguir a implementação de um sistema gerencial que estabeleça a Qualidade como prioridade necessária e iminente, este trabalho apresenta um estudo de caso contemplando o setor de planejamento de uma grande concessionária de serviços de telecomunicações. É feita uma análise das deficiências atuais e é proposto um plano de ação capaz de promover a mudança necessária, em direção ao pleno atendimento dos clientes e, por conseqüência, à sobrevivência no mercado, assegurada em função de vantagens competitivas obtidas diante da concorrência.
id URGS_005a7b069d88122f395141a88c233b62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3735
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Floriano, Marco Antonio LimaRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T17:30:12Z2002http://hdl.handle.net/10183/3735000342388A partir do ano de 1997, iniciou e continua uma grande revolução no setor das telecomunicações do Brasil. Esta revolução ocorre tanto em relação à tecnologia de produtos quanto ao procedimento das operadoras que atuam no setor. A sobrevivência das empresas no mercado a partir de então, está fortemente ligada à Qualidade. Principalmente as Concessionárias, empresas que formavam o monopólio estatal das telecomunicações, até a abertura do setor ao mercado internacional, devem agora dar um giro de 1800 nos seus procedimentos. A partir de agora, as concessionárias precisam atender qualificadamente a seus Clientes, os quais, anteriormente, eram considerados apenas meros assinantes, que aceitavam o que lhes era disponibilizado, ou ficavam sem os serviços desejados. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, as empresas devem incrementar Qualidade a partir do Planejamento, elegendo o Cliente como o personagem principal, o alvo a ser atingido com o que de melhor tecnologicamente existe no mercado, como: Fibra áptica, Wireless e Internet. Para iniciar o processo de melhoria contínua e a seguir a implementação de um sistema gerencial que estabeleça a Qualidade como prioridade necessária e iminente, este trabalho apresenta um estudo de caso contemplando o setor de planejamento de uma grande concessionária de serviços de telecomunicações. É feita uma análise das deficiências atuais e é proposto um plano de ação capaz de promover a mudança necessária, em direção ao pleno atendimento dos clientes e, por conseqüência, à sobrevivência no mercado, assegurada em função de vantagens competitivas obtidas diante da concorrência.application/pdfporPlanejamento estratégicoControle de qualidadeTelecomunicaçõesUma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000342388.pdf000342388.pdfTexto completoapplication/pdf1537683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/1/000342388.pdfc51f44646c83b0fb29b86b923508a044MD51TEXT000342388.pdf.txt000342388.pdf.txtExtracted Texttext/plain340259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/2/000342388.pdf.txtc4eaf7719d2a890076be07974778099dMD52THUMBNAIL000342388.pdf.jpg000342388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/3/000342388.pdf.jpg1daf25007dc6766f0744632bd4f3386cMD5310183/37352018-10-05 08:57:01.059oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
title Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
spellingShingle Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
Floriano, Marco Antonio Lima
Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Telecomunicações
title_short Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
title_full Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
title_fullStr Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
title_full_unstemmed Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
title_sort Uma discussão do planejamento técnico em uma empresa de telecomunicações
author Floriano, Marco Antonio Lima
author_facet Floriano, Marco Antonio Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Floriano, Marco Antonio Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Telecomunicações
topic Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Telecomunicações
description A partir do ano de 1997, iniciou e continua uma grande revolução no setor das telecomunicações do Brasil. Esta revolução ocorre tanto em relação à tecnologia de produtos quanto ao procedimento das operadoras que atuam no setor. A sobrevivência das empresas no mercado a partir de então, está fortemente ligada à Qualidade. Principalmente as Concessionárias, empresas que formavam o monopólio estatal das telecomunicações, até a abertura do setor ao mercado internacional, devem agora dar um giro de 1800 nos seus procedimentos. A partir de agora, as concessionárias precisam atender qualificadamente a seus Clientes, os quais, anteriormente, eram considerados apenas meros assinantes, que aceitavam o que lhes era disponibilizado, ou ficavam sem os serviços desejados. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, as empresas devem incrementar Qualidade a partir do Planejamento, elegendo o Cliente como o personagem principal, o alvo a ser atingido com o que de melhor tecnologicamente existe no mercado, como: Fibra áptica, Wireless e Internet. Para iniciar o processo de melhoria contínua e a seguir a implementação de um sistema gerencial que estabeleça a Qualidade como prioridade necessária e iminente, este trabalho apresenta um estudo de caso contemplando o setor de planejamento de uma grande concessionária de serviços de telecomunicações. É feita uma análise das deficiências atuais e é proposto um plano de ação capaz de promover a mudança necessária, em direção ao pleno atendimento dos clientes e, por conseqüência, à sobrevivência no mercado, assegurada em função de vantagens competitivas obtidas diante da concorrência.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000342388
url http://hdl.handle.net/10183/3735
identifier_str_mv 000342388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/1/000342388.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/2/000342388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3735/3/000342388.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c51f44646c83b0fb29b86b923508a044
c4eaf7719d2a890076be07974778099d
1daf25007dc6766f0744632bd4f3386c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085032107180032