O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlani, Jimena
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13259
Resumo: Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.
id URGS_015c1160ea83473ac7c3c3c15cf25762
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13259
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Furlani, JimenaLouro, Guacira Lopes2008-07-03T04:11:40Z2005http://hdl.handle.net/10183/13259000491228Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.In this thesis I work with sexual education for children with the intention of discussing the production processes of sexual and gender differences. Therefore, I examine two didactical sexual education textbooks addressed to infancy. This investigation was supported by the fields of Cultural Studies and Feminist Studies, articulated with the post-structuralist perspective of analysis. The book´s analytical process was based in the study of its sexual and gender “representations” in an effort to make explicit a way to discuss those representations using a process of “deconstruction”. The way gender and sexuality are represented create meanings that define and constitute not only the subject and normal practices, but also the subject and the “deviating”, “non-authorized”, “abnormal” practices. The deconstructive procedure that I discussed in this thesis can be used not only as a analytical resource of school artifacts but also can suggest ways to operate pedagogical practice in Sexual Education in any educational level. The following themes were discussed: sexual relations, different families, contraception, masculinity and feminality, homosexuality, maternance, sexual abuse, HIV/AIDS, safe sex, sexual education and infantile subject. To question the way the differences and identities are represented based in a pedagogical artifact and, by extension, how those differences are represented in culture was assumed in this thesis as indispensable in any educational process and in the development of educators and/or future pedagogues.application/pdfporEducação infantilGêneroLivro paradidáticoRepresentaçãoSexualidadeEstudos culturaisProfessorFormaçãoEducação sexualSexual educationCultural studiesFeminist studiesGender and sexual representationGenderSexuality and educationDevelopment of educatorsO bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000491228.pdf000491228.pdfTexto completoapplication/pdf4822795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/1/000491228.pdf3e595aed55d69ad301661aa453a2ce3bMD51TEXT000491228.pdf.txt000491228.pdf.txtExtracted Texttext/plain752502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/2/000491228.pdf.txt2f4fce7890678b92d53058fe99111b1bMD52THUMBNAIL000491228.pdf.jpg000491228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/3/000491228.pdf.jpg71cdccf0157de2d8941f781fee9f20b4MD5310183/132592018-10-17 09:37:58.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:37:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
title O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
spellingShingle O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
Furlani, Jimena
Educação infantil
Gênero
Livro paradidático
Representação
Sexualidade
Estudos culturais
Professor
Formação
Educação sexual
Sexual education
Cultural studies
Feminist studies
Gender and sexual representation
Gender
Sexuality and education
Development of educators
title_short O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
title_full O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
title_fullStr O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
title_full_unstemmed O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
title_sort O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
author Furlani, Jimena
author_facet Furlani, Jimena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlani, Jimena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Louro, Guacira Lopes
contributor_str_mv Louro, Guacira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Gênero
Livro paradidático
Representação
Sexualidade
Estudos culturais
Professor
Formação
Educação sexual
topic Educação infantil
Gênero
Livro paradidático
Representação
Sexualidade
Estudos culturais
Professor
Formação
Educação sexual
Sexual education
Cultural studies
Feminist studies
Gender and sexual representation
Gender
Sexuality and education
Development of educators
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexual education
Cultural studies
Feminist studies
Gender and sexual representation
Gender
Sexuality and education
Development of educators
description Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13259
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000491228
url http://hdl.handle.net/10183/13259
identifier_str_mv 000491228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/1/000491228.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/2/000491228.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/3/000491228.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e595aed55d69ad301661aa453a2ce3b
2f4fce7890678b92d53058fe99111b1b
71cdccf0157de2d8941f781fee9f20b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085122561540096