A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Condessa, Janaína
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32473
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus estudos em música fora da escola. Segundo a literatura, os fatores individuais referem-se às crenças, às percepções e às características pessoais dos alunos, enquanto os fatores ambientais relacionam-se às experiências em determinado local e momento de vida, bem como com as interações estabelecidas com as pessoas desse ambiente. Como objetivos específicos, esta pesquisa verificou o papel do ambiente (pais, família, professores, pares e contexto escolar) e investigou os fatores individuais (metas e autoconceito) que possuem relação com a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. O referencial teórico adotado foi o modelo de motivação em música (HALLAM, 2002, 2005, 2006), pois contempla a interação entre os dois tipos de fatores: individuais e ambientais. O método utilizado foi o estudo de entrevistas, com alunos das séries finais do ensino fundamental que possuíam aula de música na escola desde as séries iniciais e que optaram por estudar música fora da escola após a quinta série. Apoiada na literatura da educação e da educação musical, esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de compreender tanto os diferentes fatores envolvidos na interação entre o indivíduo e o ambiente durante a aprendizagem musical quanto a maneira pela qual esses fatores incentivam o aluno a continuar os estudos em música. Os resultados apontaram para uma forte relação entre os fatores individuais e ambientais e para a correspondência entre a motivação para aprender música dentro da escola e a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. Esses resultados poderão colaborar para o aprimoramento pedagógico dos professores de música, além de permitir reflexões e oferecer subsídios que possam melhorar a motivação dos alunos para aprender música, dentro e fora da escola.
id URGS_03414f7a20dab8de954eab7da23ea014
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32473
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Condessa, JanaínaHentschke, Liane2011-10-04T01:16:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/32473000787134Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus estudos em música fora da escola. Segundo a literatura, os fatores individuais referem-se às crenças, às percepções e às características pessoais dos alunos, enquanto os fatores ambientais relacionam-se às experiências em determinado local e momento de vida, bem como com as interações estabelecidas com as pessoas desse ambiente. Como objetivos específicos, esta pesquisa verificou o papel do ambiente (pais, família, professores, pares e contexto escolar) e investigou os fatores individuais (metas e autoconceito) que possuem relação com a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. O referencial teórico adotado foi o modelo de motivação em música (HALLAM, 2002, 2005, 2006), pois contempla a interação entre os dois tipos de fatores: individuais e ambientais. O método utilizado foi o estudo de entrevistas, com alunos das séries finais do ensino fundamental que possuíam aula de música na escola desde as séries iniciais e que optaram por estudar música fora da escola após a quinta série. Apoiada na literatura da educação e da educação musical, esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de compreender tanto os diferentes fatores envolvidos na interação entre o indivíduo e o ambiente durante a aprendizagem musical quanto a maneira pela qual esses fatores incentivam o aluno a continuar os estudos em música. Os resultados apontaram para uma forte relação entre os fatores individuais e ambientais e para a correspondência entre a motivação para aprender música dentro da escola e a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. Esses resultados poderão colaborar para o aprimoramento pedagógico dos professores de música, além de permitir reflexões e oferecer subsídios que possam melhorar a motivação dos alunos para aprender música, dentro e fora da escola.This research is about motivation to learn music. Its general aim was to investigate the interaction between individual and environmental factors which motivate students to continue their studies in music outside school. According to literature, individual factors refer to students’ beliefs, perceptions and personal characteristics, whilst environmental factors are related to life experiences in some places and at some times, as well as the interaction with others. The specific aims to this research was to verify the role of environment (parents, family, teachers, peers and school context), as well as investigate individual factors (goals and self-concept about abilities) in students’ choice in continuing to learn music outside school. The theoretical framework adopted was the model of motivation in music (Hallam, 2002, 2005, 2006), because it considers the interactions between individual and environmental factors. The method chosen was the interview study, with middle school students who attended music classes at school since first cycle of fundamental education, and opted to study music outside school after the fifth grade. Based both on the education and the music education literature, the reason of this research is the possibility of understanding not only the different factors involved in the interaction between the individual and the environment during the musical learning, but also the way these factors motivate the student to continue studying music. The results of this research revealed a close link between individual and environmental factors. Moreover, data showed the relation between motivation to learn music inside school and motivation to continue music outside school.application/pdfporMusica : AprendizagemMotivação : MúsicaEducação musicalMotivation to learn musicMotivation to continue music studiesModel of motivation in musicIndividual and environmental factorsA motivação dos alunos para continuar seus estudos em músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787134.pdf.txt000787134.pdf.txtExtracted Texttext/plain239574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/2/000787134.pdf.txtfc0430f35162cc288d912574a3210576MD52ORIGINAL000787134.pdf000787134.pdfTexto completoapplication/pdf700560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/1/000787134.pdf9bed2839b9bbd06b68ded5bef0222174MD51THUMBNAIL000787134.pdf.jpg000787134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/3/000787134.pdf.jpg4f479bcb6e8fa5e75207ae5cc6031c33MD5310183/324732018-10-10 07:54:38.028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:54:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
title A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
spellingShingle A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
Condessa, Janaína
Musica : Aprendizagem
Motivação : Música
Educação musical
Motivation to learn music
Motivation to continue music studies
Model of motivation in music
Individual and environmental factors
title_short A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
title_full A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
title_fullStr A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
title_full_unstemmed A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
title_sort A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
author Condessa, Janaína
author_facet Condessa, Janaína
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Condessa, Janaína
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hentschke, Liane
contributor_str_mv Hentschke, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Musica : Aprendizagem
Motivação : Música
Educação musical
topic Musica : Aprendizagem
Motivação : Música
Educação musical
Motivation to learn music
Motivation to continue music studies
Model of motivation in music
Individual and environmental factors
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation to learn music
Motivation to continue music studies
Model of motivation in music
Individual and environmental factors
description Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus estudos em música fora da escola. Segundo a literatura, os fatores individuais referem-se às crenças, às percepções e às características pessoais dos alunos, enquanto os fatores ambientais relacionam-se às experiências em determinado local e momento de vida, bem como com as interações estabelecidas com as pessoas desse ambiente. Como objetivos específicos, esta pesquisa verificou o papel do ambiente (pais, família, professores, pares e contexto escolar) e investigou os fatores individuais (metas e autoconceito) que possuem relação com a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. O referencial teórico adotado foi o modelo de motivação em música (HALLAM, 2002, 2005, 2006), pois contempla a interação entre os dois tipos de fatores: individuais e ambientais. O método utilizado foi o estudo de entrevistas, com alunos das séries finais do ensino fundamental que possuíam aula de música na escola desde as séries iniciais e que optaram por estudar música fora da escola após a quinta série. Apoiada na literatura da educação e da educação musical, esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de compreender tanto os diferentes fatores envolvidos na interação entre o indivíduo e o ambiente durante a aprendizagem musical quanto a maneira pela qual esses fatores incentivam o aluno a continuar os estudos em música. Os resultados apontaram para uma forte relação entre os fatores individuais e ambientais e para a correspondência entre a motivação para aprender música dentro da escola e a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. Esses resultados poderão colaborar para o aprimoramento pedagógico dos professores de música, além de permitir reflexões e oferecer subsídios que possam melhorar a motivação dos alunos para aprender música, dentro e fora da escola.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-04T01:16:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787134
url http://hdl.handle.net/10183/32473
identifier_str_mv 000787134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/2/000787134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/1/000787134.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32473/3/000787134.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc0430f35162cc288d912574a3210576
9bed2839b9bbd06b68ded5bef0222174
4f479bcb6e8fa5e75207ae5cc6031c33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309007967059968