Quantificação da complexidade de processos de TI interdomínios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87245 |
Resumo: | Serviços distribuídos exigem esforços cooperativos entre provedores de serviços distintos, com comunicação e troca de informações. Isto, entretanto, aumenta a complexidade associada aos processos de TI, e a entrega de serviços competitivos e com custos predizíveis depende do conhecimento e do controle desta complexidade. No presente trabalho, é proposta uma metodologia capaz de endereçar este cenário, no qual provedores de serviços distintos trabalham em conjunto, trocam informações, entretanto, por vezes omitem informações confidenciais entre si. Para isto, aplica um conjunto de métricas, quantifica a complexidade dos processos, define como os provedores trocarão entre si informações de seus procedimentos internos e como estas informações serão ajustadas para garantir a todos o mesmo resultado apesar de informações confidenciais serem, porventura, omitidas. A avaliação – cíclica – começa com o processo sendo projetado por todos os provedores, chamados de domínios de autoridade. Após finalizados os processos locais de cada um, estes são enviados a todos os domínios integrantes do processo, seguida da aplicação de ajustes de complexidade, o que garante que cada um terá uma visão completa e de complexidade coerente do processo. A aplicação das métricas é efetuada pela ferramenta complexity analyzer, que analisa gramaticalmente processos representados em XML até alcançar valores aceitáveis de complexidade. Um protótipo da ferramenta foi implementado e utilizado para avaliar um processo de TI mapeado de um caso real, validando a metodologia proposta. |
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Santos, Jose Rafael Xavier dosGranville, Lisandro Zambenedetti2014-02-14T01:53:03Z2012http://hdl.handle.net/10183/87245000911208Serviços distribuídos exigem esforços cooperativos entre provedores de serviços distintos, com comunicação e troca de informações. Isto, entretanto, aumenta a complexidade associada aos processos de TI, e a entrega de serviços competitivos e com custos predizíveis depende do conhecimento e do controle desta complexidade. No presente trabalho, é proposta uma metodologia capaz de endereçar este cenário, no qual provedores de serviços distintos trabalham em conjunto, trocam informações, entretanto, por vezes omitem informações confidenciais entre si. Para isto, aplica um conjunto de métricas, quantifica a complexidade dos processos, define como os provedores trocarão entre si informações de seus procedimentos internos e como estas informações serão ajustadas para garantir a todos o mesmo resultado apesar de informações confidenciais serem, porventura, omitidas. A avaliação – cíclica – começa com o processo sendo projetado por todos os provedores, chamados de domínios de autoridade. Após finalizados os processos locais de cada um, estes são enviados a todos os domínios integrantes do processo, seguida da aplicação de ajustes de complexidade, o que garante que cada um terá uma visão completa e de complexidade coerente do processo. A aplicação das métricas é efetuada pela ferramenta complexity analyzer, que analisa gramaticalmente processos representados em XML até alcançar valores aceitáveis de complexidade. Um protótipo da ferramenta foi implementado e utilizado para avaliar um processo de TI mapeado de um caso real, validando a metodologia proposta.Distributed services requires cooperative efforts among partner service providers, like communication and information exchange. This, however, increases the complexity associated to IT processes, and the delivery of services with predictable and competitive costs also depends on the knowledge and control of process complexity along service provider federations. Our proposed methodology is capable to address this scenario, that different service providers work together, exchanging information, however, sometimes hidding confidential information from one another. To reach these goals its applied a set of complexity metrics that quantifies the process complexity. It is also defined how all service providers will exchange and adjust process informations aiming to give to each one the same results even when confidential informations are ommited. The cyclic evaluation starts with the process design by each autonomous provider, called authority domain. When all parts of the processes are done, they are sent to all domains, followed by complexity adjustments, what guarantees that each domain will have a complete and trustable version of the entire process. The complexity analyzer is the tool used to collect the metrics. This tool analyzes grammaticaly XML represented processes until reached an aceptable complexity value. To validate the proposed methodology, a prototype of the complexity analyzer was developed and applied against a real case IT process.application/pdfporComunicacao : DadosTecnologia : InformacaoConfiguration proceduresInter-domain IT processesProcess complexityIT processesQuantificação da complexidade de processos de TI interdomíniosQuantifying the completity of inter-domain IT processes info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911208.pdf000911208.pdfTexto completoapplication/pdf1076757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87245/1/000911208.pdf1cfbb726da38c0dc3945307104c98775MD51TEXT000911208.pdf.txt000911208.pdf.txtExtracted Texttext/plain180655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87245/2/000911208.pdf.txtc151a87f4f37b07bb96cd3106ebf9673MD52THUMBNAIL000911208.pdf.jpg000911208.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87245/3/000911208.pdf.jpgd7b70414f303e57e72c89c1b31b75630MD5310183/872452018-10-18 07:50:15.172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:50:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Serviços distribuídos exigem esforços cooperativos entre provedores de serviços distintos, com comunicação e troca de informações. Isto, entretanto, aumenta a complexidade associada aos processos de TI, e a entrega de serviços competitivos e com custos predizíveis depende do conhecimento e do controle desta complexidade. No presente trabalho, é proposta uma metodologia capaz de endereçar este cenário, no qual provedores de serviços distintos trabalham em conjunto, trocam informações, entretanto, por vezes omitem informações confidenciais entre si. Para isto, aplica um conjunto de métricas, quantifica a complexidade dos processos, define como os provedores trocarão entre si informações de seus procedimentos internos e como estas informações serão ajustadas para garantir a todos o mesmo resultado apesar de informações confidenciais serem, porventura, omitidas. A avaliação – cíclica – começa com o processo sendo projetado por todos os provedores, chamados de domínios de autoridade. Após finalizados os processos locais de cada um, estes são enviados a todos os domínios integrantes do processo, seguida da aplicação de ajustes de complexidade, o que garante que cada um terá uma visão completa e de complexidade coerente do processo. A aplicação das métricas é efetuada pela ferramenta complexity analyzer, que analisa gramaticalmente processos representados em XML até alcançar valores aceitáveis de complexidade. Um protótipo da ferramenta foi implementado e utilizado para avaliar um processo de TI mapeado de um caso real, validando a metodologia proposta. |
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