Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Camila Roberta Ferrão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61264
Resumo: Este estudo tem como objetivo examinar as possibilidades e potencialidades do ensino das Transformações Geométricas no Ensino Fundamental, assunto este pouco abordado nos currículos deste nível de ensino. Realiza um resgate histórico sobre o ensino da Geometria e constata que a introdução do tema das transformações se dá a partir do Movimento da Matemática Moderna. Identifica os Parâmetros Curriculares Nacionais como incentivador deste estudo, a partir do momento em que, devido a essas orientações, autores de livros didáticos passam a tratar do tema em suas coleções, mesmo que, em alguns casos, de forma tímida. Para verificar as potencialidades do estudo das Transformações Geométricas foram elaborados dois conjuntos de atividades, sendo um desenvolvido com professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e outro com uma turma de alunos do 6º ano desse nível de ensino, ambas em uma escola municipal da Rede Pública de Ensino da cidade de São Leopoldo, RS. Esta pesquisa de caráter qualitativo segue princípios da pesquisa-ação, adotando procedimentos de acompanhamento e controle da intervenção produzida. Da análise da aplicação da proposta, foi produzido um livro do tipo paradidático intitulado Matemática das Transformações, o qual trata o tema com aspectos lúdicos, de caráter artístico e que, pela linguagem nele utilizada, tem a pretensão de incentivar a leitura.
id URGS_01d7bda42461cf11910d69a0d640e09d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61264
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Camila Roberta FerrãoSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-11-22T01:41:20Z2012http://hdl.handle.net/10183/61264000865141Este estudo tem como objetivo examinar as possibilidades e potencialidades do ensino das Transformações Geométricas no Ensino Fundamental, assunto este pouco abordado nos currículos deste nível de ensino. Realiza um resgate histórico sobre o ensino da Geometria e constata que a introdução do tema das transformações se dá a partir do Movimento da Matemática Moderna. Identifica os Parâmetros Curriculares Nacionais como incentivador deste estudo, a partir do momento em que, devido a essas orientações, autores de livros didáticos passam a tratar do tema em suas coleções, mesmo que, em alguns casos, de forma tímida. Para verificar as potencialidades do estudo das Transformações Geométricas foram elaborados dois conjuntos de atividades, sendo um desenvolvido com professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e outro com uma turma de alunos do 6º ano desse nível de ensino, ambas em uma escola municipal da Rede Pública de Ensino da cidade de São Leopoldo, RS. Esta pesquisa de caráter qualitativo segue princípios da pesquisa-ação, adotando procedimentos de acompanhamento e controle da intervenção produzida. Da análise da aplicação da proposta, foi produzido um livro do tipo paradidático intitulado Matemática das Transformações, o qual trata o tema com aspectos lúdicos, de caráter artístico e que, pela linguagem nele utilizada, tem a pretensão de incentivar a leitura.This study intents to examine the possibilities and potential of Geometric Transformations in teaching Elementary School, a few discussed subject in the curriculum of this educational level. Performs a historical survey about the teaching of geometry and notes that the introduction of the theme of change is given from the Movement of Modern Mathematics. Identifies how the National Curriculum Parameters for this study, from the time when, due to these guidelines, authors of textbooks come to address the issue in their collections, even though in some cases, so shy. To verify the potential of the study of Geometric Transformations were prepared two sets of activities, one developed with teachers working in early years of elementary school and another with a group of students from the 6th year of this level of education, both in a municipal school of the Network public Schools in the city of São Leopoldo, RS. This qualitative study follows the principles of action-research, adopting procedures for monitoring and control of the intervention produced. An analysis of the implementation of the proposal, was produced a textbook titled Transformation’s Mathematics , which treats the subject with playful aspects of artistic character, and that the language used therein, intend to encourage reading.application/pdfporEnsino-aprendizagemTransformações geométricasEnsino : GeometriaGeometric transformationsMathematicsTeaching-learningTextbooksPotencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000865141.pdf000865141.pdfTexto completoapplication/pdf6639298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/1/000865141.pdfa87bb4ffde965bb3f7381078e112fc07MD51TEXT000865141.pdf.txt000865141.pdf.txtExtracted Texttext/plain231769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/2/000865141.pdf.txt90f3e78d533f8a1f658c62a83752fdf3MD52THUMBNAIL000865141.pdf.jpg000865141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/3/000865141.pdf.jpg5f39a644f8eafe1d2493425ef4a33698MD5310183/612642022-12-23 05:54:14.092112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-23T07:54:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
title Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
spellingShingle Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
Rodrigues, Camila Roberta Ferrão
Ensino-aprendizagem
Transformações geométricas
Ensino : Geometria
Geometric transformations
Mathematics
Teaching-learning
Textbooks
title_short Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
title_full Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
title_fullStr Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
title_sort Potencialidades e possibilidades do ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental
author Rodrigues, Camila Roberta Ferrão
author_facet Rodrigues, Camila Roberta Ferrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Camila Roberta Ferrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Transformações geométricas
Ensino : Geometria
topic Ensino-aprendizagem
Transformações geométricas
Ensino : Geometria
Geometric transformations
Mathematics
Teaching-learning
Textbooks
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometric transformations
Mathematics
Teaching-learning
Textbooks
description Este estudo tem como objetivo examinar as possibilidades e potencialidades do ensino das Transformações Geométricas no Ensino Fundamental, assunto este pouco abordado nos currículos deste nível de ensino. Realiza um resgate histórico sobre o ensino da Geometria e constata que a introdução do tema das transformações se dá a partir do Movimento da Matemática Moderna. Identifica os Parâmetros Curriculares Nacionais como incentivador deste estudo, a partir do momento em que, devido a essas orientações, autores de livros didáticos passam a tratar do tema em suas coleções, mesmo que, em alguns casos, de forma tímida. Para verificar as potencialidades do estudo das Transformações Geométricas foram elaborados dois conjuntos de atividades, sendo um desenvolvido com professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e outro com uma turma de alunos do 6º ano desse nível de ensino, ambas em uma escola municipal da Rede Pública de Ensino da cidade de São Leopoldo, RS. Esta pesquisa de caráter qualitativo segue princípios da pesquisa-ação, adotando procedimentos de acompanhamento e controle da intervenção produzida. Da análise da aplicação da proposta, foi produzido um livro do tipo paradidático intitulado Matemática das Transformações, o qual trata o tema com aspectos lúdicos, de caráter artístico e que, pela linguagem nele utilizada, tem a pretensão de incentivar a leitura.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-22T01:41:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000865141
url http://hdl.handle.net/10183/61264
identifier_str_mv 000865141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/1/000865141.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/2/000865141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61264/3/000865141.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a87bb4ffde965bb3f7381078e112fc07
90f3e78d533f8a1f658c62a83752fdf3
5f39a644f8eafe1d2493425ef4a33698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085244772024320