O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13259 |
Resumo: | Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os. |
id |
URGS_015c1160ea83473ac7c3c3c15cf25762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13259 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Furlani, JimenaLouro, Guacira Lopes2008-07-03T04:11:40Z2005http://hdl.handle.net/10183/13259000491228Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.In this thesis I work with sexual education for children with the intention of discussing the production processes of sexual and gender differences. Therefore, I examine two didactical sexual education textbooks addressed to infancy. This investigation was supported by the fields of Cultural Studies and Feminist Studies, articulated with the post-structuralist perspective of analysis. The book´s analytical process was based in the study of its sexual and gender “representations” in an effort to make explicit a way to discuss those representations using a process of “deconstruction”. The way gender and sexuality are represented create meanings that define and constitute not only the subject and normal practices, but also the subject and the “deviating”, “non-authorized”, “abnormal” practices. The deconstructive procedure that I discussed in this thesis can be used not only as a analytical resource of school artifacts but also can suggest ways to operate pedagogical practice in Sexual Education in any educational level. The following themes were discussed: sexual relations, different families, contraception, masculinity and feminality, homosexuality, maternance, sexual abuse, HIV/AIDS, safe sex, sexual education and infantile subject. To question the way the differences and identities are represented based in a pedagogical artifact and, by extension, how those differences are represented in culture was assumed in this thesis as indispensable in any educational process and in the development of educators and/or future pedagogues.application/pdfporEducação infantilGêneroLivro paradidáticoRepresentaçãoSexualidadeEstudos culturaisProfessorFormaçãoEducação sexualSexual educationCultural studiesFeminist studiesGender and sexual representationGenderSexuality and educationDevelopment of educatorsO bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000491228.pdf000491228.pdfTexto completoapplication/pdf4822795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/1/000491228.pdf3e595aed55d69ad301661aa453a2ce3bMD51TEXT000491228.pdf.txt000491228.pdf.txtExtracted Texttext/plain752502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/2/000491228.pdf.txt2f4fce7890678b92d53058fe99111b1bMD52THUMBNAIL000491228.pdf.jpg000491228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/3/000491228.pdf.jpg71cdccf0157de2d8941f781fee9f20b4MD5310183/132592018-10-17 09:37:58.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:37:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
title |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
spellingShingle |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis Furlani, Jimena Educação infantil Gênero Livro paradidático Representação Sexualidade Estudos culturais Professor Formação Educação sexual Sexual education Cultural studies Feminist studies Gender and sexual representation Gender Sexuality and education Development of educators |
title_short |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
title_full |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
title_fullStr |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
title_full_unstemmed |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
title_sort |
O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis |
author |
Furlani, Jimena |
author_facet |
Furlani, Jimena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlani, Jimena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Louro, Guacira Lopes |
contributor_str_mv |
Louro, Guacira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Gênero Livro paradidático Representação Sexualidade Estudos culturais Professor Formação Educação sexual |
topic |
Educação infantil Gênero Livro paradidático Representação Sexualidade Estudos culturais Professor Formação Educação sexual Sexual education Cultural studies Feminist studies Gender and sexual representation Gender Sexuality and education Development of educators |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sexual education Cultural studies Feminist studies Gender and sexual representation Gender Sexuality and education Development of educators |
description |
Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-07-03T04:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13259 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000491228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13259 |
identifier_str_mv |
000491228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/1/000491228.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/2/000491228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13259/3/000491228.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e595aed55d69ad301661aa453a2ce3b 2f4fce7890678b92d53058fe99111b1b 71cdccf0157de2d8941f781fee9f20b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085122561540096 |