Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bronzoni, Maria Tereza Miranda
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000zmm8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1194
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_c646b3edbfd53ec6e661a730a5ff8710
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1194
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São BorjaInclusãoNecessidades educacionais especiaisLegislação específicaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The present article results of a research accomplished at a public school of São Borja's city, whose objective was to investigate the teachers' of the Fundamental Teaching perception in relation to the students' inclusion with special education needs in the regular net of teaching, foreseen in the Law of Guidelines and Bases of the National Education. He/she took place a questionnaire with those teachers, tends in view that the inclusive education is contemplated in the regiment of the school. The result of the research indicated that most of the teachers it presents explanation lack about the special education needs and of a Plan Pedagogic Political participativo. It was observed, also, that you/they lack instruments and recital theoreticalpractice, mainly to the teachers of disciplines, for the students' service with special education needs, in the regular rooms. It could be concluded that the inclusion requests preparation of the school, in his/her physical and architectural structure and in his/her continuous formation of the teachers, for this responsibility. To the State he/she fits to offer the conditions that can allow to the professionals of the education the necessary instruments for the inclusion not to be just in the laws.O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Realizou-se um questionário com esses professores, tendo em vista que a educação inclusiva está contemplada no regimento da escola. O resultado da pesquisa indicou que a maioria dos professores apresenta falta de esclarecimento sobre as necessidades educacionais especiais e de um Plano Político Pedagógico participativo. Observou-se, também, que faltam instrumentos e fundamentação teórico-prática, principalmente aos professores de disciplinas, para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, nas salas regulares. Pôde-se concluir que a inclusão requer preparação da escola, na sua estrutura física e arquitetônica e na sua formação continuada dos professores, para esta responsabilidade. Ao Estado cabe oferecer as condições que possam permitir aos profissionais da educação os instrumentos necessários para que a inclusão não fique apenas nas leis.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMunhóz, Maria AlcioneBronzoni, Maria Tereza Miranda2016-01-14T12:49:18Z2016-01-14T12:49:18Z2007-10-292007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1194ark:/26339/001300000zmm8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
title Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
spellingShingle Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
Bronzoni, Maria Tereza Miranda
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Legislação específica
title_short Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
title_full Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
title_fullStr Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
title_sort Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
author Bronzoni, Maria Tereza Miranda
author_facet Bronzoni, Maria Tereza Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.author.fl_str_mv Bronzoni, Maria Tereza Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Legislação específica
topic Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Legislação específica
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-29
2007
2016-01-14T12:49:18Z
2016-01-14T12:49:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1194
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000zmm8
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1194
identifier_str_mv ark:/26339/001300000zmm8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172419535503360