Realidade aumentada no ensino da química submicroscópica : alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229481 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivos conhecer os trabalhos desenvolvidos que se utilizam da Realidade Aumentada (RA) para o ensino da Química submicroscópica e as percepções de professores de Química do ensino médio de escolas públicas e privadas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), em especial a RA, em sala de aula. Por meio de levantamento de artigos científicos nas bases de dados do Educational Resources Information Center (ERIC) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para os quais não foi delimitado período de pesquisa, buscamos por trabalhos que proporcionassem experiências em RA no ensino de Química. Os trabalhos foram analisados segundo categorias tais como: ano de publicação, público-alvo, conteúdos de Química, sistema operacional utilizado, entre outras. Os resultados obtidos constituíram o primeiro artigo que compõe esta dissertação. Para conhecer qual a relação que os docentes de Química têm com as TDIC e a RA, realizou-se uma pesquisa com um grupo de professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas que possibilitaram conhecer seus percursos formativos; se as TDIC estão presentes no planejamento de suas aulas e se conheciam a RA aplicada para o Ensino da Química. A análise das entrevistas se deu por Análise de Conteúdo e os dados obtidos deram origem ao segundo artigo que compõe este trabalho. As principais repostas obtidas para atender aos objetivos dessa dissertação estão associadas à relação entre o desenvolvimento de softwares e aplicativos de RA e o crescente avanço e a popularização das tecnologias móveis (smartphones e tablets). Com a rápida evolução das tecnologias, os softwares para desenvolvimento de programas que proporcionam experiências em RA tendem a se tornar cada vez mais acessíveis, proporcionando o aumento da disponibilidade desses recursos prontos na forma de aplicativos, os quais poderão ser acessados pelos usuários sem a necessidade de criar algo novo. Outro ponto importante é o desenvolvimento de recursos com RA para atender a demandas do Ensino de Química relacionadas às dificuldades de entender o universo invisível da química submicroscópica. No que diz respeito ao uso dessas tecnologias pelo grupo de professores entrevistados e principalmente sua relação com a RA, fica evidente que tecnologias atuais quando presentes na ação docente são de uso genérico, ou seja, não são recursos específicos para a compreensão da química e suas nuances mais complexas. Isso sugere a necessidade de formações, sejam iniciais ou continuadas, que proporcionem uma atualização em TDIC especificas para o Ensino de Química. |
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Nascimento, Géssica doMoreira, Jose Claudio FonsecaPizzato, Michelle Camara2021-09-02T04:26:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/229481001130954Esta dissertação teve como objetivos conhecer os trabalhos desenvolvidos que se utilizam da Realidade Aumentada (RA) para o ensino da Química submicroscópica e as percepções de professores de Química do ensino médio de escolas públicas e privadas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), em especial a RA, em sala de aula. Por meio de levantamento de artigos científicos nas bases de dados do Educational Resources Information Center (ERIC) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para os quais não foi delimitado período de pesquisa, buscamos por trabalhos que proporcionassem experiências em RA no ensino de Química. Os trabalhos foram analisados segundo categorias tais como: ano de publicação, público-alvo, conteúdos de Química, sistema operacional utilizado, entre outras. Os resultados obtidos constituíram o primeiro artigo que compõe esta dissertação. Para conhecer qual a relação que os docentes de Química têm com as TDIC e a RA, realizou-se uma pesquisa com um grupo de professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas que possibilitaram conhecer seus percursos formativos; se as TDIC estão presentes no planejamento de suas aulas e se conheciam a RA aplicada para o Ensino da Química. A análise das entrevistas se deu por Análise de Conteúdo e os dados obtidos deram origem ao segundo artigo que compõe este trabalho. As principais repostas obtidas para atender aos objetivos dessa dissertação estão associadas à relação entre o desenvolvimento de softwares e aplicativos de RA e o crescente avanço e a popularização das tecnologias móveis (smartphones e tablets). Com a rápida evolução das tecnologias, os softwares para desenvolvimento de programas que proporcionam experiências em RA tendem a se tornar cada vez mais acessíveis, proporcionando o aumento da disponibilidade desses recursos prontos na forma de aplicativos, os quais poderão ser acessados pelos usuários sem a necessidade de criar algo novo. Outro ponto importante é o desenvolvimento de recursos com RA para atender a demandas do Ensino de Química relacionadas às dificuldades de entender o universo invisível da química submicroscópica. No que diz respeito ao uso dessas tecnologias pelo grupo de professores entrevistados e principalmente sua relação com a RA, fica evidente que tecnologias atuais quando presentes na ação docente são de uso genérico, ou seja, não são recursos específicos para a compreensão da química e suas nuances mais complexas. Isso sugere a necessidade de formações, sejam iniciais ou continuadas, que proporcionem uma atualização em TDIC especificas para o Ensino de Química.This dissertation had as objectives to know the works developed that use Augmented Reality (AR) for the teaching of submicroscopic chemistry and the perceptions of high school chemistry teachers from public and private schools on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), especially RA, in the classroom. Through a survey of scientific articles in the databases of the Educational Resources Information Center (ERIC) and in the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), for which there was no delimited research period, we seek works that provide AR experiences in chemistry teaching. The works were analyzed according to categories such as: year of publication, target audience, chemistry content, operating system used, among others. The results obtained constituted the first article that composes this dissertation. To find out what the relationship that Chemistry teachers have with TDIC and AR, a survey was conducted with a group of high school teachers from public and private schools in the metropolitan region of Porto Alegre in Rio Grande do Sul through interviews that made it possible to know their training paths; if TDIC are present in the planning of their classes and if they knew the applied AR for the Teaching of Chemistry. The analysis of the interviews took place through Content Analysis and the data obtained gave rise to the second article that composes this work. The main answers obtained to meet the objectives of this dissertation are associated with the relationship between the development of AR software and applications and the growing advance and popularization of mobile technologies (smartphones and tablets). With the rapid evolution of technologies, software for developing programs that provide AR experiences tends to become increasingly accessible, providing an increase in the availability of these ready-made resources in the form of applications, which can be accessed by users without the need for create something new. Another important point is the development of resources with AR to meet the demands of Chemistry Teaching related to the difficulties of understanding the invisible universe of submicroscopic chemistry. With regard to the use of these technologies by the group of teachers interviewed and, mainly, their relationship with AR, it is evident that current technologies when present in the teaching action are of generic use, that is, they are not specific resources for understanding chemistry its most complex nuances. This suggests the need for training, either initial or continued, that provide an update in specific TDIC for Chemistry Teaching.application/pdfporEnsino de quimicaRealidade aumentadaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologia digitalFormação de professoresAugmented realityDigital Information and Communication TechnologiesChemical educationTeachers' knowledgeRealidade aumentada no ensino da química submicroscópica : alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130954.pdf.txt001130954.pdf.txtExtracted Texttext/plain156550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229481/2/001130954.pdf.txt940fb61658376ca1b8b71642fb82a577MD52ORIGINAL001130954.pdfTexto completoapplication/pdf1134691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229481/1/001130954.pdf590feb5990c1712255deddf1fb28a200MD5110183/2294812023-03-10 03:32:34.869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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