Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidelwein, Monica Pagel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7867
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado intitulada “Concepções dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais e sua Inclusão na Escola Comum” aborda as concepções presentes na representação dos professores sobre estes alunos. Foi realizada em uma Escola de Educação Básica que está situada no sul do país e que possui aproximadamente setecentos alunos, sendo que vinte e dois possuem necessidades educacionais especiais. Estudar a questão proposta é relevante, considerando que, a partir de um olhar mais ampliado sobre o tema, às práticas nas escolas podem ser ressignificadas, trazendo novas possibilidades e representando ganhos à educação e à sociedade como um todo. A pesquisa iniciou desenvolvendo a fundamentação teórica sobre a inclusão e a integração, os aspectos pedagógicos da inclusão, as representações – em especial no que se refere ao aluno com necessidades educacionais especiais e a sua inclusão na escola comum – e também sobre alguns pressupostos da Análise de Discurso, de origem francesa, tendo como principal autor Michel Pêcheux. Posteriormente apresentou-se a metodologia do trabalho, sendo que foram realizadas entrevistas, análise dos relatórios de avaliação e observações dos conselhos de classe. Os aspectos teóricos abordados e as falas dos professores forneceram subsídios para as análises, as quais, a partir da questão principal do estudo, foram realizadas utilizando-se alguns pressupostos da Análise de Discurso. Para fundamentar o trabalho, se destacam alguns autores, tais como: Rosita Edler Carvalho, Rosana Glat e Hugo Otto Beyer. Em relação às representações, utilizaram-se estudos da Psicologia Social que trazem contribuições significativas para as reflexões relativas às representações dos sujeitos, salientando-se os estudos de Moscovici e Jovchelovitch. No que se refere às representações sobre o sujeito com necessidades educacionais especiais, contou-se com estudos de Ivanilde Apoluceno de Oliveira. É possível afirmar que os discursos dos professores estão relacionados às condições de produção dos mesmos, considerando o lugar/posição ocupado e a relação com os contextos imediatos e o contexto sócio-histórico e ideológico, bem como, que estes discursos influenciam o lugar/posição dos sujeitos com necessidades especiais na sociedade. Importa-nos, então, que as reflexões, a partir dos discursos dos professores, levem a construção de novos sentidos, possibilitando a ressignificação das representações sociais.
id URGS_0236d04af7c93f5f8d9ad44928aab307
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7867
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Eidelwein, Monica PagelBeyer, Hugo Otto2007-06-06T19:10:56Z2006http://hdl.handle.net/10183/7867000559342Esta Dissertação de Mestrado intitulada “Concepções dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais e sua Inclusão na Escola Comum” aborda as concepções presentes na representação dos professores sobre estes alunos. Foi realizada em uma Escola de Educação Básica que está situada no sul do país e que possui aproximadamente setecentos alunos, sendo que vinte e dois possuem necessidades educacionais especiais. Estudar a questão proposta é relevante, considerando que, a partir de um olhar mais ampliado sobre o tema, às práticas nas escolas podem ser ressignificadas, trazendo novas possibilidades e representando ganhos à educação e à sociedade como um todo. A pesquisa iniciou desenvolvendo a fundamentação teórica sobre a inclusão e a integração, os aspectos pedagógicos da inclusão, as representações – em especial no que se refere ao aluno com necessidades educacionais especiais e a sua inclusão na escola comum – e também sobre alguns pressupostos da Análise de Discurso, de origem francesa, tendo como principal autor Michel Pêcheux. Posteriormente apresentou-se a metodologia do trabalho, sendo que foram realizadas entrevistas, análise dos relatórios de avaliação e observações dos conselhos de classe. Os aspectos teóricos abordados e as falas dos professores forneceram subsídios para as análises, as quais, a partir da questão principal do estudo, foram realizadas utilizando-se alguns pressupostos da Análise de Discurso. Para fundamentar o trabalho, se destacam alguns autores, tais como: Rosita Edler Carvalho, Rosana Glat e Hugo Otto Beyer. Em relação às representações, utilizaram-se estudos da Psicologia Social que trazem contribuições significativas para as reflexões relativas às representações dos sujeitos, salientando-se os estudos de Moscovici e Jovchelovitch. No que se refere às representações sobre o sujeito com necessidades educacionais especiais, contou-se com estudos de Ivanilde Apoluceno de Oliveira. É possível afirmar que os discursos dos professores estão relacionados às condições de produção dos mesmos, considerando o lugar/posição ocupado e a relação com os contextos imediatos e o contexto sócio-histórico e ideológico, bem como, que estes discursos influenciam o lugar/posição dos sujeitos com necessidades especiais na sociedade. Importa-nos, então, que as reflexões, a partir dos discursos dos professores, levem a construção de novos sentidos, possibilitando a ressignificação das representações sociais.application/pdfporInclusão escolarEnsino fundamentalAlunoNecessidades educacionais especiaisRepresentação socialAnálise do discursoProfessorConcepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000559342.pdf000559342.pdfTexto completoapplication/pdf336756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/1/000559342.pdf7e470099fa54060e2e28c78726597788MD51TEXT000559342.pdf.txt000559342.pdf.txtExtracted Texttext/plain164535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/2/000559342.pdf.txtacfb2a482d494b794897afbec2c0113bMD52THUMBNAIL000559342.pdf.jpg000559342.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/3/000559342.pdf.jpgf6cd20c56a24a4ee1e37cebc3ab66475MD5310183/78672022-09-28 04:38:46.826274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-28T07:38:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
title Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
spellingShingle Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
Eidelwein, Monica Pagel
Inclusão escolar
Ensino fundamental
Aluno
Necessidades educacionais especiais
Representação social
Análise do discurso
Professor
title_short Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
title_full Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
title_fullStr Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
title_full_unstemmed Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
title_sort Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
author Eidelwein, Monica Pagel
author_facet Eidelwein, Monica Pagel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidelwein, Monica Pagel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beyer, Hugo Otto
contributor_str_mv Beyer, Hugo Otto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Ensino fundamental
Aluno
Necessidades educacionais especiais
Representação social
Análise do discurso
Professor
topic Inclusão escolar
Ensino fundamental
Aluno
Necessidades educacionais especiais
Representação social
Análise do discurso
Professor
description Esta Dissertação de Mestrado intitulada “Concepções dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais e sua Inclusão na Escola Comum” aborda as concepções presentes na representação dos professores sobre estes alunos. Foi realizada em uma Escola de Educação Básica que está situada no sul do país e que possui aproximadamente setecentos alunos, sendo que vinte e dois possuem necessidades educacionais especiais. Estudar a questão proposta é relevante, considerando que, a partir de um olhar mais ampliado sobre o tema, às práticas nas escolas podem ser ressignificadas, trazendo novas possibilidades e representando ganhos à educação e à sociedade como um todo. A pesquisa iniciou desenvolvendo a fundamentação teórica sobre a inclusão e a integração, os aspectos pedagógicos da inclusão, as representações – em especial no que se refere ao aluno com necessidades educacionais especiais e a sua inclusão na escola comum – e também sobre alguns pressupostos da Análise de Discurso, de origem francesa, tendo como principal autor Michel Pêcheux. Posteriormente apresentou-se a metodologia do trabalho, sendo que foram realizadas entrevistas, análise dos relatórios de avaliação e observações dos conselhos de classe. Os aspectos teóricos abordados e as falas dos professores forneceram subsídios para as análises, as quais, a partir da questão principal do estudo, foram realizadas utilizando-se alguns pressupostos da Análise de Discurso. Para fundamentar o trabalho, se destacam alguns autores, tais como: Rosita Edler Carvalho, Rosana Glat e Hugo Otto Beyer. Em relação às representações, utilizaram-se estudos da Psicologia Social que trazem contribuições significativas para as reflexões relativas às representações dos sujeitos, salientando-se os estudos de Moscovici e Jovchelovitch. No que se refere às representações sobre o sujeito com necessidades educacionais especiais, contou-se com estudos de Ivanilde Apoluceno de Oliveira. É possível afirmar que os discursos dos professores estão relacionados às condições de produção dos mesmos, considerando o lugar/posição ocupado e a relação com os contextos imediatos e o contexto sócio-histórico e ideológico, bem como, que estes discursos influenciam o lugar/posição dos sujeitos com necessidades especiais na sociedade. Importa-nos, então, que as reflexões, a partir dos discursos dos professores, levem a construção de novos sentidos, possibilitando a ressignificação das representações sociais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000559342
url http://hdl.handle.net/10183/7867
identifier_str_mv 000559342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/1/000559342.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/2/000559342.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7867/3/000559342.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e470099fa54060e2e28c78726597788
acfb2a482d494b794897afbec2c0113b
f6cd20c56a24a4ee1e37cebc3ab66475
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085081041076224