Ondas semânticas na construção do conhecimento acadêmico : uma análise de textos inicii de graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoerlle, Sara Thaís
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277594
Resumo: Esta dissertação investiga o desenvolvimento da escrita acadêmica no início de um curso de graduação a partir dos movimentos de ondas semânticas. O estudo foi instruído pelo viés teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1978; Halliday; Hasan, 1985; Halliday; Matthiessen, 2014) e baseou-se na Teoria do Código de Legitimação (Bernstein, 1971, 1975, 1990, 2000) em especial na dimensão semântica (Maton, 2013, 2014, 2020). Centrada na Teoria das Ondas Semânticas de Maton (2013, 2014, 2020), a ênfase da pesquisa está nos conceitos de gravidade semântica e densidade semântica. Esses conceitos permitem observar a profundidade e complexidade dos significados em um texto, assim como a concentração de significados em um espaço linguístico específico, respectivamente. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos sob o viés das Ondas Semânticas (Maton, 2013; Matruglio et al., 2013; Macnaught et al., 2013; Maton, 2020), entretanto, em contexto brasileiro, as pesquisas ainda são recentes, principalmente no contexto acadêmico (Andrade, 2022; Santos e Mortimer; 2019; Bocheco, 2021; Pires, 2022; Silva e Rottava, 2023). Assim, esta pesquisa busca contribuir para a expansão dos estudos ligados à TCL (Teoria do Código de Legitimação) bem como à compreensão do letramento acadêmico por alunos recém-ingressantes em curso de graduação em contexto brasileiro. Para isso, a metodologia da pesquisa segue a perspectiva da LSF de analisar produtos autênticos de interação social considerando seu contexto cultural e social em que são negociados. Assim, o corpus é formado por textos resultantes de uma tarefa desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção Textual, componente curricular do primeiro semestre de graduação em Letras da UFRGS. A tarefa é desenvolvida de forma que crie uma interlocução entre textos dos alunos (escrita e reescrita) e monitores (parecer). Para esse estudo, foram selecionados trechos da primeira versão, do parecer e da reescrita dos textos de três alunos com o objetivo de identificar os movimentos de onda semântica entre a primeira versão do texto e sua reescrita, além de verificar o impacto do parecer no movimento de onda. Os resultados apontam para uma mudança significativa na construção dos significados na segunda versão do texto, criando um movimento de onda semântica; também demonstraram a importância da interlocução promovida pelo parecer do texto no processo de reescrita.
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spelling Hoerlle, Sara ThaísRottava, Lucia2024-08-23T06:30:29Z2024http://hdl.handle.net/10183/277594001209164Esta dissertação investiga o desenvolvimento da escrita acadêmica no início de um curso de graduação a partir dos movimentos de ondas semânticas. O estudo foi instruído pelo viés teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1978; Halliday; Hasan, 1985; Halliday; Matthiessen, 2014) e baseou-se na Teoria do Código de Legitimação (Bernstein, 1971, 1975, 1990, 2000) em especial na dimensão semântica (Maton, 2013, 2014, 2020). Centrada na Teoria das Ondas Semânticas de Maton (2013, 2014, 2020), a ênfase da pesquisa está nos conceitos de gravidade semântica e densidade semântica. Esses conceitos permitem observar a profundidade e complexidade dos significados em um texto, assim como a concentração de significados em um espaço linguístico específico, respectivamente. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos sob o viés das Ondas Semânticas (Maton, 2013; Matruglio et al., 2013; Macnaught et al., 2013; Maton, 2020), entretanto, em contexto brasileiro, as pesquisas ainda são recentes, principalmente no contexto acadêmico (Andrade, 2022; Santos e Mortimer; 2019; Bocheco, 2021; Pires, 2022; Silva e Rottava, 2023). Assim, esta pesquisa busca contribuir para a expansão dos estudos ligados à TCL (Teoria do Código de Legitimação) bem como à compreensão do letramento acadêmico por alunos recém-ingressantes em curso de graduação em contexto brasileiro. Para isso, a metodologia da pesquisa segue a perspectiva da LSF de analisar produtos autênticos de interação social considerando seu contexto cultural e social em que são negociados. Assim, o corpus é formado por textos resultantes de uma tarefa desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção Textual, componente curricular do primeiro semestre de graduação em Letras da UFRGS. A tarefa é desenvolvida de forma que crie uma interlocução entre textos dos alunos (escrita e reescrita) e monitores (parecer). Para esse estudo, foram selecionados trechos da primeira versão, do parecer e da reescrita dos textos de três alunos com o objetivo de identificar os movimentos de onda semântica entre a primeira versão do texto e sua reescrita, além de verificar o impacto do parecer no movimento de onda. Os resultados apontam para uma mudança significativa na construção dos significados na segunda versão do texto, criando um movimento de onda semântica; também demonstraram a importância da interlocução promovida pelo parecer do texto no processo de reescrita.This dissertation investigates the development of academic writing at the beginning of an undergraduate course based on the movements of semantic waves. The study was guided by the theoretical bias of Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1978; Halliday; Hasan, 1985; Halliday; Matthiessen, 2014) and was based on the Legitimation Code Theory (Bernstein, 1971, 1975, 1990, 2000) especially in the semantic dimension (Maton, 2013, 2014, 2020). Centered on Maton's Semantic Wave Theory (2013, 2014, 2020), the research emphasis is on the concepts of semantic gravity and semantic density. These concepts allow us to observe the depth and complexity of meanings in a text, as well as the concentration of meanings in a specific linguistic space, respectively. Many works have been developed under the perspective of Semantic Waves (Maton, 2013; Matruglio et al., 2013; Macnaught et al., 2013; Maton, 2020), however, in the Brazilian context, research is still recent, especially in the context academic (Andrade, 2022; Santos and Mortimer; 2019; Bocheco, 2021; Pires, 2022; Silva and Rottava, 2023). Thus, this research seeks to contribute to the expansion of studies linked to the LCT (Legitimation Code Theory) as well as the understanding of academic literacy by students recently entering an undergraduate course in the Brazilian context. To achieve this, the research methodology follows the SFL perspective of analyzing authentic products of social interaction considering the cultural and social context in which they are negotiated. Thus, the corpus is made up of texts resulting from a task developed in the Reading and Text Production class, a curricular component of the first semester of the Modern Language and Brazilian Literature degree at UFRGS. The task is developed in a way that creates a dialogue between student texts (writing and rewriting) and monitors (opinion). For this study, excerpts from the first version, the opinion and the rewriting of the texts of three students were selected with the aim of identifying the semantic wave movements between the first version of the text and its rewriting, in addition to verifying the impact of the opinion on the movement wave. The results point to a significant change in the construction of meanings in the second version of the text, creating a semantic wave movement; also demonstrated the importance of the dialogue promoted by the opinion of the text in the rewriting process.application/pdfporEscrita acadêmicaOndas semânticasTeoria do Código de Legitimação (Linguística)Linguística sistêmico-funcionalAcademic writing and rewritingSemantic wavesLegitimation Code TheorySystemic-functional linguisticsOndas semânticas na construção do conhecimento acadêmico : uma análise de textos inicii de graduandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209164.pdf.txt001209164.pdf.txtExtracted Texttext/plain165712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277594/2/001209164.pdf.txt70cbacc3255b2b09026df77079355758MD52ORIGINAL001209164.pdfTexto completoapplication/pdf932976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277594/1/001209164.pdf557fbc6995aa75b75e53229348287018MD5110183/2775942024-09-07 06:19:34.740154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-07T09:19:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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